FÓRMULA 1

Max Verstappen sem oposição na China

Cinco anos depois, o circuito do Xangai voltou a receber uma corrida de Fórmula 1. Depois na vitória na sprint e da “pole position”, Max Verstappen venceu o Grande Prémio da China e fortalece assim a sua liderança no mundial de pilotos.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Max Verstappen

O neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) averbou a quarta vitória da temporada, em cinco corridas possíveis, depois de a dominar de fio a pavio, só perdendo o comando quando parou para trocar de pneus, para regressar “ao seu lugar”, quando os adversários fizeram idêntica operação.

A demonstração da sua superioridade foi de tal ordem que ao fim de 10 voltas já tinha 10 segundos de avanço sobre o seu mais direto perseguidor. Os seus momentos de maior atenção aconteceram, quando o “safety car” entrou em ação, por duas vezes.

Max Verstappen (Red Bull/Honda)

A primeira, quando o finlandês Valtteri Bottas (Kick Sauber/Ferrarii) ficou parado na escapatória e foi preciso tirar o carro daquela posição, o que levou mais tempo do que era esperado e implicou à entrada do “safety car”, depois de, durante algumas voltas, a corrida ter estado em situação de “safety car virtual”.

A segunda foi quando o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), no relançamento da corrida, bateu na traseira do carro do australiano Daniel Riccardo (VCARB01/Honda) e foi preciso limpar os detritos que ficaram na pista.

Contudo mal a corrida foi relançada o neerlandês “despediu-se” da concorrência e caminhou para mais uma vitória, a segunda do fim de semana, depois de ter ganho, ontem, a primeira corrida “Spint” da temporada.

Lando Norris (McLaren/Mercedes)

No momento do arranque, o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), que partiu atrás de Max Verstappen, aproveitou o facto de largar do lado limpo da pista para superar o mexicano Sergio Pérez (Red Bull/Honda), que partiu da primeira linha, e ascender ao segundo lugar.

Mas depressa o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) deixou o mexicano e o espanhol para trás e ascendeu ao segundo lugar, o que lhe permitiu chegar ao comando da corrida, quando Max Verstappen parou pela primeira vez, para trocar de pneus. A partir daí o inglês soube gerir a corrida e garantir o segundo lugar, que é o seu melhor resultado da época.

Batido desde o arranque, Sergio Perez garantiu o derradeiro lugar do pódio, à frente dos dois Ferrari, que registaram o pior resultado da temporada, com o monegasco Charles Leclerc a ficar à frente do espanhol Carlos Sainz, depois de um intenso duelo com o piloto da Red Bull pelo terceiro lugar.

Sergio Pérez (Red Bull/Honda)

O inglês George Russell (Mercedes) garantiu o sexto tempo, à frente de Fernando Alonso e do australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) prejudicado por um “toque” num adversário que lhe danificou asa e o fez perder andamento.

O inglês Lewis Hamilton (Mercedes), que largou da 17.ª posição da grelha, fez uma corrida de recuperação e conseguiu terminar em nono e somar dois, com o alemão Nico Hulkenberg (Haas/Ferrari) a arrecadar o último ponto, o que pode funcionar como fator de motivação para a presença dos espectadores em Miami.

FICHA DA PROVA

Prova – Lenovo Chinese Grand Prix

Circuito – Shanghai International Circuit

Extensão – 305,066 km = 56 x 5,451 km

“Pole position” – Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), 1 volta (5,451 km), em 1’33,660” (209,519 km/h)

Grelha de partida1.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), 1’33,660”; Sergio Perez (Red Bull RB20/Honda), 1’33,982”; 2.ª linha: Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’34,148”; Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes), 1’34,165”; 3.ª linha: Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes), 1’34,273”; Charles Leclerc (Ferrari SF24/Ferrari), 1’34,289”; 4.ª linha: Carlos Sainz (Ferrari SF-24/Ferrari), 1’34,297”; George Russell (Mercedes W15/Mercedes), 1’34,443”; 5.ª linha: Nico Hulkenberg (Haas VF-24/Ferrari), 1’34,604”; Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’34,665”; 6.ª linha: Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’34,838”; Daniel Riccardo (VCARB01/Honda), 1’34,934”; 7.ª linha: Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’35,223”; Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes), 1’35,241; 8.ª linha: Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’35,453”; Guanyu Zhou (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’35,505”; 9.ª linha: Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari), 1’35,516”; Lewis Hamilton (Mercedes W15/Mercedes), 1’35,573”; 10.ª linha: Yuki Tsunoda (VCARB01/Honda), 1’35,746”

Nota – Logan Sargeant (Williams (FW46/Mercedes) autorizado a partir da via das “boxes”

Comandantes sucessivos – Max Verstappen, da 1.ª à 14.ª volta; Lando Norris, da 14.ª à 18.ª volta; Max Verstappen, na 19.ª à 56.ª volta

Volta mais rápida – Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) 1 volta (5,451 km), em 1’37,810” (200629 km/h)

Vencedor – Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), 56 voltas (305,066 km), em 1.40’52,554” (181,450 km/h)

CLASSIFICAÇÃO

POS. PILOTO CARRO MOTOR TEMPO
1.º Max Verstappen Red Bull RB20 Honda 1.40’52,554″
2.º Lando Norris McLaren MCL38 Mercedes a 13,773″
3.º Sergio Perez Red Bull RB20 Honda a 19,160″
4.º Charles Leclerc Ferrari SF-24 Ferrari  a 23,623″
5.º Carlos Sainz Ferrari SF-24 Ferrari a 33,983″
6.º George Russell Mercedes W15 Mercedes a 38,724″
7.º Fernando Alonso Aston Martin AMR24 Mercedes a 43,414″
8.º Oscar Piastri McLaren MCL38 Mercedes a 56,198″
9.º Lewis Hamilton Mercedes W15 Mercedes a 57,986″
10.º Nico Hulkenberg Haas VF-24 Ferrari a 1’00,476″
11.º Esteban Ocon Alpine A524 Renault a 1’02,812″
12.º Alexander Albon Williams FW46 Mercedes a 1’05,506″
13.º Pierre Gasly Alpine A524 Renault a 1’09,223″
14.º Gaunyu Zhou Kick Sauber C44 Ferrari a 1’11,689″
15.º Lance Stroll Aston Martin AMR24 Mercedes a 1’22,786″
16.º Kevin Magnussen Haas VF-24 Ferrari a 1’27,533″
17.º Logan Sargeant Williams FW46 Mercedes a 1’35,110″

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 110 pontos; 2.º, Sergio Perez, 85; 3.º, Charles Leclerc, 76; 4.º, Carlos Sainz, 69; 5.º, Lando Norris, 58; 6.º, Oscar Piastri, 38; 7.º, George Russell, 33; 8.º, Fernando Alonso, 31; 9.º, Lewis Hamilton, 19; 10.º, Lance Stroll, 9; 11.º Yuki Tsunoda, 7; 12.º, Oliver Bearman, 6; 13.º, Nico Hulkekberg, 3; 14.º, Kevin Magnussen, 1

CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 195 pontos; 2.º, Scuderia Ferrari, 151; 3.º, McLaren F1 Team, 96; 4.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 52; 5.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 40; 6.º, Visa Cash App RB F1 Team, 7; 7.º, MoneyGram Haas F1 Team, 5

Próxima prova – Crypto.com Miami Grand Prix, dia 5 de Maio, no Miami International Autodrome.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *