Max Verstappen sem oposição na China
Cinco anos depois, o circuito do Xangai voltou a receber uma corrida de Fórmula 1. Depois na vitória na sprint e da “pole position”, Max Verstappen venceu o Grande Prémio da China e fortalece assim a sua liderança no mundial de pilotos.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
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O neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) averbou a quarta vitória da temporada, em cinco corridas possíveis, depois de a dominar de fio a pavio, só perdendo o comando quando parou para trocar de pneus, para regressar “ao seu lugar”, quando os adversários fizeram idêntica operação.
A demonstração da sua superioridade foi de tal ordem que ao fim de 10 voltas já tinha 10 segundos de avanço sobre o seu mais direto perseguidor. Os seus momentos de maior atenção aconteceram, quando o “safety car” entrou em ação, por duas vezes.
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A primeira, quando o finlandês Valtteri Bottas (Kick Sauber/Ferrarii) ficou parado na escapatória e foi preciso tirar o carro daquela posição, o que levou mais tempo do que era esperado e implicou à entrada do “safety car”, depois de, durante algumas voltas, a corrida ter estado em situação de “safety car virtual”.
A segunda foi quando o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), no relançamento da corrida, bateu na traseira do carro do australiano Daniel Riccardo (VCARB01/Honda) e foi preciso limpar os detritos que ficaram na pista.
Contudo mal a corrida foi relançada o neerlandês “despediu-se” da concorrência e caminhou para mais uma vitória, a segunda do fim de semana, depois de ter ganho, ontem, a primeira corrida “Spint” da temporada.
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No momento do arranque, o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), que partiu atrás de Max Verstappen, aproveitou o facto de largar do lado limpo da pista para superar o mexicano Sergio Pérez (Red Bull/Honda), que partiu da primeira linha, e ascender ao segundo lugar.
Mas depressa o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) deixou o mexicano e o espanhol para trás e ascendeu ao segundo lugar, o que lhe permitiu chegar ao comando da corrida, quando Max Verstappen parou pela primeira vez, para trocar de pneus. A partir daí o inglês soube gerir a corrida e garantir o segundo lugar, que é o seu melhor resultado da época.
Batido desde o arranque, Sergio Perez garantiu o derradeiro lugar do pódio, à frente dos dois Ferrari, que registaram o pior resultado da temporada, com o monegasco Charles Leclerc a ficar à frente do espanhol Carlos Sainz, depois de um intenso duelo com o piloto da Red Bull pelo terceiro lugar.
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O inglês George Russell (Mercedes) garantiu o sexto tempo, à frente de Fernando Alonso e do australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) prejudicado por um “toque” num adversário que lhe danificou asa e o fez perder andamento.
O inglês Lewis Hamilton (Mercedes), que largou da 17.ª posição da grelha, fez uma corrida de recuperação e conseguiu terminar em nono e somar dois, com o alemão Nico Hulkenberg (Haas/Ferrari) a arrecadar o último ponto, o que pode funcionar como fator de motivação para a presença dos espectadores em Miami.
FICHA DA PROVA
Prova – Lenovo Chinese Grand Prix
Circuito – Shanghai International Circuit
Extensão – 305,066 km = 56 x 5,451 km
“Pole position” – Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), 1 volta (5,451 km), em 1’33,660” (209,519 km/h)
Grelha de partida – 1.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), 1’33,660”; Sergio Perez (Red Bull RB20/Honda), 1’33,982”; 2.ª linha: Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’34,148”; Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes), 1’34,165”; 3.ª linha: Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes), 1’34,273”; Charles Leclerc (Ferrari SF24/Ferrari), 1’34,289”; 4.ª linha: Carlos Sainz (Ferrari SF-24/Ferrari), 1’34,297”; George Russell (Mercedes W15/Mercedes), 1’34,443”; 5.ª linha: Nico Hulkenberg (Haas VF-24/Ferrari), 1’34,604”; Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’34,665”; 6.ª linha: Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’34,838”; Daniel Riccardo (VCARB01/Honda), 1’34,934”; 7.ª linha: Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’35,223”; Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes), 1’35,241; 8.ª linha: Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’35,453”; Guanyu Zhou (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’35,505”; 9.ª linha: Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari), 1’35,516”; Lewis Hamilton (Mercedes W15/Mercedes), 1’35,573”; 10.ª linha: Yuki Tsunoda (VCARB01/Honda), 1’35,746”
Nota – Logan Sargeant (Williams (FW46/Mercedes) autorizado a partir da via das “boxes”
Comandantes sucessivos – Max Verstappen, da 1.ª à 14.ª volta; Lando Norris, da 14.ª à 18.ª volta; Max Verstappen, na 19.ª à 56.ª volta
Volta mais rápida – Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) 1 volta (5,451 km), em 1’37,810” (200629 km/h)
Vencedor – Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), 56 voltas (305,066 km), em 1.40’52,554” (181,450 km/h)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | PILOTO | CARRO | MOTOR | TEMPO |
1.º | Max Verstappen | Red Bull RB20 | Honda | 1.40’52,554″ |
2.º | Lando Norris | McLaren MCL38 | Mercedes | a 13,773″ |
3.º | Sergio Perez | Red Bull RB20 | Honda | a 19,160″ |
4.º | Charles Leclerc | Ferrari SF-24 | Ferrari | a 23,623″ |
5.º | Carlos Sainz | Ferrari SF-24 | Ferrari | a 33,983″ |
6.º | George Russell | Mercedes W15 | Mercedes | a 38,724″ |
7.º | Fernando Alonso | Aston Martin AMR24 | Mercedes | a 43,414″ |
8.º | Oscar Piastri | McLaren MCL38 | Mercedes | a 56,198″ |
9.º | Lewis Hamilton | Mercedes W15 | Mercedes | a 57,986″ |
10.º | Nico Hulkenberg | Haas VF-24 | Ferrari | a 1’00,476″ |
11.º | Esteban Ocon | Alpine A524 | Renault | a 1’02,812″ |
12.º | Alexander Albon | Williams FW46 | Mercedes | a 1’05,506″ |
13.º | Pierre Gasly | Alpine A524 | Renault | a 1’09,223″ |
14.º | Gaunyu Zhou | Kick Sauber C44 | Ferrari | a 1’11,689″ |
15.º | Lance Stroll | Aston Martin AMR24 | Mercedes | a 1’22,786″ |
16.º | Kevin Magnussen | Haas VF-24 | Ferrari | a 1’27,533″ |
17.º | Logan Sargeant | Williams FW46 | Mercedes | a 1’35,110″ |
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”
PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 110 pontos; 2.º, Sergio Perez, 85; 3.º, Charles Leclerc, 76; 4.º, Carlos Sainz, 69; 5.º, Lando Norris, 58; 6.º, Oscar Piastri, 38; 7.º, George Russell, 33; 8.º, Fernando Alonso, 31; 9.º, Lewis Hamilton, 19; 10.º, Lance Stroll, 9; 11.º Yuki Tsunoda, 7; 12.º, Oliver Bearman, 6; 13.º, Nico Hulkekberg, 3; 14.º, Kevin Magnussen, 1
CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 195 pontos; 2.º, Scuderia Ferrari, 151; 3.º, McLaren F1 Team, 96; 4.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 52; 5.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 40; 6.º, Visa Cash App RB F1 Team, 7; 7.º, MoneyGram Haas F1 Team, 5
Próxima prova – Crypto.com Miami Grand Prix, dia 5 de Maio, no Miami International Autodrome.