WRC

Elfyn Evans está mais perto da vitória no Japão

O inglês do Toyota GR Yaris Rally1 segurou a liderança do Rali do Japão, 13.ª e última prova do Campeonato do Mundo, a um dia do final da prova em território nipónico. Na segunda e terceira posição estão Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä, respetivamente.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Com mais de um minuto de vantagem (1m15,0s”) sobre o seu mais directo perseguidor, o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), a seis especiais do fim, tem nas mãos a vitória na derradeira prova do campeonato do Mundo de Ralis.

Além disso, o piloto inglês prepara-se para festejar o segundo lugar final do campeonato, depois do belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) ter desistido no segundo do dia de competição, em consequência de uma saída de estrada, o que o relegou para o 17.º lugar antes do último dia da competição.

Contudo, o francês podia estar a escassos 15 segundos do inglês, não fosse os seis minutos de penalização (um minuto em termos de classificação) sofrido antes da derradeira classificativa do segundo dia da prova.

E o domínio da marca local é de tal ordem que, para já, monopoliza o pódio, com o campeão do mundo, o finlandês Kalle Rovampera (Toyota GR Yaris Rally1), a ocupar o degrau mais baixo lugar do pódio.

E, se em relação ao pódio, tudo parece decidido, já a luta pelo triunfo entre os RC2 promete ser emotiva, com o norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia RS Rally2) a partir para os derradeiros 84,08 km competitivos com 8,3” de vantagem sobre o luxemburguês Grégoire Munster (Ford Fiesta Rally2), pelo que a vitória na categoria não está definida.

Classificação, após 16 PC – 1.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), 2.28’20,2”; 2.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’15,0”; 3.º, Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’40,6”; 4.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1), a 3’09,3”; 5.º, Ott Tanak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1), a 3’35,3”; 6.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 3’50,2”; 7.º, Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Skoda Fabia RS Rally1), a 5’11,3” (1.º RC2); 8.º, Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Fiesta Rally1), a 5’19,6”; 9.º, Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Skoda Fabia RS Rally2), a 5’54,6”; 10.º, Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Skoda Fabia RS Rally2), a 12’51,6”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *