Thierry Neuville com jackpot no “Monte Carlo”
Aos comandos de um Hyundai I20 N Rally1 Hybrid, o belga triunfou o Rali de Monte Carlo, prova de abertura do WRC 2024, depois de uma luta titânica com Sébastien Ogier, em Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid.
Texto: PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSa – Fotos: JOÃO RICARDO BRANCO (enviado especial)
Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) venceu o Rali de Monte Carlo e arrecadou o máximo de pontos em jogo, depois de terminar o dia de sábado no comando da prova (18 pontos). Para que não houvesse dúvidas quanto à justiça da sua vitória, o belga garantiu o triunfo no derradeiro dia da competição (7 pontos), e a consequente vitória na “Power Stage” (5 pontos).
Foi a segunda vitória do belga na prova monegasca, repetindo o que havia feito em 2020, com a particularidade deste triunfo o colocar no topo da classificação do “Mundial” de Pilotos, posição que não ocupava desde a vitória no Principado há quatro anos.
Esperava-se que o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), que procurava a 10.ª vitória na prova de abertura da temporada, partindo para o derradeiro dia da competição a escassos 3,3 segundos de Thierry Neuville,
No entanto, o belga, ao contrário do que tantas vezes tem sucedido, soube resistir à pressão e garantir a vitória, com a particularidade de ter afirmado que o carro tinha estado impecável, algo que há muito tempo não sucedia e que lhe pode ter dado moral para discutir o título até a final da temporada.
Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) teve uma entrada de leão, ao dominar a noite de quinta-feira, manteve-se no comando até ao início do dia de sábado, mas, depois, sentiu que não conseguia acompanhar o ritmo dos seus adversários.
Perante este cenário, o piloto inglês limitou-se arrecadar os pontos do terceiro lugar, importantes para quem é a aposta da marca japonesa para a conquista do título individual.
Apontado como candidato à vitória, o estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally1) cedo ficou afastado da discussão, em consequência de uma saída de estrada, na fase inicial, limitando-se a assegurar o quarto lugar, à frente do francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1), que cumpriu a preceito o que lhe foi pedido ao levar o carro até ao final do rali.
O finlandês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 N Rally1), campeão dos RC2, estranhou o regresso aos RC1 e limitou-se a superar o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1), que teve o mesmo problema que o estónio, mas que perdeu mais tempo para regressar à estrada.
Mais rápido nas três especiais do derradeiro dia, o francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2) transformou os 6,9 segundos de atraso com que começou o dia em 4,0 segundos de avanço sobre o espanhol “Pepe” Lopez (Skoda Fabia RS Rally2).
Na primeira classificativa do dia, Yohan Rossel tinha ascendido ao comando, perdido no derradeiro confronto com o relógio, com o francês a averbar a segunda vitória consecutiva na prova de abertura do Campeonato do Mundo de Ralis.
O russo Nikolay Grayzin (Citroën C3 Rally2) completou o pódio da categoria, depois de ter estado toda a prova na discussão da vitória e começado o último dia no comando, com 0,2” de vantagem sobre o espanhol, mas foi batido pelos seus opositores, que estiveram imparáveis nas últimas provas de classificação.
As diferenças de tempo, ao longo da toda a prova, foram escassas entre os três, como o demonstra o facto de ter havido nove mudanças de comando ao longo das 17 provas de classificação que integraram o percurso monegasco.
FICHA DA PROVA
Prova – Rallye de Monte Carlo
Data – 25/28 de Janeiro
Organizador – Automobile Club de Monaco
Estrutura – 1 649,89 km divididos por quatro etapas: Monte Carlo – Gap (314,29 km); Gap – Gap (510,65 km); Gap – Gap (504,09 km); Gap – Monte Carlo (320,86 km)
PC – 17 (2 + 6 + 6 + 3)
Extensão das PC – 324,44 km (46,20 km + 105,72 km + 120,40 km + 52,12 km)
Percentagem das PC – 19,66 %
Inscritos – 70 (8 RC1, 29 RC2, 7 RC3, 12 RC4, 9 RC5, 5 RGT)
Participantes – 69 (8 RC1, 28 RC2, 7 RC3, 12 RC4, 9 RC5, 5 RGT)
Classificados – 64 (8 RC1, 26 RC2, 5 RC3, 12 RC4, 9 RC5, 4 RGT)
Comandantes sucessivos
Absoluto – Elfyn Evans, da 1.ª à 9.ª; Thierry Neuville, da 10.ª à 12.ª PC; Sébastien Ogier, na 13.ª PC; Thierry Neuville, da 14.ª à 17.ª PC
RC1 – Elfyn Evans, da 1.ª à 9.ª; Thierry Neuville, da 10.ª à 12.ª PC; Sébastien Ogier, na 13.ª PC; Thierry Neuville, da 14.ª à 17.ª PC
RC2 – “Pepe” Lopez, na 1.ª e 2.ª PC; Nikolay Gryazin, na 3.ª e 4.ª PC; “Pepe” Lopez, na 5.ª PC; Nikolay Gryazin, na 6.ª PC; “Pepe” Lopez, na 7.ª PC; Nikolay Gryazin, da 8.ª à 11.ª PC; “Pepe” Lopez, na 12.ª e 13.ª PC; Nikolay Gryazin, na 14.ª PC; “Pepe” Lopez, na 15.ª e 16.ª PC; Yohan Rossel, na 17.ª PC
RC3 – Mattéo Chatillon, da 1.ª à 14.ª PC; Jan Cerny, na 15.ª PC; Mattéo Chatillon, na 16.ª PC; Jan Cerny, na 17.ª PC
RC4 – Matteo Fontana, na 1.ª à 17.ª PC
RC5 – Jérémy Jamet, na 1.ª PC; Julien Charnay, na 2.ª PC; Jérémy Jamet, na 3.ª PC; Julien Charnay, na 4.ª e 5.ª PC; Jérémy Jamet, da 6.ª à 17.ª PC
RGT – Philippe Baffoun, da 1.ª à 17.ª PC
VENCEDORES
Absoluto – Thierry Neuville/Martijn Windaeghe (Hyundai i20 N Rally1)
RC1 – Thierry Neuville/Martijn Windaeghe (Hyundai i20 N Rally1)
RC2 – Yohan Rossel/Armand Dunand (Citroen C3 Rally2)
RC3 – Jan Cerny/Ondrej Krajca (Ford Fiesta Rally3)
RC4 – Matteo Fontana/Alessandro Arnaboldi (Peugeot 208 Rally4)
RC5 – Jérémy Jamet/Marine Journet (Renault Clio Rally5)
RGT – Philippe Baffoun/Margot Dupuy (Alpine A110 Rally)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | EQUIPA | CARRO | TEMPO |
1.º | Thierry Neuville/Martijn Windaeghe | Hyundai i20 N Rally1 | 3.09’30,09″ |
2.º | Sébastien Ogier/Vincent Landais | Toyota GR Yaris Rally1 | a 16,1″ |
3.º | Elfyn Evans/Scott Martin | Toyota GR Yaris Rally1 | a 45,2″ |
4.º | Ott Tanak/Martin Jarveoja | Hyundai i20 N Rally1 | a 1’59,8″ |
5.º | Adrien Fourmaux/Alexandre Coria | Ford Puma Rally1 | a 3’36,9″ |
6.º | Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen | Hyundai i20 N Rally1 | a 5’34,6″ |
7.º | Katamoto Katsuta/Aaron Johnston | Toyota GR Yaris Rally1 | a 8’28,5″ |
8.º | Yohan Rossel/Arnaud Dunand | Citroën C3 Rally2 | a 10’29,8″ |
9.º | “Pepe” Lopez/David Vázquez | Skoda Fabia RS Rally2 | a 10’33,8″ |
10.º | Nikolay Gryazin/Kontantin Aleksandrov | Citroën C3 Rally2 | a 10’45,2″ |
OS MAIS RÁPIDOS
1.º | 2.º | 3.º | 4.º | 5.º | 6.º | |
Thierry Neuville | 9 | 5 | 1 | 0 | 2 | 0 |
Sébastien Ogier | 6 | 5 | 2 | 3 | 1 | 0 |
Elfyn Evans | 2 | 5 | 4 | 2 | 1 | 2 |
Ott Tanak | 1 | 1 | 5 | 7 | 1 | 1 |
Takamoto Katsuta | 0 | 0 | 4 | 2 | 5 | 4 |
Adrien Fourmaux | 0 | 0 | 1 | 2 | 3 | 3 |
Grégoire Munster | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 | 2 |
Andreas Mikkelsen | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 | 4 |
Oliver Solberg | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
CLASSIFICAÇÕES DOS CAMPEONATOS
PILOTOS – 1.º, Thierry Neuville, 30 pontos; 2.º, Sébastien Ogier, 24; 3.º, Elfyn Evans, 21; 4.º, Ott Tanak, 15; 5.º, Adrien Fourmaux, 11; 6.º, Takamoto Katsuta, 9; 7.º, Andreas Mikkelsen, 6; 8.º, Nikolay Gryazin, 3; 9.º, “Pepe” Lopez, 2; 10.º, Yohan Rossel, 1; 11.º, Grégoire Munster, 1
NAVEGADORES – 1.º, Martijn Windaeghe, 30 pontos; 2.º, Vincent Landais 24; 3.º, Scott Martin, 21; 4.º, Martin Jarveoja, 15; 5.º, Alexandre Coria, 11; 6.º, Aaron Johnston, 9; 7.º, Torstein Eriksen, 6; 8.º, Konstantin Aleksandrov, 3; 9.º, David Vazquez, 2; 10.º, Arnaud Dunand 1; 11.º, Louis Louka, 1
Próxima prova – Rally Sweden, de 15 a 18 de Fevereiro.