WRC

Campeão finlandês impôs a sua lei na Suécia

Bicampeão em título, que este ano só irá disputar parte do Mundial, foi o mais rápido nos 5,16 quilómetros cronometrados, deixando o japonês Takamoto Katsuta, segundo, a 1,4 segundos e o britânico Elfyn Evans, terceiro, a dois.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Ausente no Rali de Monte Carlo, o finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1), campeão nos últimos dois anos, fez a estreia no “Mundial” deste ano e, na super-especial” de abertura, instalou-se no comando do Rali da Suécia.

Com mais de um segundo de avanço sobre o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1), o bicampeão em título tirou partido do facto de ser sétimo na estrada, o que pode, amanhã, permitir-lhe “fugir” aos adversários e repetir o triunfo de 2022.

«É sempre bom quando somos os mais rápidos. Foi um bom começo. Esta [especial] é sempre complicada por causa do gelo, que a torna escorregadia”, explicou o campeão mundial de 2022 e 2023», referiu Kalle Rovanpera.

O inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), que é a aposta da marca nipónica para a conquista do título, registou o terceiro tempo, a dois segundos, do finlandês, à frente do estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally2) e do francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1), que fizeram o mesmo tempo e ficaram a um décimo do piloto da Hyundai.

Por seu turno, o líder do campeonato, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally2), terminou o primeiro dia de prova no sexto posto da classificação geral.

Em termos de RC2, o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) foi o mais rápido, ao bater o finlandês Roope Korhonen (Toyota GR Yaris Rally2), por três segundos, com os dois a fecharem o lote dos 10 primeiros e com o russo, com licença búlgara, Nikolay Gryazin (Citroën C3 Rally2) a completar o pódio provisório da categoria.

O português Hugo Magalhães, que navega Rakan Al-Rashed (Skoda Fabia RS Rally2) levou o saudita ao 27.º lugar da geral, 17.º entre os RC2), no arranque da prova sueca.

Amanhã, as equipas irão percorrer uma dupla passagem por três provas de classificação, uma delas com 28,25 km, que é a mais extensa da prova, com o dia a fechar com a segunda passagem pelo traçado que abriu a prova.

CLASSIFICAÇÃO APÓS A 1.ª PC (5,16 KM) – 1.º, Kalle Rovamperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), 3’18,3”; 2.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 1,4”; 3.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Tally1), a 2,0”; 4.º, Ott Tanak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 2,1”; 5.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), a 2,1”; 6.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 2,7”; 7.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm(Hyundai i20 N Rally1), a 4,6”; 8.º, Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), a 8,4”; 9.º, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2), a 8,8” (1.º RC2); 10.º, Roope Korhonen/Anssi Viinikka (Toyota GR Yaris Rally2), a 11,8”; …; 27.º, Rakan Al-Rashed/Hugo Magalhães (Skoda Fabia RS Rally2), a 24,3” (17.º RC2).

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