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Filipe Albuquerque sem sorte em Daytona

Piloto de Coimbra e os seus companheiros de equipa não evitaram um problema na cablagem do carro quando seguiam na terceira posição das 24 Horas de Daytona e a dar luta por um lugar no pódio. Contra todos os prognósticos, conseguiram levar o carro até ao fim.

carlos.sousa@autolook.pt

Filipe Albuquerque deu início à época desportiva de 2024 este fim-de-semana com a realização das 24 Horas de Daytona. O piloto português antevia uma corrida complicada, mas não tão complicada como viria revelar-se.

A sair da sexta posição da grelha, Filipe Albuquerque e os seus companheiros de equipa na Wayne Taylor Racing chegaram a liderar a corrida após a primeira hora de competição. Oito horas volvidas, ocupavam o terceiro posto da classificação geral quando um mal maior surgiu.

Um problema elétrico na cablagem fez o Acura #10 simplesmente parar em pista. Filipe Albuquerque estarreceu e as esperanças de subir aos lugares do pódio caíram por terra.

O Acura regressou às boxes, após a equipa resolver o problema, mas 40 voltas de prova foram desperdiçadas. Mesmo sabendo que nada do que pudessem fazer mudaria o resultado, os quatro pilotos, designadamente Filipe Albuquerque, Ricky Taylor, Brendon Hartley e Marcus Ericksson levaram o Acura #10 até ao final da prova.

«Estava destinado que não seria para nós, infelizmente. Mas nas primeiras horas de corrida ficámos verdadeiramente surpreendidos com o nosso andamento. Não esperávamos estar tão competitivos tendo em conta “bop” do nosso carro. Mas quanto mais nos aproximávamos dos pilotos à nossa frente mais otimistas ficávamos e começámos a acreditar que um lugar no pódio seria possível», afirmou Filipe Albuquerque, citado numa nota divulgada hoje à noite pela sua assessoria de imprensa.

«Começámos a ver a luz ao fundo do túnel. Mas durou pouco. Do nada fiquei parado na pista com o carro sem qualquer reação. Percebemos que foi um cabo que partiu e que deixou de enviar corrente para o carro. A equipa conseguiu resolver o problema, mas já era tarde de mais. Depois voltámos a ter mais um problema. Enfim… não tinha de acontecer», acrescentou o piloto de Coimbra.

«Fica a sensação de que poderíamos estar nos lugares do pódio, como aliás ficaram os nossos companheiros de equipa. Mas não vale a pena chorar no leite derramando, agora é levantar a cabeça e pensar já na próxima corrida do campeonato que será e Sebring. Nunca venci neste circuito por isso está na altura de meter para trás das costas vários males», sublinhou Filipe Albuquerque. As 12h de Sebring acontecem a 16 de março.

PORSCHE VENCE AS 24 HORAS DE DAYTONA

No final de uma batalha final cheia de suspense entre Felipe Nasr e Tom Blomqvist, é a Porsche quem vence as 24 Horas de Daytona de 2024. Tratou-se de um regresso da Porsche aos trilhos do sucesso em Daytona, uma vez que a construtora alemã já não conquistava a classificação geral desde 2003 e conquistou. Este domingo registou a 19.ª vitória, melhorando o seu próprio recorde. É também a primeira vitória de uma equipa Roger Penske desde 1969 e de Mark Donohue e Chuck Parsons em um Roger Penske Sunuco Racing Lola T70-Chevrolet.

Dane Cameron, Matt Campbell, Josef Newgarden e Felipe Nasr triunfaram ao volante do Porsche Penske Motorsport 963 n.º 7. O brasileiro Felipe Nasr teve que resistir à pressão de Tom Blomqvist no final da prova, com o britânico, titular duplo da Acura, a assumir a liderança a 1h20 do fim e parecia seguir em frente com a terceira vitória consecutiva na Flórida. Contudo, um incêndio eclodiu no Lexus RC F GT3 n.º 12, dirigido por Parker Thompson, e tudo ficou alterado.

Felipe Nasr cruzou a linha de chegada como vencedor, pouco mais de dois segundos à frente de Blomqvist. O Acura n.º 40 da Wayne Taylor Racing completou o pódio desta 62.ª edição das 24 Horas de Daytona com Louis Delétraz, Jordan Taylor, Colton Herta e Jenson Button.

FERRARI VENCE NO GTD PRO

O lendário construtor venceu a classe GTD Pro com a Ferrari no GT3. O n.º 62 da Risi Competizione cruzou vitorioso a linha de chegada com Daniel Serra, Davide Rigon, Alessandro Pier Guidi e James Calado.

O quarteto venceu o AO Racing Porsche “Rexy”, que largou da “pole position”, à frente do trio Seb Priaulx, Laurin Heinrich e Michael Christensen. O terceiro lugar ficou na posso do BMW n.º 1 da Paul Miller Racing, co-dirigido por Bryan Sellers, Madison Snow, Neil Verhagen e Sheldon van der Linde.

Na LMP2, a vitória foi para o n.º 18 da Era Motorsport Oreca 07 do quarteto Ryan Dalziel, Dwight Merriman, Connor Zilisch e Christian Rasmussen. Crowdstrike Racing by APR fica em segundo lugar com George Kurtz, Colin Braun, Toby Sowery e Malthe Jakobsen. Felipe Massa terminou no pódio na 3ª posição com o Team Riley, acompanhado por Gar Robinson, Felipe Fraga e Josh Burdon.

Finalmente, no GTD, o Mercedes AMG GT3 #57 da Winward Racing venceu com Russell Ward, Daniel Morad, Phillip Elis e Indy Dontje. As Iron Dames com Doriane Pin , Sarah Bovy, Michelle Gatting e Rahel Frey terminaram em sexto lugar.

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