MotoGP

Francesco Bagnaia: o homem a bater

Mal acabou o Grande Prémio Tissot de Portugal, que abriu o Campeonato do Mundo de Motociclismo pela primeira vez, as equipas apressaram-se a arrumar o material para atravessar o Atlântico e desembarcar na Argentina, no Circuito Termas de Rio Hondo, palco da segunda prova da temporada.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Entretanto, e em consequência do acidente que envolveu o português Miguel Oliveira e o espanhol Marc Marquez, foi revelado que os dois não estarão no traçado argentino. Miguel Oliveira deve ser aquele que mais depressa deverá voltar às pistas, tudo apontando para que o mesmo suceda dentro de 15 dias no traçado americano de Austin.

Marc Marquez estará ausente por ter sido operado ao primeiro metacarpo da mão direita, enquanto Miguel Oliveira, apesar de não ter sofrido qualquer fractura no violento impacto que sofreu, tem dores na anca direita e lesões tendinosas dos rotadores externos. Situações que não são operáveis e que exigem repouso para a recuperação, havendo a esperança que as três semanas que medeiam entre as corridas portuguesa e americana possam permitir a sua total recuperação.

Entretanto e como consequência do acidente que provocou, em Portimão, Marc Marquez foi penalizado com duas voltas longas no próximo Grande Prémio, algo que irá cumprir no próximo Grande Prémio em que alinhar, depois dos comissários desportivos terem reconsiderado da sua decisão de o fazerem cumprir a pena em Termas de Rio Hondo, onde foi confirmada a sua ausência.

De fora ficará igualmente o espanhol Pol Espargaro, vítima de uma queda na segunda sessão de treinos livres, que lhe causou um politraumatismo na coluna, uma contusão pulmonar e a fractura do maxilar, com o piloto, que permanece hospitalizado apostado em regressar o mais depressa possível à competição.

Campeão em título e dominador em Portimão, onde venceu a Corrida Sprint, uma novidade este ano, e o Grande Prémio, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) chega a Termas de Rio Hondo com a moral em alta e com vontade de continuar a somar triunfos, rumo à revalidação do título, o que não deverá ser difícil face à superioridade que as Ducati têm sobre a concorrência.

Mas essa superioridade estende-se às marcas europeias que, depois de durante anos terem sido dominadas pelos construtores nipónicos, inverteram a situação com o melhor resultado das marcas japonesas em Portugal a ser o oitavo lugar do francês Fabio Quartararo (Yamaha), com o espanhol Alex Rins (10.º) a ser o primeiro dos pilotos da Honda.

Sem tempo para grandes alterações, tudo indica que no traçado argentino a Ducati volte a dominar a concorrência.

Ao dominarem, de forma clara, em Portimão, a corrida de Moto2, os espanhóis Pedro Acosta (Kalex) e Aron Canet (Kalex) mostraram que podem ser os protagonistas do campeonato deste ano, com o primeiro a querer juntar o título de Moto2 ao de Moto3, conquistado em 2021, no ano da sua estreia no “Mundial”, depois de ter vencido seis corridas e de um começo de campeonato imparável, que lhe permitiu ganhar uma confortável vantagem pontual, que geriu até ao final do ano.

Por aquilo que se viu em Portimão, o italiano Toni Arbolino (Kalex) e o checo Filip Salac (Kalex), que garantiu a “pole” na corrida de abertura, parecem poder ser os mais sérios opositores do duo espanhol.

Se Portimão pode ter dado indicações quanto ao que vai acontecer em Moto2, já o mesmo não aconteceu em Moto3, onde o equilíbrio de andamento dos jovens pilotos proporcionou, por sistema, corridas emotivas e de vencedor imprevisível, decidido na maior parte das vezes em cima da linha da meta, pelo que não favoritos, tudo dependendo da maneira como a corrida decorrer, muito em especial se a chuva aparecer.

CLASSIFICAÇÕES DOS CAMPEONATOS

MOTOGP

Pilotos – 1.º, Francesco Bagnaia, 37 pontos; 2.º, Maverick Viñales, 25; 3.º, Marco Bezzecchi, 16; 4.º, Johann Zarco, 15; 5.º, Jack Miller, 15; 6.º, Alex Marquez, 12; 7.º, Aleix Espargaro, 11; 8.º, Brad Binder, 10; 9.º, Jorge Martin, 9; 10.º, Fabio Quartararo, 8; …; 16.º, Miguel Oliveira, 3. Está classificado mais um piloto

Construtores – 1.º, Ducati, 37 pontos; 2.º, Aprilia, 25; 3.º, KTM, 16; 4.º, Honda, 13; 5.º, Yamaha, 8

Equipas – 1.º, Ducati Lenovo Team, 37 pontos; 2.º, Aprilia Racing, 36; 3.º, Red Bull KTM Factory Racing, 25; 4.º Prima Pramac Racing, 24; 5.º, Mooney VR46 Racing Team, 16; 6.º, Gresini Racing MotoGP, 12; 7.º, Repsol Honda Team, 12; 8.º, Monster Energy Yamaha MotoGP, 10; 9.º, LCR Honda, 10; 10.º, GasGas Factory Racing Tech3, 3; 11.º, Cryptodata RNF MotoGP Team, 3;

Moto2

Pilotos – 1.º, Pedro Acosta, 25 pontos; 2.º, Aron Canet, 20; 3.º, Tony Arbolino, 16; 4.º, Filip Salac, 13; 5.º, Manuel Gonzalez, 11; 6.º, Jake Dixon, 10”; 7.º, Sam Lowes, 9; 8.º, Albert Arenas, 8; 9.º, Somkiat Chantra, 7; 10.º, Jeremy Alcoba, 6. Estão classificados mais cinco pilotos

Construtor – 1.º, Kalex, 25 pontos; 2.º, Boscoscuro, 3

Equipas – 1.º, Red Bull KTM Ajo, 33 pontos; 2.º, ELF Marc VDS Racing Team, 25; 3.º, Pons Wegow Los40, 21; 4.º, Gresini Racing Moto2, 19; 5.º, Correos Prepago Yamaha VR46 M, 11; 6.º, Inde GasGas Aspar M2, 10; 7.º, Idemitsu Honda Team Asia 7; 8.º, Fantic Racing, 5; 8.º, Fieten Olie Racing GP; 4; 9.º, Speedup Racing, 3; 11.º, Italtrans  Racing Team, 2

Moto3

Pilotos – 1.º, Daniel Holgado, 25 pontos; 2.º, David Muñoz, 20; 3.º, Diogo Moreira, 16; 4.º, Jose Antonio Rueda, 13; 5.º, Jaume Masia, 11;  6.º, Ayumu Sasaki, 10; 7.º, Stefano Nepa, 9; 8.º, Xavier Artigas, 8; 9.º, Joel Kelso, 7; 10.º, Deniz Oncu, 6. Estão classificados mais cinco pilotos.

Construtor – 1.º, KTM, 25 pontos; 2.º, Honda, 11; 3.º, Husqvarna, 10; 4.º, CFMoto, 8

Equipas – 1.º, Red Bull KTM Tech3, 25 pontos; 2.º, Boe Motorsports, 20; 3.º, Red Bull KTM Ajo, 19; 4.º, MT Helmets – MSI, 16; 5.º, CFMoto Racing Pruestel GP, 15; 6.º, Liqui Molly Husqvarna Intact GP, 14; 7.º, Leopard Racing, 13; 8.º, Angeluss MTA Team, 9; 9.º, SIC58 Squadra Corse, 6; 10.º, CIP Green Power, 3.

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