MotoGP

Novos Dunlop para a época de Moto2 e Moto3

A marca de pneus está a preparar-se para mais uma emocionante temporada de ação nas classes Moto2 e Moto3 da FIM, quando o campeonato de 2023 tiver o seu início domingo, em Portimão, para o Grande Prémio de Portugal.

carlos.sousa@autolook.pt

A Dunlop entra em 2023 pronta para iniciar os seus 14.º e 12.º anos enquanto fornecedor exclusivo de pneus de Moto2 e Moto3, respetivamente, fazendo evoluir o desenvolvimento com novas tecnologias em toda a gama de pneus.

A gama de pneus de Moto2 para 2023 compreende três pneus dianteiros e cinco traseiros, dando à Dunlop a flexibilidade para moldar a seleção dependendo das caraterísticas do circuito. As opções traseiras incluem quatro diferentes compostos, bem como uma opção assimétrica, que apresenta compostos diferentes nos lados esquerdo e direito.

Os pilotos beneficiam de um pneu assimétrico em circuitos nos quais um dos lados do pneu trabalha de forma significativamente mais exigente do que o outro, como Sachsenring e Barcelona.

O desenvolvimento de novos pneus é um tema que se mantém em 2023, uma vez que, esta época, a Dunlop irá introduzir, de forma gradual, várias das suas especificações de desenvolvimento na gama.

Os melhoramentos registados ao nível da performance das motos exigem evoluções constantes: nas duas últimas temporadas, foram batidos 14 recordes absolutos em Moto2, em grande medida devido aos avanços tecnológicos, e a pneus que podem extrair o máximo das motos.

«Todos os anos, as motos exigem mais dos pneus, com velocidades de passagem em curva mais elevadas. Esta temporada, a Triumph, fornecedor de motores, irá incrementar a potência das motos, o que deverá resultar numa competição mais renhida. Desenvolvemos novos pneus macios, com uma abordagem centrada na performance, para proporcionar mais opções de estratégia às equipas», referiu Stephen Bickley, da Dunlop, sobre a próxima geração de pneus de Moto2.

Este ano, a Dunlop irá completar, igualmente, o lançamento da sua nova geração de pneus para Moto3, com o novo macio dianteiro a fazer em Portimão a sua estreia em corrida, substituindo o macio utilizado em 2022.

Depois disso, a Dunlop está no bom caminho para introduzir um novo composto duro traseiro sensivelmente a meio da temporada. Estes novos pneus irão impulsionar a performance numa classe marcada por corridas das mais renhidas dos desportos motorizados. A Dunlop irá, também, introduzir novos pneus para piso molhado com uma performance melhorada, para dar maior confiança aos pilotos no limiar do pneu.

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