WRC

Prémio Junior WRC homenageia Craig Breen

 

Prémio Craig Breen Spirit of Rallying” é concedido ao piloto do JWRC que, ao longo da temporada, melhor personifique as características de Breen: uma vontade de superar as adversidades, uma determinação inabalável para enfrentar todos os obstáculos para completar cada rali.

carlos.sousa@autolook.pt

O ex-campeão FIA Junior WRC e forte defensor dos ralis, Craig Breen, vai ser açlvo de uma homenagem pelo campeonato Junior WRC esta temporada, com o anúncio do Prémio Craig Breen Spirit of Rallying. Anunciado esta terça-feira, dia 13 de fevereiro, antes da prova de abertura da época  2024 FIA Junior WRC, que acontece este fim de semana nas estradas cobertas de neve da Suécia, o vencedor do Prémio Craig Breen Spirit of Rallying será selecionado entre o plantel júnior de 2024, que tem um recorde de 19 participantes na Suécia.

Segundo a organização, «será concedido ao piloto que, ao longo da temporada, melhor personifique as melhores características de Breen: disposição para superar as adversidades, determinação inabalável para enfrentar todos os obstáculos para completar cada rali e um comportamento extrovertido e positivo em suas interações com colegas competidores, fiscais e voluntários, média e seus engenheiros e mecânicos».

O prémio é uma homenagem apropriada ao irlandês Craig Breen, que era universalmente amado pela sua atitude de nunca desistir. Foi esta abordagem que o levou a conquistar o título de 2011, lutando até à fase final na Grã-Bretanha para conquistar a vitória no desempate sobre Egon Kaur, da Estónia.

Após sua carreira júnior, Craig Breen passou a competir ao nível da elite dos ralis para construtores, como a Citroën, Hyundai e M-Sport Ford, conquistando um total de nove pódios no topo da categoria. O piloto irlandês também representou, em 2013, o Team Hyundai Portugal no Campeonato de Portugal de Ralis

Craig Breen perdeu tragicamente a vida em 13 de abril de 2023, aos 33 anos, deixando um vazio no desporto em que a sua vida gravitou desde a infância. Após a sua morte, a Hyundai Portugal decidiu convidar Kris Meeke, um amigo de longa data de Craig Craig, a tomar o seu lugar.

Kris Meeke, histórico piloto no WRC e mundialmente reconhecido, ingressou no Team Hyundai Portugal para dar continuidade ao legado do Craig, mantendo-se na equipa lusitana em 2024, procurando fazer mais e melhor que no ano passado com o carro da marca coreana no Campeonato de Portugal de Ralis, viatura idêntica de Ricardo Teodósio, campeão nacional em título.

O diretor-geral da M-Sport Poland e responsável do Junior WRC, Maciej Woda, disse que «Craig deixou uma marca incrível no Junior WRC, primeiro como piloto e, depois, como mentor». «Ele sempre encontrava tempo para dar conselhos e apoio à nossa próxima geração de estrelas. Ele também ocupa um lugar incrivelmente especial na minha memória, como o primeiro campeão depois que a série passou a ser dirigida pela M-Sport Poland. É importante reconhecermos o seu incrível impacto no campeonato e acreditamos que este prémio honra melhor o seu legado».

O vencedor do prémio será decidido por um painel de jurados independente e será anunciado após a quinta e última etapa da série Junior WRC 2024, que terá lugar no EKO Acropolis Rally Grécia, de 5 a 8 de setembro.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *