WRC

M-Sport Ford: “cabeça fria” no Rally da Suécia

Depois de um início de temporada impressionante na jornada de abertura do Rallye Monte-Carlo, a M-Sport Ford World Rally Team centra-se de novo no Rally da Suécia, sem dúvida um dos ralis mais desafiantes do Campeonato Mundial de Rally de 2024.

carlos.sousa@autolook.pt

Tratando-se do único rali completo de neve e gelo em toda a temporada, o Rali da Suécia é sempre uma aventura excecional. Um dos ralis mais antigos do mundo, a primeira iteração do Rali da Suécia ocorreu em 1950 e continua a ser um rali icónico e favorito dos fãs no calendário do WRC.

Famosamente dominadas pelos pilotos nórdicos devido ao estilo de condução exigente e muito particular para ter sucesso, as estradas da Suécia irão, inegavelmente, colocar as equipas da M-Sport na Europa continental à prova final.

Apesar de ser um evento com as superfícies cheias de neve, as condições ainda são altamente variáveis, pois as temperaturas alteram a própria estrada, bem como os bancos de neve circundantes.

Muitas vezes ajudando as equipas a contornar curvas mais fechadas, os bancos de neve podem tornar-se enganosamente perigosos com temperaturas mais altas e correr o risco de prender as equipas nas bermas da estrada.

A gestão dos pneus continua crucial, especialmente durante o período da tarde, quando a gravilha exposta pode arrancar os pinos dos pneus de neve das equipas, deixando-os com uma tração significativamente reduzida.

Adrien Fourmaux começou a temporada na sua melhor forma durante o Rallye Monte-Carlo, conquistando um excelente quinto lugar na geral após um fim de semana impecável. O piloto tentará trazer essa mesma abordagem para a Suécia, onde tem experiência nas categorias Rally1 e WRC2.

O seu último compromisso na neve com o Ford Puma, em 2022, estabeleceu alguns tempos entre os cinco primeiros, pelo que tentará beneficiar de uma posição inicial favorável na prova sueca.

Já Grégoire Munster irá disputar o seu segundo Rali da Suécia, depois da estreia no ano passado na categoria júnior ao volante de um Fiesta Rally3. O piloto conquistou um impressionante quarto lugar à geral na classe, colocando-se em boa posição para sua primeira partida no Rally1 na neve.

Usando os testes do dia e a experiência existente na Suécia, Grégoire Munster tentará ter outro fim de semana consistente após o seu forte desempenho em Monte-Carlo.

William Creighton e Liam Regan, apoiados pela M-Sport e pela Motorsport Ireland Rally Academy, farão a sua estreia no WRC2 num Ford Fiesta Rally2 na Suécia, como resultado da sua vitória no Junior WRC em 2023. Creighton levará consigo esta experiência ao embarcar na sua primeira aparição no WRC2 na neve e no gelo.

O Rally da Suécia também marcará a primeira etapa do 2024 FIA Junior WRC, que consiste em um total de cinco etapas ao longo da temporada. Na Suécia, a M-Sport Polónia irá apresentar uma impressionante participação de 19 carros de talentos emergentes no rali, que irão batalhar num campo de Fiesta Rally3 para ver quem sai por cima.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *