WRC

Elfyn Evans sai do Japão com o triunfo

O piloto britânico, navegado por Scott Martin, conduziu o Toyota GR Yaris Rally1 ao lugar mais alto do pódio no Rali do Japão,

carlos.sousa@autolook.pt – EM ATUALIZAÇÃO

Elfyn Evans venceu hoje o Rali do Japão, que encerrou a temporada do Mundial da especialidade, depois de liderar quase toda a prova, enquanto o recém-coroado campeão mundial Kalle Rovanpera terminou em terceiro. O piloto britânico assumiu o controle após a segunda etapa e permaneceu na frente durante o resto de um rali realizado em condições climáticas adversas na província de Aichi.

O percurso secou um pouco no último dia, quando Elfyn Evans cruzou a linha de chegada 1m17,7s à frente do francês Sebastien Ogier e 1m46,5s à frente de Kalle Rovanpera, com a Toyota, a acelerar em “casa”, a monopolizar o pódio.

Foi a terceira vitória de Elfyn Evans na temporada, consolidando o estatuto de vice-campeão, atrás de Kalle Rovanpera, na classificação geral: «Não foi fácil com as condições que tivemos esta semana, apesar de já termos tido uma diferença enorme depois da noite de sexta-feira. Um enorme obrigado à equipa, o carro está ótimo e um 1-2-3 para a Toyota é um resultado fantástico», disse hoje o piloto britânico.

Kalle Rovanpera já havia conquistado seu segundo título consecutivo no Rali da Europa Central do mês passado. O jovem piloto finlandês nunca esteve realmente na disputa da vitória no Japão, depois de ficar “preso” sob forte chuva e neblina no início da competição.

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), que terminou no terceiro na classificação geral do campeonato, abandonou após cair na sexta etapa, antes de voltar à ação um dia depois. Por seu turno, o estónio Ott Tanak terminou em sexto na sua última corrida pela Ford antes de ingressar na Hyundai na próxima temporada.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *