WRC

Kalle Rovanpera “semeou” classe de condução

Se, o ano passado, a super-especial de Coimbra abriu o Vodafone Rally de Portugal, este ano, a super-especial da Figueira da Foz, uma das novidades da prova, encerrou o primeiro dia de competição, com os dois primeiros da classificação separados por 10,8 segundos.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Dani Sordo e Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1)

O finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1) e o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally1), são os dois pilotos que ocupam as duas primeiras posições e são eles que estão separados por 10,8 segundos. Este cenário deveu-se ao espanhol ter sido o mais rápido no traçado desenhado na cidade onde o Mondego desagua.

A exemplo do que aconteceu ontem, à noite, em Coimbra, na cerimónia de abertura e ao longo do dia nas especiais percorridas, foram milhares de pessoas que envolveram o circuito para ver de perto e em alguns casos durante bastante tempo, os que conseguiram sobreviver a um dia marcado pelos furos e por alguns abandonos significativos.

Ott Tanak e Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1)

O equilíbrio foi a tónica da fase inicial da prova, com quatro comandantes nas cinco primeiras especiais, altura em que Kalle Rovanpera chegou ao primeiro lugar e o segurou até ao final do dia, com Dani Sordo a tentar não descolar do seu adversário, mas a falhar um cruzamento em Mortágua, o que o atrasou na luta pela vitória.

O estónio Ott Tanak (Ford Puma Rally1) passou pelo comando, mas um furo fê-lo perder tempo e descer na classificação para terminar o dia na sexta posição, a mais de um minuto do primeiro lugar, o que o afasta da discussão da vitória.

Por outro lado, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), que esteve discreto ao longo do dia, está em situação inversa, terminando em terceiro, a 26,0 segundos do finlandês.

Esapekka Lappi e Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1)

Um cenário que dá a entender que nada está perdido, tanto mais que os pilotos da Hyundai estão em posição de pressionar Kalle Rovampera e esperarem tirar as “castanhas do lume”.

Excelente quarto lugar do francês Pierre-Louis Loubet (Ford Puma Rally1), que foi o primeiro comandante da prova, com o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally) a descer de terceiro para qinto nas ruas da cidade figueirense.

Pelo caminho ficou o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), vítima de uma violenta saída de estrada que deve impedir o seu regresso amanhã em “Super Rally”, dado o mau estado em que ficou o automóvel.

Entre os RC2, onde os furos atrasaram alguns dos candidatos às primeiras posições, o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) soube evitá-los e ocupa a primeira posição com 50,2” de avanço sobre o inglês Gus Greensmith (Skoda Fabia Rally2 Evo), enquanto o francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2) a ser terceiro, em consequência de uma penalização de 40”, uma vez que, sem ela, estaria em segundo a 20” do sueco.

Armindo Araújo e Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally2 Evo)

ARMINDO ARAÚJO VENCE CPR

E MIGUEL CORREIA NO COMANDO

O dia desta sexta-feira contou para o Campeonato de Portugal e de entrada e, sem surpresa, o inglês Kris Meeke (Hyundai i20 Rally2) dominou com grande à vontade, mas um problema de suspensão fê-lo abandonar e deixar Miguel Correia (Skoda Fabia Rally2 Evo) no comando.

Só que um furo, na segunda passagem por Arganil, permitiu a Armindo Araújo (Skoda Fabia Rally2 Evo) ascender à primeira posição e arrecadar os respectivos 25 pontos.

 

Miguel Correia e Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo)

Miguel Correia acabou por ser o mais rápido na “Power Stage” (Mortágua), o que lhe permitiu juntar três pontos aos 20 do segundo lugar e ascender ao comando do campeonato. Já o campeão nacional em título, terceiro na “Power Stage”, sai da prova com 26 pontos arrecadados.

Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), que comandava o campeonato, foi traído pelo tubo de gasolina e forçado a desistir, tal como tinha sucedido com o seu colega de equipa Kris Meeke.

Para este sábado, os concorrentes vão ter de cumprir sete provas de classificação que mais não são do que uma dupla passagem pelas especiais de Vieira do Minho (26,61 km – 7h35 e 15h05), com mais 5,04 km acrescentados no final, Amarante (37,24 km – 9h05 e 16h35), a mais extensa, e Felgueiras (8,81 km – 10h35 e 18h05), e uma visita ao Parque de Assistência entre as duas passagens, para o dia terminar com a clássica super-especial de Lousada (3,36 km – 19h05).

8.ª PC – Figueira da Foz (2,94 km) – 1.º, Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), 2’29,8”; 2.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1), 2’30,5”; 3.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally2), 2’30,5”; 4.º, Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1), 2’31,7”; 5.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1), 2’32,6”; 6.º, Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), 2’33,2”; 7.º, Gus Greensmith/Jonas Andersson (Skoda Fabia RS Rally2), 2’35.0” (1.º RC2); 8.º, Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally2), 2’35,2”; 9.º, Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Skoda Fabia RS Rally2), 2’35,6”; 10.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Fiesta Rally2), 2’35,6”; …; 18.º, Bernardo Sousa/José Janela (Citroën C3 Rally2), 2’30,0”; …; 21.º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), 2’41,2”; 22.º, Miguel Correia/Jorge Eduardo Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), 2’41,3”; …; 24.º, Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Rally2 Evo), 2’42,4”; 24.º, Lucas Simões/Nuno Almeida (Ford Fiesta Rally2), 2’52,2”; 26.º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën C3 Rally2), 3’10,2; 27.º, Pedro Meireles/Pedro Alves (Hyundai i20 N Rally2), 4’05,5”

Geral após oito especiais – 1.º, Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), 1.22’27,7”; 2.º, Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), a 10,8”; 3.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally2), a 26,0”; 4.º, Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1), a 26,9”; 5.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1), a 27,3”; 6.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1), a 1’04,7”; 7.º, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2), a 3’48,2” (1.º RC2); 8.º, Gus Greensmith/Jonas Andersson (Skoda Fabia RS Rally2), a 4’38,4”; 9.º, Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) a 4’48,4”; 10.º, Andrea Mikkelsen/Torstein Eriksen (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 5’29,3”; …; 17.º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 8’23,8”; 18.º, Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 8’37,7”; …; 20.º, Bernardo Sousa/José Janela (Citroën C3 Rally2), a 9’18,7”; 21.º, Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 9’27,8”; …;  25.º, Lucas Simões/Nuno Almeida (Ford Fiesta Rally2), a 11’58,1”; …; 28.º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën C3 Rally2), a 27’49,9”; …; 32.º, Pedro  Meireles/Pedro Alves (Hyundai i20 N Rally2), a 41’41,0”

Classificação do Campeonato de Portugal – 1.º, Miguel Correia, 82 pontos; 2.º, Ricardo Teodósio, 62; 3.º, José Pedro Fontes, 52; 4.º, Armindo Araújo, 48; 5.º, Pedro Almeida, 46; 6.º, Lucas Simões, 32; 7.º, Craig Breen e Kris Meeke, 28; 9.º, Bernardo Sousa, 27; 10.º, Pedro Meireles, 25.

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