Trial

CPT4x4 apresentado com pompa e circunstância

Tudo a postos para mais uma edição do Campeonato Portugal Trial 4×4 composto por cinco provas a realizar em Valongo, Mação, Alenquer, Lordelo e Reguengos de Monsaraz.

carlos.sousa@autolook.pt

A edição 2024 do Campeonato Portugal Trial 4×4 foi oficialmente apresentada, tendo como palco o Museu Municipal e Arquivo Histórico de Valongo. Um evento promovido pelo Clube Trilhos do Norte, promotor da competição, que contou com a presença da comissão organizadora, clubes organizadores, entidades locais, pilotos, navegadores, parceiros e comunicação social.

Dar a conhecer o calendário desportivo e as principais alterações aos regulamentos em vigor, foram os primordiais temas apresentados nesta sessão pública. No que à calendarização das provas em competição, esta foi descrita e desenvolvida pelos representantes dos clubes locais em cada um dos cinco municípios.

No que concerne às alterações introduzidas nos regulamentos: técnico e desportivo, com os quais se vão reger a edição de 2024 do Campeonato Portugal Trial 4×4 sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), os mesmos não vão sofrer grandes modificações, sendo aposta mais significativa ao nível da segurança e ambiental.

Melhor qualidade competitiva, com pistas adequadas; condições para o público; preservação da natureza; e aumentar o impacto da defesa ambiental individual e coletivo (com a criação e implementação de projetos e iniciativas ambientais), interagir com a comunidade e proporcionar ações com vista à inclusão social, foram republicadas pelos intervenientes nesta apresentação.

Relativamente aos regulamentos, referencia para a supressão da Classe Fun; manha de domingo preenchida com os treinos cronometrados (prólogo) sem limite de voltas e com um período de três horas distribuídas pelos CPT4x4 e CPPT4x4.

As equipas para pontuarem em ambos os campeonatos são obrigados a participar em 50% das provas +1 para obter pontos acumulados nos campeonatos e diversas classes (mínimo três provas): aumento do valor do premio final a ser entregue na gala final do CPT4x4, distribuídos pelos três primeiros classificados de cada uma das cinco classes.

«As alterações aqui conhecidas e apresentadas aos presentes tem a intenção de tornar o CPT4x4 mais competitivo, mais apetecível, mais seguro, mais amigo do ambiente e da sociedade. A cada ano que passa sinto que o CPTrial4x4 se torna uma competição mais forte e exigente com fortes raízes no desporto motorizado nacional», referiu Antero Bessa, presidente do Clube Trilhos do Norte.

«Os resultados obtidos pela CPTrial4x4 nestes anos não são fruto de trabalho individual, mas sim resultado da ação coletiva esforçada e dedicada de um grande grupo de pessoas. Somos, sem dúvida, co-responsáveis por todos os êxitos que o CPT4x4 tem atingido. Estamos certos que tudo faremos para que desfrutem de um CPT4x4 2024 de elevada qualidade organizativa e competitiva», acrescentou Antero Bessa.

CAMPEONATO COM CINCO PROVAS

Composto por cinco provas, o calendário para 2024 do CPT4x4 tem o seu arranque agendado para os dias 2 e 3 março, em Valongo, num circuito cada vez mais mítico e muito apreciado pelos participantes. Este, que será o 13.º ano que o município de Valongo acolhe uma edição do Trial 4×4 – sétima sob a égide da FPAK –, com elevado espetáculo e emoção.

De seguida os pilotos e equipas viajam até Mação para mais uma pista carismática do Trial 4×4 nacional, no fim de semana de 13 e 14 abril. A terceira ronda realiza-se a 4 e 5 maio na região do Oeste, em Alenquer, numa pista um pouco idêntica a edições anteriores onde predominam obstáculos naturais.

A penúltima prova volta a visitar o concelho de Paredes, na cidade de Lordelo. Este ano a prova realiza-se nos dias 7 e 8 setembro, mantendo a pista do ano passado. Para este ano, o Clube TT Paredes, juntamente com os seus parceiros, irá alargar a vertente competitiva a dois dias, com os treinos cronometrados a serem realizados na noite e sábado; a manhã de domingo será reserva a uma ação de caris social.

Depois da estreia no ano de 2018, Reguengos de Monsaraz volta a acolher uma prova do CPT4x4, com a caravana a deslocar-se a sul do Tejo, na região alentejana do distrito de Évora. Desta feita, o encerramento da edição de 2024 acontecerá a 19 e 20 outubro, onde serão conhecidos e consagrados os campões nacionais.

FORMAÇÃO COMISSÁRIOS TRIAL 4X4

Com vista a alargar e qualificar as competências e os conhecimentos técnicos e desportivos em conformidade com os regulamentos em vigor, dos comissários e agentes desportivos afetos às competições do Clube Trilhos do Norte, essencialmente a modalidade de Trial 4×4, inserido no Campeonato Portugal Trial 4×4, o promotor do CPT4x4 promoveu uma ação de formação orientada nesse sentido.

Um evento acolhido por um vasto número de homens e mulheres de “formandos” que se familiarizaram com o espírito e ambiente do Trial 4×4 e adquiriram mais conhecimentos com vista a cooperarem com as organizações, permitindo-lhes assim exercer com total “profissionalismo” o exercício das suas funções.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *