WRC

Finlandês Kalle Rovanpera lidera em “casa”

Após 10 especiais, tudo está a correr de feição para a Toyota na Finlândia. Kalle Rovanpera domina o seu rali, à frente de Elfyn Evans e Sébastien Ogier, todos pilotos em Toyota GR Yaris Rally1.

PEDRO RORIZ (carlos.sousa@autolook.pt) – fotos: JOÃO RICARDO BRANCO (enviado especial á Finlândia)

Kalle Rovanpera e Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1)

O finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1) termina o dia no comando do Rali da Finlândia, depois de um começo movimentado, já que durante as cinco primeiras especiais a liderança trocou sempre de mãos. O belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), mais rápido na super-especial de ontem, foi o primeiro comandante, mas, nas quatro primeiras classificativas de hoje, a liderança passou pelas mãos do francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), de Kalle Rovanpera e do inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), com o finlandês a assumir o comando, depois da quinta especial para o conservar até final.

Para já a Toyota monopoliza o pódio, com a Hyundai a estar reduzida a Thierry Neuville, depois das saídas de estrada do estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally1), que obrigou o navegador Martin Järveoja a passar pelo hospital, e do finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1).

Elfyn Evans e Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1)

Destaque para o facto do finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally1), que se estreia ao volante de um Rally1, já ter ganho uma prova de classificação, o que não deixa de ser significativo para um estreante.

Em relação aos RC2, depois do francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2) ter sido o primeiro comandante, por ser o mais rápido na Super Especial de abertura, o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) ascendeu ao primeiro lugar, logo na primeira classificativa do dia e não parou de ganha tempo aos seus adversários. O finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota GR Yaris Rally2) é segundo entre os RC2, a 21,3” do sueco, que não pode estar descansado.

Ao contrário do que sucedeu hoje, em que houve nove provas de classificação, amanhã só há seis, uma dupla passagem por três, mas uma é a mais extensa da prova (32,98km) e é o dia em que mais quilómetros (144,22 km) serão percorridos contra-o-relógio.

Classificação, após 10 especiais – 1.º, Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), 58’24,7”; 2.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 8,0”; 3.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), a 8,6”; 4.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 25,5”; 5.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), a 48,5”; 6.º, Sami Pajari/Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’31,0”; 7.º, Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), a 1’52,7”; 8.º, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2),a 3’22,0” (1.º RC2); 9.º, Jari-Matti Latvala/Juho Hänninen (Toyota GR Yaris Rally2), a 3’38,1”; 10.º, Robert Virves/Aleks Lesk (Skoda Fabia RS Rally2), a 3’47,5”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *