AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Qashqai e as mexidas em equipa ganhadora

As actualizações contribuem para consolidar a posição do Nissan Qashqai, tanto como pioneiro como líder do segmento, no qual a Evolve é apresentada com um visual ainda mais atractivo. Novas funcionalidades de conectividade com o “Google built-in” e o inovador sistema “e-power”, são algumas das novidades neste eléctrico sem necessidade de carregamento.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

A grelha dianteira do Qashqai foi actualizada para criar uma primeira impressão mais marcante. É agora composta por dezenas de elementos tridimensionais em forma de cunha, pintados em preto brilhante, que parecem flutuar no espaço entre o rebordo do capot e o suporte da chapa da matrícula.

Nas laterais, estes elementos são acabados com uma estampagem a quente em “cromado acetinado”, na versão topo de gama. Os novos faróis e as luzes diurnas são compostas por cinco pequenas lentes com a forma das cunhas da grelha principal.

As luzes diurnas circundam agora a o farol principal, juntando-se à luz fina superior, que é semelhante à da geração anterior do Qashqai. O elemento superior da luz diurna torna-se o indicador de mudança de direção quando activado e, pela primeira vez, apresenta luzes de mudança de direção sequenciais à frente e atrás (consoante versão).

Na traseira, os elementos de iluminação vermelha são agora compostos por quatro elementos individuais que reflectem a forma das cunhas da grelha dianteira. Parecem flutuar no interior dos faróis, e são agora de uma tonalidade distinta de vermelho, conhecida como “super red”, conferindo uma sensação de elevada precisão. As lentes são agora transparentes, para permitir uma melhor visualização dos elementos de iluminação.

DEEP OCEAN É UMA TONALIDADE APELATIVA

Uma nova jante de liga leve de 18” com corte diamante é agora equipamento de série no Qashqai. Para versões superiores, jantes de liga leve de 19” e 20” com corte diamante. Três novas cores foram adicionadas à paleta do Qashqai. O Pearl White é novo e apresenta uma tonalidade mais limpa e pura que parece brilhar em determinadas condições de iluminação.

O Midnight Black substitui a anterior opção preta e apresenta uma tonalidade preta mais rica, tendo como efeito uma maior definição da geometria visual do Qashqai. O Deep Ocean é uma tonalidade apelativa. Parece situar-se entre o azul-escuro e azul-petróleo metálico, dependendo das condições de luz prevalecentes. Uma versão adicionada à gama Qashqai é a versão Evolve.

Para versões superiores, existe uma nova aplicação de Alcantara® no painel de instrumentos, nas inserções das portas, nos apoios para braços das portas, na tampa da consola de arrumação central e até nas almofadas para os joelhos, tudo de forma a elevar o ambiente a bordo.

Novos materiais com padrões adornam a consola central em torno do selector de velocidades e a inserção decorativa entre o painel de instrumentos e o porta-luvas, sublinhando a atenção ao detalhe que está na base da arte japonesa. Foram introduzidos acabamentos de bancos atualizados nas três versões superiores do Qashqai, para um toque ainda mais premium. O mais notável é o couro premium preto parcialmente acolchoado no Qashqai topo de gama. Na versão imediatamente abaixo, existe uma pele sintética acolchoada que é complementada por flashes “burnt umber” (tom acastanhado) na base do banco e nos ombros do assento.

Outra nova dimensão para a elevada sensação de vida a bordo é a adição de iluminação ambiente que oferece 64 opções de cores diferentes nas versões Advance, Evolve e superiores.

O sistema actualizado do Monitor de Visão Global (AVM) inclui agora uma função 3D que permite ao condutor ver o automóvel não só de cima, mas também selecionar um dos oito pontos de vista diferentes da câmara externa para visualizar o automóvel de frente, de trás, dos lados ou dos cantos, de modo a identificar potencialmente quaisquer perigos exteriores não visíveis.

QASHQAI VEM DE SÉRIE COM O GOOGLE BUILT-IN

Além disso, uma funcionalidade conhecida como vista invisível do capot permite ao condutor ver a posição das rodas dianteiras como se estivesse a olhar para elas a partir de trás, permitindo manobras com precisão em locais apertados, como parques de estacionamento com vários pisos, onde existem bermas de betão que danificariam uma roda.

A tecnologia AVM pode, também, ser utilizada para ajudar os condutores a fazer uma entrada segura a partir de uma saída difícil para uma estrada onde a visibilidade é limitada. Utiliza uma câmara frontal de ângulo amplo para mostrar a vista da frente do capot, projectada no visor central.

Tal como a função Memória de Localização de Lugar de Estacionamento, os locais com visibilidade limitada podem ser guardados na memória GPS do AVM, para que este seja activo automaticamente perto do cruzamento.

O novo Qashqai é o primeiro veículo da gama europeia da Nissan com o “Google built-in” como parte do sistema de info-entretenimento NissanConnect, que permite uma interação quase perfeita entre a vida digital do cliente e o seu veículo.

O Qashqai vem de série com o Google built-in e, uma vez iniciada a sessão, com uma Conta Google pessoal, os condutores podem aceder aos seus locais e pontos de interesse favoritos. Isto reduz a dependência de um telemóvel e de uma rede móvel. As actualizações “over-the-air” garantem que as informações do mapa estão sempre actualizadas.

O Google Assistant permite que o condutor utilize a sua voz para obter ajuda em modo mãos-livres em viagem. Por exemplo, os condutores podem dizer “Hey Google” para controlar o sistema de ventilação do veículo, os bancos e para-brisas aquecidos, ou para navegar até ao próximo destino.

Além disso, os condutores podem fazer chamadas telefónicas e ouvir instruções áudio sem tirar os olhos da estrada. Os condutores também têm acesso a um ecossistema de aplicações que estão disponíveis para transferência no Google Play. Podem convenientemente ouvir a sua música favorita, podcasts, audiolivros, e muito mais, directamente a partir do seu veículo.

Novo Nissan Qashqai em Portugal

Para maior tranquilidade, a actualização dos serviços NissanConnect vigiará o Qashqai em nome do condutor. Pode lembrar os clientes caso se tenham esquecido de trancar o automóvel ou de fechar as janelas se estas permanecerem abertas um minuto após o motor ter parado.

Também os avisa se o automóvel tiver sido rebocado. Em caso de suspeita de roubo, o veículo pode ser imobilizado e, utilizando o fornecedor externo da Nissan, as autoridades policiais podem ser informadas para o recuperar – mesmo em países estrangeiros.

Da mesma forma, os clientes Qashqai com uma subscrição de plano de dados também podem utilizar o sistema de casa inteligente da Amazon, Alexa. Os clientes podem falar com a Amazon Alexa no seu Qashqai. Com a Alexa, podem pedir para reproduzir música, ouvir as notícias, consultar a meteorologia, controlar dispositivos domésticos inteligentes e muito mais.

e-POWER: O NOSSO GRUPO MOTOPROPULSOR ÚNICO E INOVADOR

Desde o seu lançamento em setembro de 2022, a Nissan já vendeu mais de 140.000 Qashqai “e-power” – com os clientes a adorarem a sensação de condução eléctrica. A essência do grupo motopropulsor único e inovador do “e-power” é o facto de as rodas serem apenas acionadas diretamente pelo motor eléctrico, ao contrário dos híbridos convencionais.

Uma transmissão directa do motor eléctrico para as rodas é sinónimo da ausência de caixa de velocidades, binário elevado e instantâneo, e uma resposta linear. Representa a sensação de condução EV sem a necessidade de pensar em carregar – um passo em frente para os clientes que ainda não estão prontos para fazer a mudança para um veículo 100% eléctrico.

O único papel do avançado motor turbo de 3 cilindros – com tecnologia de taxa de compressão variável – é gerar energia, que é enviada para o motor eléctrico de 140 kW ou para a bateria de 1,8 kW (ou ambos, de acordo com o cenário de condução).

O motor trabalha silenciosamente em segundo plano para fornecer a carga necessária à bateria e ao motor. Foi programado para fornecer electricidade em função da velocidade do veículo para evitar a desconcertante desconexão entre o som de fundo e o progresso do veículo.

O Qashqai está agora em produção na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido, onde foram construídas mais de 4 milhões de unidades desde que o original foi lançado em 2007. As vendas do novo Qashqai iniciaram-se no início deste mês de julho.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *