Fernando Alonso mais rápido no GP do Canadá
O espanhol da Aston Martin encerrou o dia inaugural do Grande Prémio do Canadá na primeira posição, registando o melhor tempo na sessão de treinos com 1m15,810s, à frente de George Russell, Mercedes. Lance Stroll, também da Aston Martin, foi o terceiro mais rápido.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
A chuva condicionou a primeira sessão de treinos livres, o que fez com que só muito tarde os carros tivessem começado a sair para a pista. O despiste do chinês Guanyu Zhou (Kick Sauber/Ferrari) originou a interrupção da sessão durante alguns minutos.
Isso levou a que o australiano Jack Doohan (Alpine/Renault), que ia render o francês Esteban Ocon na sessão de abertura, não tivesse saído para a pista.
Entre os pilotos que estiveram em ação, acabou por ser o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) a registar o melhor tempo, à frente dos dois pilotos da Ferrari, com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) a bater o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), com o inglês e o espanhol a serem os únicos a chegar ao segundo “24”.
Na segunda sessão que começou com o asfalto a permitir a utilização de pneus “slicks”, mas com a chuva a aparecer ao fim de meia-hora, foi o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), único a rodar em menos de 1’16”, a registar o melhor tempo, à frente do inglês George Russell (Mercedes) e do canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), com Lando Norris a ser o mais lento.
De assinalar os problemas sentidos pelo neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) no sistema de recuperação de energia, o que contribuiu para registar um dos piores tempos da sessão.
Contudo, nada do que se passou esta sexta-feira pode ter grande significado este sábado, se as condições atmosféricas forem diferentes das verificadas hoje.
TEMPOS DOS TREINOS
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | 1.º TREINO | 2.º TREINO |
Fernando Alonso | Aston Martin AMR24 | Mercedes | 1’33,411″ | 1’15,810″ |
George Russell | Mercedes W15 | Mercedes | 1’28,541″ | 1’16,273″ |
Lance Stroll | Aston Martin AMR24 | Mercedes | 1’40,530″ | 1’16,464″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF-24 | Ferrari | 1’25,306″ | 1’16,556″ |
Daniel Ricardo | VCARB01 | Honda | 1’28,582″ | 1’16,731″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-24 | Ferrari | 1’29,052″ | 1’16,773″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W15 | Mercedes | 1’25,970″ | 1’16,908″ |
Yuki Tsunoda | VCARB01 | Honda | 1’28,723″ | 1’16,951″ |
Alexander Albon | Williams FW46 | Mercedes | sem tempo | 1’16,977″ |
Sergio Perez | Red Bull RB20 | Honda | 1’28,058″ | 1’17,041″ |
Esteban Ocon | Alpine A524 | Renault | sem tempo | 1’17,417″ |
Logan Sargeant | Williams FW46 | Mercedes | 1’36,586″ | 1’17,496″ |
Carlos Sainz | Ferrari SF-24 | Ferrari | 1’24,763″ | 1’17,722″ |
Valtteri Bottas | Kick Sauber C44 | Ferrari | 1’27,670″ | 1’17,817″ |
Nico Hulkenberg | Haas VF-24 | Ferrari | 1’32,826″ | 1’17,903″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL38 | Mercedes | 1’26,754″ | 1’19,008″ |
Gaunyu Zhou | Kick Sauber C44 | Ferrari | sem tempo | 1’19,087″ |
Max Verstappen | Red Bull RB20 | Honda | 1’26,502″ | 1’19,311″ |
Pierre Gasly | Alpine A524 | Renault | 1’27,584″ | 1’20,789″ |
Lando Norris | McLaren MCL38 | Mercedes | 1’24,435″ | 1’20,843″ |
Jack Doohan | Alpine A524 | Renault | sem tempo |