Lewis Hamilton na “pole” por 0,003 segundos
O piloto britânico da Mercedes conquistou hoje o primeiro lugar da grelha de partida para o Grande Prémio da Hungria de Fórmula 1, 11.ª ronda da temporada, e tornou-se no piloto com mais “poles” num mesmo circuito (nove).
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
O inglês Lewis Hamilton (Mercedes) garantiu a “pole position, pela primeira vez esta temporada, juntando-se ao monegasco Charles Leclerc (Ferrari) no lote dos que foram capazes de bater os Red Bull, com a Mercedes a aproveitar, da melhor maneira, o trabalho feito ontem.
Foi intenso o duelo pela primeira posição da grelha com o inglês a bater o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) por 0,003 segundos, a menor diferença entre os dois primeiros.
«É tão bom estar aqui pois a equipa trabalhou imenso. Não esperava lutar pela “pole”», explicou Lewis Hamilton à piloto norte-americana Danica Patrick, responsável pelas entrevistas do pódio.
O piloto britânico não evitou as lágrimas ainda dentro do carro, pois há um ano e meio que não partia do primeiro lugar da grelha (desde o GP da Arábia Saudita de 2021).
«Tem sido uma montanha russa, mas nenhum de nós perdeu a fé. Tentámos colocar o carro no bom caminho. Mas tem sido duro», admitiu Hamilton. O antigo campeão mundial disse ainda que se notaram «grandes diferenças no carro com os diferentes pneus», mas «os macios funcionaram bem».
Esta foi a 104.ª “pole position” de Lewis Hamilton na Fórmula 1, o que representa o recorde absoluto da modalidade.
Os pilotos da McLaren partilham a segunda linha, com o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes), que tinha sido o mais rápido na Q2, à frente de Lewis Hamilton e de Max Verstappen, a bater o australiano Oscar Piastri (McLaren/Honda).
A nova regra de qualificação estreada no traçado húngaro não deixou de provocar surpresas, com o chinês Guanyu Zhou (Alfa Romeo/Ferrari) a ser o mais rápido na Q1, quando todos usaram pneus duros, algo inédito na história da F1, enquanto o inglês George Russell (Mercedes) ficou de fora da Q2.
O chinês acabaria por garantir a quinta posição da grelha, a melhor da carreira, à frente do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), enquanto o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), tal como o regressado Daniel Riccardo (Alpha Tauri/Honda), ficava pela Q2, com o espanhol a ficar de fora da Q3 por 0,003”, diferença de tempo que o separou de Guanyu Zhou.
Os Alfa Romeo adaptaram-se bem à nova regra com o finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari) a registar o sétimo tempo, à frente do espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), batido pela diferença mínima (0,001”), enquanto o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) e o alemão Nico Hulkenberg (Haas/Ferrari) completaram o lote de pilotos que chegou à Q3.
No domingo, Lewis Hamilton procura chegar também à nona vitória na Hungria e tornar-se no primeiro piloto com esse número de triunfos no mesmo circuito.
Atualmente, o britânico reparte o recorde com o alemão Michael Schumacher, que venceu o GP de França por oito vezes, o mesmo número de vitórias que Hamilton tem na Hungria e na Grã-Bretanha.
Para além de Lewis Hamilton, apenas o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) tinha conseguido roubar uma “pole position” à Red Bull este ano, em Baku, no Azerbaijão. Hoje, o piloto monegasco foi sexto.
Nota ainda para o 13.º lugar do australiano Daniel Ricciardo (Alpha Tauri) no regresso à competição, substituindo o neerlandês Nick de Vries, que foi despedido após o GP da Grã-Bretanha.
Com 10 provas já disputadas, Max Verstappen lidera o campeonato, com 255 pontos, mais 99 do que o mexicano Sérgio Pérez (Red Bull), que é o segundo no campeonato e que domingo vai partir do nono lugar.
GRELHA DE PARTIDA
Lewis Hamilton | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’16,609″ | |
Max Verstappen | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’16,622″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’16,694″ | |
Oscar Piastri | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’16,905″ | |
Guanyu Zhou | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
1’16,971″ | |
Charles Leclerc | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’16,992″ | |
Valtteri Bottas | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
1’17,034″ | |
Fernando Alonso | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’17,035″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’17,045″ | |
Nico Hulkenberg | |
Haas VF-23/Ferrari | |
1’17,186″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1,17,703″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A523/Renault | |
1’17,841″ | |
Daniel Riccardo | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’18,002″ | |
Lance Stroll | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’18,144″ | |
Pierre Gasly | |
Alpine A523/Renault | |
1’18,217″ | |
Alexander Albon | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’18,917″ | |
Yuki Tsunoda | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’18,919″ | |
George Russell | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’19,027″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas VF23/Ferrari | |
1’19,206″ | |
Logan Sargeant | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’19,248″ |