WRC

Kalle Rovanpera imparável na Estónia

O piloto da Toyota Gazoo Racing comanda as operações em território estónio. Aos comandos de um Toyota GR Yaris Rally1, o finlandês está a 61,08 quilómetros para festejar mais um triunfo para o “Mundial” de Ralis.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Oitavo na estrada, depois de ontem ter a função de a abrir, o que não o impediu de terminar o dia no comando da prova, o finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1) esteve imparável esta tarde. Ao ser o mais rápido nas cinco especiais, vai para o derradeiro dia da competição com 34,9 segundos de vantagem sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), que foi incapaz de acompanhar o seu ritmo.

Se nada de anormal acontecer, o terceiro lugar será discutido entre o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1) e o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) que partem para o derradeiro dia de competição separados por 7,3 segundos, quando há 61,08 km competitivos, divididos por quatro especiais, uma delas com 18,50 km, a efetuar por duas vezes.

As restantes posições entre os RC1 parecem estar decididas, com o estónio Ott Tanak (Ford Puma Rally1), depois de ter chegado ao oitavo lugar e de estar consciente que, em condições normais, que não pode ir mais além, a dar a sensação de estar em regime de poupança.

O objetivo é poder atacar a “Power Stage” e arrecadar os cinco pontos suplementares, para minorar os estragos, provocados por um motor que não quis colaborar, quando era mais importante que o fizesse por estar a “acelerar” em casa.

A exemplo do que sucede com Kalle Rovanpera, também o norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia RS Rally2) tem a vitória entre os RC2 praticamente assegurada.

O piloto nórdico vai entrar para o derradeiro dia com 15,8 segundos de avanço sobre o finlandês Sami Pajari (Skoda Fabia RS Rally2), que reduziu a desvantagem no dia de hoje, mas que não parece ter condições para impedir a vitória de Andreas Mikkelsen.

Classificação, após 17 especiais – 1.º, Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), 2.05’29,3”; 2.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 34,9”; 3.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1), a 45,4”; 4.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 52,7”; 5.º, Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally1), a 1’41,5”; 6.º, Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1), a 2’2255,”; 7.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 2’32,5”; 8.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1), a 5’55,2”; 9.º, Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Skoda Fabia RS Rally2), a 7’31,1” (1.º RC2); 10.º, Sami Pajari/Enni Mälkönen (Skoda Fabia RS Rally2), a 7’52,9”.

 

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *