WRC

“Tufão” Rovanpera já faz “estragos” na Grécia

O piloto Kalle Rovanperä, navegado por Jonne Halttunen, conduziu o Toyota GR Yaris Rally1 ao topo da classificação na super-especial na capital da Grécia, concluindo os 1,48 km com o tempo de 1m32,9s. Esapekka Lappi foi segundo e Thierry Neuville terceiro, a 0,2s e 0,4s, respetivamente.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O Eko Acropolis Rally Greece arrancou com a Super Especial, tal como estava previsto, mas o futuro da competição está muito condicionado pelas condições meteorológicas, que já levaram a reduzir os reconhecimentos, à anulação do “Shakedown” e ao encurtar, em 10 km, a “Power Stage”.

E a situação é de tal maneira complicada que a organização, que tinha contratado camiões para trazerem os carros de Lamia para Atenas, local da partida e da Super Especial, pediu às equipas para fazerem a deslocação por estrada, por os camiões não terem conseguido chegar ao ponto de partida.

Para já a prova avança, mas tudo será gerido ao minuto, em função daquilo que a meteorologia permitir, sendo ponto assente que, em princípio, a primeira passagem será efectuada, sendo depois tomada uma decisão em relação à segunda.

Sem surpresa, o finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1) foi o mais rápido na Super Especial (1,48 km), sendo o único a chegar ao segundo “32”, com os três homens da Hyundai a colocarem-se logo atrás, separados uns dos outros por 0,1”, cabendo ao finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1) ser o mais directo perseguidor do seu compatriota.

No que diz respeito aos RC2, o melhor arranque foi do norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia RS Rally2) que bateu o russo Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2) por 0,4”, com os dois a fecharem o lote dos 10 primeiros, à frente do inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), que foi 2,8” mais lento que Kalle Rovampera.

Para esta sexta-feira, os concorrentes têm pela frente cinco especiais, só uma (Loutraki – 18,10 km) é que é repetida, mas vai ser preciso ver se as condições do piso permitirão o normal desenrolar da prova.

Classificação, após a 1.ª PC – 1.º, Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), 1’32,9”; 2.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1), 1’33,2”; 3.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), 1’33,3”; 4.º, Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), 1’33,4”; 5.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1), 1’33,6”; 6.º; Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)`, 1’34,2”; 7.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rall1), 1’34,2”; 8.º, Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1), 1’34,6”; 9.º, Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Skoda Fbia RS Rally2), 1’35,0” (1.º RC2), 10.º, Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Skoda Fabia RS Rally2), 1’35,4”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *