Enduro

Nacional de Enduro assenta arraiais em Góis

Está tudo a postos para mais uma jornada de Enduro, este fim de semana. Trata-se da 19.ª edição do Enduro de Góis – Paraíso do Todo-o-Terreno, que reúne a nata nacional da especialidade.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: JOÃO DA FRANCA

A segunda jornada do Campeonato Nacional de Enduro – CFL e a ronda inaugural do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar realiza-se este fim de semana em Góis. A competição destinada aos minis, correspondente à quarta edição Mini Enduro Paraíso do Todo-o-Terreno, tem lugar este sábado, com partida agendada para as 12h30.

Os pilotos vão ter pela frente um percurso de 22 km, a cumprir em quatro voltas pelos juniores e juvenis, e em três voltas pelas classes de infantis, promo senhoras e clássicas, incluindo duas especiais cronometradas por volta, ou sejaa, uma Cross Test e outra Enduro Test.

A zona de assistência e parque fechado estarão instaladas na Carvalhinha, junto ao crossódromo, com a Cross Test a realizar-se a cerca de 500 metros, num traçado de 4 km em terreno com pequenos relevos e aproveitando uma parte da pista de MX. Já a Enduro Test, a 4,7 km do “paddock”, em Casalinho de Baixo, foi desenhada em terreno misto e tem 7 km de extensão.

Três semanas após a abertura da temporada de Enduro em Santiago do Cacém, o Campeonato Nacional da modalidade regressa este domingo e que servirá para atestar se a tendência dominadora de Julien Roussaly (Cherco), mas com Diogo Ventura (Beta 430), a acelerar em casa, a não querer perder a oportunidade de lograr o triunfo.

Numa altura em que Luís Oliveira (Yamaha 250) está a ganhar ritmo depois de um longo período de ausência devido a lesão, está na rota dos favoritos, bem como a legião de jovens “lobos” liderada pelo conimbricense Frederico Rocha, numa prova em que Gonçalo Reis, que foi terceiro na ronda inaugural, prima pela ausência.

Contudo, são muitos os pilotos que se perfilam para vencer, como é o caso de Daniel Jordão, Bruno Charrua, André Sérgio, Francisco Leite, Renato Silva, Ricardo Wilson e Norberto Teixeira, que irão defender as cores nacionais perante Brad Freeman, Harry Edmondson, Jamie Mccanney, Nathan Watson, Julien Roussaly, Marker Sven e Juan Cruz.

Com o “quartel-general” na Quinta do Baião, junto à sede do Góis Moto Clube, entidade organizadora da prova, a partida está agendada para as 9h00, em que os participantes das classes elite e open da 19.ª edição do Enduro de Góis – Paraíso do Todo-o-Terreno terão pela frente um percurso de cerca de 47 km, e que terão de percorrer três vezes e meia. Já as classes verdes, veteranos e senhoras cumprirão por três vezes o traçado, sendo que as restantes classes terão de dar duas voltas ao percurso.

Tal como na véspera, a Cross Test de 4 km fica na Carvalhinha, a 6 km da zona de assistência, e a especial Enduro Test situa-se em Casalinho de Baixo, a 700 metros do paddock. A Extreme Test, desenhada em piso rochoso e aproveitando o relevo do terreno, disputa-se no Cerro da Candosa, a 7 km do paddock.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *