WRC

Neve “eliminou” Rovanperä e Tänak na Suécia

O piloto finlandês Esapekka Lappi que conduz um Hyundai i20 N Rally2, terminou o primeiro dia do Rali da Suécia na liderança, depois do compatriota Kalle Rovanperä (Toyota GR Yaris Rally1) e do estónio Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally2) terem ficado fora de prova, devido à neve.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt

Esapekka Lappi e Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1)

A segunda passagem pela “super-especial” em Umeä, que, ontem, abriu a edição 2024 do Rali da Suécia, permitiu ao finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally2) aumentar a vantagem, de 1,8 segundos para 3,2 sobre o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1). «Esta foi uma das tardes mais difíceis de sempre que já passei na neve”, comentou Lappi, considerando que “são condições extremas, mesmo para um piloto finlandês», afirmou Esapekka Lappi.

Sensação é o terceiro lugar do pódio provisório ocupado pelo sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2), ao volante de um RC2, com um sueco a ocupar um lugar que não é habitual para os RC2, por norma posicionados atrás dos WRC, que não têm problemas.

Takamoto Katsuta e Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1)

O sueco, como os restantes pilotos do RC2, e são seis, terminaram o dia no lote dos 10 mais rápido, aproveitando o facto de partir atrás dos WRC para encontrar a estrada mais limpa, da neve que caiu com grande intensidade.

Kalle Rovanperä, bicampeão em título que começou esta prova na liderança, após vencer a especial de abertura, na quinta-feira, até arrancou bem o dia, chegando à terceira especial na frente, com uma vantagem de 5,7 segundos para Katsuta.

Mas, o mais novo campeão de sempre, que este ano está a participar apenas em algumas provas do campeonato, não conseguiu evitar as armadilhas da neve sueca: «Numa curva, saí da trajetória e bati com a traseira do carro. A pancada estragou o radiador», explicou o piloto de 23 anos.

Oliver Solberg e Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2)

Também Ott Tänak, campeão em 2019, desistiu, depois de ficar preso num banco de neve. Já o líder do campeonato à partida desta segunda prova, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), sentiu muitas dificuldades pelo facto de ser o primeiro piloto em pista, num dia em que nevou intensamente. Cedeu já 2m46s e é 11.º da geral.

«As condições eram piores do que esperávamos. O nosso objetivo era conseguir ultrapassá-lo, mas não foi fácil», explicou Thierry Neuville, que penalizou 40 segundos por se ter atrasado na terceira especial, devido a um problema técnico no seu Hyundai. Um pouco mais de sorte teve o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), que fechou o dia na quinta posição, mas já a 1m50s.

Oliver Solberg e Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2)

Amanhã, e porque de acordo com o regulamento os WRC voltam a partir na frente, ainda que por ordem inversa da classificação, a situação pode repetir-se e os RC2 podem voltar a ser mais rápidos que os WRC e vir a “roubar” pontos aos pilotos das marcas presentes a nível oficial, quer este sábado, quer no domingo.

A prova prossegue este sábado, com a repetição do programa de hoje, com as equipas a terem de cumprir, de novo, duas passagens por três provas de classificação, com o dia a terminar com mais uma passagem, a terceira, pela “super-especial” desenhada em Umeä, que abriu a prove e fechou o dia de hoje.

CLASSIFICAÇÃO APÓS OITO ESPECIAIS – 1.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1), 58’18,8”; 2.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 3,2”; 3.º, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2), a 1’20,7” (1.º RC2); 4.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), a 1’26,3”; 5.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’50,0”; 6.º, Georg Linnamäe/James Morgan (Toyota GR Yaris Rally2), a 1’50,1”; 7.º, Sami Pajari/Enni/Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally2), a 2’05,8”; 8.º, Roope Korhonen/Anssi Viinikka (Toyota GR Yaris Rally2), a 2’08,6”, 9.º, Mikko Heikkilä/Kristian Temonen (Toyota GR Yaris Rally2), a 2’19,0”; 10.º, Lauri Jonna/Janni Hussi (Skoda Fabia RS Rally2), a 2’45,7”; …; 45.º, Rakan Al-Rashed/Hugo Magalhães (Skoda Fabia RS Rally2), a 18’32.9”

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *