Motocross

Leiriense Paulo Alberto vitorioso no Grancho

O Campeonato Nacional de Motocross – Jogos Santa Casa teve um arranque positivo, com uma caravana volumosa repartida por várias categorias.

(auto.look2010@gmail.com)

Partida da categoria MX1

Com mais de uma centena de pilotos no paddock com corridas bem animadas começou no passado domingo a temporada 2023 do campeonato nacional de motocross. Com pouco menos de 1500 metros de perímetro a pista do Granho no Ribatejo contou com forte adesão popular que assistiu a oito excelentes corridas divididas pelas quatro classes em competição, MX1, MX2, MX 85 e MX 65. De regresso ao formato de duas mangas por classe o dia de corridas foi por isso longo e bem recheado de bons momentos de motocross.

Na competição reservada à categoria MX1, foram 31 os pilotos que levaram até aos 1.450 metros do traçado ribatejano e, logo na primeira manga, ficou claro que Paulo Alberto era o grande candidato a vencer.

Arranque da categoria MX2

Líder em todas as 17 voltas realizadas, o piloto de Leiria foi o primeiro a receber a bandeira de xadrez com mais de oitenta segundos de vantagem sobre Bruno Charrua, segundo em pista. A posição foi conquistada na sexta volta, depois de ter ultrapassado Joel Antón, o ocupante do degrau mais baixo do pódio. A quarta posição focou na posse de André Sérgio que bateu Hugo Santos.

Na segunda manga, Paulo Alberto brindou a concorrência com uma volta de avanço e, mais uma vez, foi Bruno Charrua o segundo e Joel Antón o terceiro. Este teve forte réplica por parte de Hugo Santos e só na última volta conseguiu bater aquele que foi mesmo o vencedor entre os veteranos na frente de Gonçalo Reis.

Na categoria MX2 e com uma grelha bem composta, onde estiveram 35 pilotos, a história da primeira manga foi rápida de escrever, pois os três primeiros foram sempre os mesmos desde o arranque, com exceção feita às três primeiras voltas onde o terceiro foi Martim Espinho.

Este atrasou-se e fechou a corrida em oitavo e, depois desse momento, foi sempre Alexandre Marques a fazer a sua estreia no campeonato, ocupante do degrau mais baixo do pódio. Eric Tomás foi o vencedor com oito segundos de vantagem perante Fábio Costa, melhor na linha de meta que Alexandre Marques. Sandro Lobo e Afonso Gomes fecharam os cinco primeiros.

Na segunda manga, a história repetiu-se mas agora com Sandro Lobo a ser o primeiro em todas as voltas na frente de Eric Tomás e Pedro Rino. Atrás deles algumas trocas de posições foram acontecendo, mas na linha de meta foi Fábio Costa o quarto na frente de Alexandre Marques. Eric Tomás foi o vencedor do dia na frente de Sandro Lobo – o vencedor dos juniores – e Fábio Costa.

Quanto à MX85, foram 17 pilotos que alinharam na grelha de partida em ambas as mangas, e as irrequietas 85 revelaram-se um espetáculo bem especial. Bernardo Pinto foi o vencedor na primeira corrida com margem confortável face a Guilherme Alves e Gustavo Pitschieller e foram mesmo estes os únicos a cumprir a totalidade das 13 voltas.

Rodrigo Barros esteve em posição de poder vencer a corrida e depois de uma recuperação que o levou da quinta posição no final da primeira volta até ao comando na sexta passagem, acabou por não terminar a corrida e entregou em definitivo o primeiro lugar ao vencedor. Filipe Saúde e Rafael Leonardo fecharam o lote dos cinco primeiros.

No segundo confronto do dia, Rodrigo Barros vingou o abandono da primeira manga e liderou a totalidade das 13 voltas realizadas, primeiro na frente de Guilherme Alves e a partir da quinta volta face a Bernardo Pinto, sendo mais uma vez os três primeiros os únicos que ficaram com a totalidade das voltas. Filipe Saúde foi o quarto e Gustavo Pitschieller o quinto. Bernardo Pinto foi assim o vencedor no somatório de ambas as mangas, subindo ao pódio na frente de Guilherme Alves e Filipe Saúde.

Na categoria MX65 e com um expressivo número de 24 pilotos em pista, as máquinas mais pequenas em pista mostraram todo o potencial do motocross luso. Na primeira manga foi Guilherme Gomes declarado como vencedor depois de Duarte Pinto ter sido o primeiro a receber a bandeira de xadrez.

Este seria no entanto penalizado em duas posições por ter feito uma ultrapassagem em momento de bandeiras amarelas e a vitória foi mesmo para Guilherme Gomes, o comandante da corrida em oito das dez voltas realizadas. Na segunda posição terminou Leonardo Gaio e fora de pódio foram Francisco Fernandes e Nate Santos que fecharam os cinco primeiros.

Na segunda corrida foi Leonardo Gaio quem venceu na frente de Guilherme Gomes e Duarte Pinto. Este ainda passou pelo comando da corrida num par de voltas mas acabou por fechar novamente o pódio de novo na frente de Francisco Fernandes e Duarte Marques que fecharam o lote dos cinco primeiros.

Na contabilidade de ambas as mangas Leonardo Gaio foi o vencedor com o mesmo número de pontos que Guilherme Gomes, sendo Duarte Pinto o terceiro classificado na frente de Francisco Fernandes e Duarte Marques.

A próxima prova do campeonato realiza-se no dia 19 de março em Lustosa.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *