WRC

Neuville e Evans empatados na Croácia

Os principais candidatos ao título do mundial de ralis terminaram hoje o Rali da Croácia literalmente empatados. O belga Thierry Neuville liderou a maior parte do dia até sofrer um furo…

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Ao fim de oito provas de classificação, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) e o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) levaram o mesmo tempo a percorrer os 119,74 km competitivos do primeiro dia da prova croata, com o comando a pertencer ao belga vencedor da especial de abertura, à frente do inglês.

Thierry Neuville foi aos poucos ganhando tempo do seu adversário, com a diferença a subir até aos 10,1 segundos, ao fim de cinco especiais, mas um furo, no pneu dianteiro direito, fez o piloto da Hyundai perder para o inglês, que ficou a escasso 0,1”, para na classificativa seguinte passar para a frente com 1,6 de vantagem sobre o belga.

Só que, na última prova de classificação do dia, Thierry Neuville ganhou essa diferença a Elfyn Evans e ascendeu ao comando, por causa da primeira passagem por essa mesma classificativa, que no caso da prova croata, e ao contrário do que costume acontecer, abriu e fechou o primeiro dia de competição.

Terceiro ao longo do dia, o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), que chegou a estar a 26,9 segundos do primeiro lugar, ao fim de cinco classificativas, foi o mais rápido nas duas últimas.

Uma performance que lhe permitiu reduzir o seu atraso para 6,6 segundos, o que o faz entrar na luta pela vitória na prova que venceu em 2021 e por eventuais “jogadas táticas” da Toyota para protecção de Elfyn Evans que a Toyota quer ver conquistar o título.

De fora da corrida pelo triunfo parece o estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally2), que perdeu mais de 40” para os dois primeiros, diferença que não cessou de crescer ao longo do dia, com o estónio a ter dificuldades em acompanhar o andamento dos homens da frente.

No que diz respeito aos RC2, o russo, com licença búlgara, Nikolay Gryazin (Citroën C3 Rally2) esteve sempre no comando da categoria e termina o dia com 31,1” de vantagem sobre o francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), com a marca do “double chevorn” a poder estar a caminho de ocupar as duas primeiras posições do pódio.

Amanhã, os concorrentes voltam a passar por quatro classificativas, a mais extensa, com 20,77 km.

CLASSIFICAÇÃO APÓS OITO ESPECIAIS – 1.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), 1.05’15,3”; 2.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 0,0”; 3.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), a 6,6”; 4.º, Ott Tanak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 41,1”; 5.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), a 52,7”; 6.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’37,8”; 7.º, Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Hyundai i20 N Rally1), 2’37,8”; 8.º, Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), a 3’07,3”; 9.º, Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Citroën C3 Rally2), a 3’48,3” (1.º RC2); 10.º, Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2), a 4’49,4”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *