TODO TERRENO

João Ferreira convincente na Península Ibérica

O leiriense foi o quinto mais rápido da especial deste sábado, recuperou 1m58s a Nasser Al-Attiyah, o seu adversário direto. Já a vantagem que dispõe para Carlos Sainz “não é nada… porque é o Carlos Sainz”, disse o segundo classificado.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Num Setor Seletivo que decorreu do outro lado da fronteira, João Ferreira (Mini JCW Rally Plus) registou o segundo tempo, atrás do saudita Yazeed Al-Rahji (Toyota Hilux Overdrive). O piloto português ultrapassou o espanhol Carlos Sainz (Mini JCW Rally Plus) na segunda posição à geral e reduziu para 2m41s o atraso em relação a Nasser Al-Attiyah (Prodrive), líder do Rally-Raid Portugal, terceira ronda do Mundial de todo-o-terreno.

O saudita Yazeed Al-Rajhi foi o mais rápido, gastando 2h33m43s, batendo o norte-americano Seth Quintero (Toyota), que foi segundo classificado, por apenas 25 segundos, com o belga Guillaume de Mevius (Toyota) em terceiro, a 36.

«Andámos 40 quilómetros a tentar ultrapassar outro piloto, que nunca facilitou a manobra. Quando finalmente conseguimos, aumentámos o ritmo e conseguimos ganhar a especial», explicou o piloto saudita.

João Ferreira voltou a ser o melhor português, ao ser o quinto mais rápido do dia, a 2m47s do vencedor. Um resultado que permitiu ao piloto de Leiria recuperar 1m58s ao comandante, o qatari Nasser Al-Attiyah que não foi além da sétima posição na etapa, depois de ter sido o primeiro em pista.

«Conseguimos imprimir um ritmo forte e ganhar tempo ao Nasser, que é o nosso adversário direto. Por outro lado, a vantagem que temos para o Carlos não é nada…porque é o Carlos Sainz. Mas estou muito contente», resumiu João Ferreira.

Na geral, o príncipe do Qatar tem 2m41s de vantagem sobre o piloto português, com o espanhol Carlos Sainz (Mini) em terceiro, a 3m30s. Francisco Barreto (Toyota) é oitavo, seguido de Armindo Araújo (Can-Am) e Ricardo Porém (Can-Am), que fecha o lote dos 10 primeiros. Nos SSV, João Monteiro (Can-Am) aumentou a liderança e manteve o 14.º lugar da geral. Este domingo disputa-se a quinta e última etapa, com 105 quilómetros cronometrados na região de Grândola e Alcácer do Sal.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

AUTOMÓVEIS – 1.º, Nasser Al-Attiyah/Edouard Boulanger (Prodrive Hunter), 9.12’49”; 2.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Mini JCW Rally Plus), a 2’41”; 3.º, Carlos Sainz/Alex Haro (Mini JCW Rally Plus), a 3’20”; 4.º, Lucas Moraes/Arnaud Monleon (Toyota GR DKR Hilux), 3’48”; 5.º, Yazeed Al-Rahji/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive), a 14’37”; 6.º, Rokas Baciuska/Vidal Oriol (CAN-AM Maverick), a 16’56”; 7.º, Cristian Baumgart/Gustavo Gugelmin (Prodrive Hunter), a 20’28”; 8.º, Francisco Barreto/Carlos Silva (Toyota Hilux), a 21’38”; 9.º, Armindo Araújo/Pedro Ré (CAN-AM Maverick), a 24’07”; 10.º, Ricardo Porém/Luís Marques (CAN-AM MMP T3 Rally Raid), a 27’12”

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *