DAKAR

Astara Team com emissões neutras no Dakar

Graças à utilização de combustível sintético 100% renovável, os veículos de competição da Astara Team alcançaram um balanço neutro em emissões na última edição do Rali Dakar. Foram certificadas 33,71 toneladas de CO2, que serão compensadas através da reflorestação de áreas degradadas na Colômbia.

carlos.sousa@autolook.pt

A Astara Team concluiu a sua participação no Rali Dakar 2024 com um balanço net-zero de CO2 pelo terceiro ano consecutivo. Nesta edição, a equipa alcançou um novo patamar, em virtude de uma maior acuidade e abrangência na medição, combinando as emissões próprias da equipa, as emissões próprias indiretas de todos os veículos utilizados pela equipa e as dos voos envolvidos no transporte do pessoal, de acordo com o protocolo de medição de Gases com Efeito de Estufa (GEE).

Para atingir o objetivo, foi utilizado um novo combustível sintético (efuel) 100% renovável nos veículos de competição. Tratou-se do culminar de um processo de melhoria contínua na formulação do combustível utilizado pela Astara Team, que na edição 2021-2022 incorporava 70% de energia renovável, tendo subido para 90% em 2022-2023.

O combustível sintético é completamente neutro em carbono e apresenta um impacto ambiental nulo, uma vez que a quantidade de CO2 emitida para a atmosfera durante a combustão é a mesma que a extraída do ar durante a sua produção.

Os veículos de apoio e os geradores elétricos utilizados pela equipa consumiram e-fuel com 70% de incorporação de energia renovável. A combinação de combustíveis sintéticos permitiu uma redução de emissões equivalente a 18,6 toneladas de CO2, que teriam sido geradas caso se recorresse a combustíveis tradicionais.

Esta quantidade é semelhante às emissões de um automóvel de gama média, que emita 144g/km, considerando um total de cerca de 130.000 km e 8,6 anos de utilização (média de 15.000km/ano).

Tendo em conta as diferentes variáveis, a Astara Team gerou o equivalente a 33,71 toneladas de CO2 no Dakar, o que representa uma redução de 11,86 toneladas em relação à anterior edição do evento.

Para atingir a neutralidade carbónica, a totalidade das emissões serão compensadas através da reflorestação de áreas degradadas na Colômbia. O programa será desenvolvido através do Projeto Vichada, que se dedica à produção e plantação de espécies de árvores nativas na bacia hidrográfica do rio Orinoco, beneficiando também a biodiversidade desta zona na América do Sul.

ASTARA TEAM: SUSTENTÁVEL, EFICAZ E PIONEIRA

A Astara Team foi pioneira de um movimento de sustentabilidade na competição automóvel, baseado na utilização de combustíveis sintéticos de origem renovável, que integra o Rali Dakar, a Fórmula 1 e o MotoGP. Esta aventura teve início em 2021, quando a Astara, uma das maiores empresas mundiais de mobilidade, propôs um desafio sem precedentes aos membros da Astara Team: desenvolver um projeto para competir ao mais alto nível, tendo a sustentabilidade como requisito indispensável.

Fruto da experiência acumulada, a equipa é hoje uma referência mundial na utilização de combustível sintético em desportos motorizados. Desde o início do projeto logrou reduzir as suas emissões ao mesmo tempo que aumentou a sua competitividade numa prova tão exigente como o Rali Dakar.

Nesta edição, a Astara Team terminou no pódio na categoria de veículos de duas rodas motrizes e no Top 15 da classificação geral com a dupla formada por Laia Sanz e Maurizio Gerini. O segundo carro da equipa, com Patricia Pita ao volante e Paolo Boggioni como copiloto, sofreu um acidente na primeira etapa que causou danos irreparáveis no chassis do Astara 02 Concept e levou ao abandono da competição.

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