WRC

Kalle Rovanpera regressa ao WRC na Suécia

Piloto nórdico, campeão em 2022 e 2023, volta ao WRC e faz primeira corrida de calendário parcial em 2024 na prova sueca com expetativas muito boas ao volante de um Toyota GR Yaris Rally1.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1)

Ausente no Rali de Monte Carlo, por ter optado por limitar a sua presença apenas a algumas das provas da temporada, o finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1) está de volta à estrada. O jovem piloto nórdico rende o francês Sebastien Ogier, segundo na prova monegasca, e parte como favorito ao trinfo na prova sueca, que venceu em 2022, sendo quarto o ano passado.

A exemplo do que sucedeu na prova monegasca, o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) vai ter de gerir o seu desempenho para arrecadar o maior número de pontos possíveis, uma vez que a vitória parece pouco provável, já que é a aposta da marca nipónica para suceder a Kalle Rovanpera na lista de campeões.

Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1)

Moralizado pelo triunfo na prova de abertura, onde arrecadou todos os pontos em disputa, Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) chega à Suécia com a moral em alta e desejoso de manter o comando do campeonato.

O piloto belga tem no finlandês e no estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally1), seu companheiro de equipa e vencedor o ano passado da prova, ao volante de um Ford Puma Rally1, os seus mais diretos adversários.

A surpresa poderá vir de outro finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1), tal como o seu compatriota, ausente em Monte Carlo, que, sem nada a perder, pode ser importante na estratégia da equipa sul-coreana.

A Hyundai Motorsport dispõe de três homens com hipóteses de chegar ao triunfo, contra um da Toyota, já que o inglês terá de fazer um rali de contenção num piso onde não está à vontade.

Fora da discussão estarão os homens da M-Sport Ford, o francês Adrien Fourmaux e o luxemburguês Grégoire Munster, ambos em Ford Puma Rally1, que não dispõem de carro para competir com os seus adversários e que procurarão aproveitar os “estragos” da luta Toyota x Hyundai para subirem na tabela e contabilizarem mais alguns pontos.

Nikolay Grayzin (Citroën C3 Rally2)

NIKOLAY GRAYZIN PISCA

O OLHO À LIDERANÇA NOS RC2

No que diz respeito aos RC2, o russo, com licença búlgara, Nikolay Grayzin (Citroën C3 Rally2), tem tudo a seu favor para sair da Suécia no comando do respetivo campeonato, já que é um dos dois, o outro é o espanhol Jan Solans (Toyota GR Yaris Rally2), que pontuaram em Monte Carlo que estão presentes na prova sueca.

Jan Solans (Toyota GR Yaris Rally2)

Na luta pela vitória no Agrupamento estarão o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) e os finlandeses Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally2), Emil Lindholm (Hyundai i20 N Rally2) e Lauri Joona (Skoda Fabia RS Rally2), com Sami Pajari a esperar que a marca nipónica tenha aproveitado o intervalo entre as duas provas para melhorar o desempenho do Yaris que, em Monte Carlo, ficou longe daquilo que era esperado.

O português Hugo Magalhães vai estar presente na prova sueca, ocupando o banco do lado direito do Skoda Fabia RS Rally2 do saudita Rakan Al-Rashed, como tantas vezes tem sucedido

Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2)

A prova sueca volta a estar centrada em Umeä, com o objetivo de fazer com que os pilotos encontrem neve nas especiais, algo que não aconteceu nas últimas edições que tiveram por base Karlstad.

A competição começa quinta-feira, com uma super-especial, na cidade que é o centro nevrálgico da prova para, no dia seguinte, os concorrentes passarem duas vezes por três especiais de classificação, uma delas com 28,25 km, a mais extensa da prova, com o dia a finalizar com a segunda passagem pela super-especial de abertura.

No sábado, a situação repete-se com uma dupla passagem por três classificativas, com o dia a terminar com um especial desenhada nos arredores de Umeä. Finalmente, duas provas de classificação, uma com 25.50 km, feita por duas vezes, que pode provocar mudanças na classificação, e a “power stage”.

CLASSIFICAÇÕES DOS CAMPEONATOS

ABSOLUTO

PILOTOS – 1.º Thierry Neuville, 30 pontos; 2.º, Sébastien Ogier, 24; 3.º, Elfyn Evans, 21; 4.º, Ott Tanak, 15; 5.º, Adrien Fourmaux, 11; 6.º, Takamoto Katsuta, 9; 7.º, Andreas Mikkelsen, 6; 8.º, Nikolay Gryazin, 3; 9.º, “Pepe” Lopez, 2; 10.º, Yohan Rossel, 1; 11.º, Grégoire Munster, 1.

NAVEGADORES – 1.º, Martijn Windaeghe, 30 pontos; 2.º, Vincent Landais 24; 3.º, Scott Martin, 21; 4.º, Martin Jarveoja, 15; 5.º, Alexandre Coria, 11; 6.º, Aaron Johnston, 9; 7.º, Torstein Eriksen, 6; 8.º, Konstantin Aleksandrov, 3; 9.º, David Vazquez, 2; 10.º, Arnaud Dunand 1; 11.º, Louis Louka, 1.

MARCAS – 1.º, Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 46 pontos; 2.º, Hyundai Shell Mobis World Rally Team, 45; 3.º, M-Sport Ford World Rally Team, 19.

RC2

PILOTOS – 1.º, Yohan Rossel, 25 pontos; 2.º, “Pepe” Lopez, 18; 3.º, Nikolay Gryazin, 15; 4.º, Nicola Ciamin, 12; 5.º, Stephane Lefebvre, 10; 6.º, Jan Solans, 8; 7.º, Olivier Burri, 6; 8.º, Mauro Miele, 4; 9.º, Eamonn Boland, 2; 10.º, Jourdan Serderidis, 1.

NAVEGADORES – 1.º, Arnaud Dunand, 25 pontos; 2.º, David Vazquez, 18; 3.º, Konstantin Aleksandrov, 15; 4.º, Yannick Roche, 12; 5.º, Andy Malfoy, 10; 6.º, Rodrigo Sanjuan, 8; 7.º, Anderson Levratti, 6; 8.º, Luca Beltrame, 4; 9.º, “MJ”, 2; 10.º, Frédéric Miclotte, 1.

EQUIPAS – 1.º, AEC – DG Sport Competition, 43 pontos.

 

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *