Esteban Ocon na frente… pela primeira vez
O francês colocou-se no topo da tabela de tempos para o Grande Prémio do Brasil, em Interlagos, nos arredores de São Paulo, o que sucede pela primeira vez esta temporada.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Esteban Ocon (Alpine/Renault) registou o melhor crono desde muito cedo, com as restantes equipas preocuparam-se em encontrar as soluções ideais, em termos de pneus para a corrida “Sprint”, que terá lugar esta tarde, e para o Grande Prémio deste domingo.
Com alguns dos principais protagonistas colocados mais atrás do que é habitual a corrida “Sprint” assume enorme importância pela necessidade de ganharem lugares e a dúvida reside na opção dos pneus.
Sair com macios, para levar vantagem aos que optarem pelos médios, pode ser uma solução, mas nada garante que durem as 24 voltas da corrida de hoje. Sair de médios pode ser uma opção mais conservadora, mas poderá permitir ter vantagem na fase final da corrida.
Muitas dores de cabeça nas boxes das equipas, com as opções a serem conhecidas mais logo. Não deixa de ser curioso que os seis mais rápidos da sessão de treinos livres foram os pilotos de tês equipas e colocados pela mesma ordem, uma vez que o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), o inglês George Russell (Mercedes), o espanhol Fernando Alonso (Alpine/Renault), o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) e o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) colocaram-se atrás de Esteban Ocon.
O francês Pierre Gasly (Alpha Tauri/Honda), o alemão Mick Schumacher (Haas/Ferrari), o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), que pela primeira vez vai partir da “pole”, e o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) completaram o lote dos 10 mais rápidos, com a Ferrari a surpreender ao ver os seus pilotos registarem o 11.º (Carlos Sainz) e 13.º (Charles Leclerc) tempos da sessão, ficando a dúvida de saber qual foi a ordem de trabalhos da marca italiana.
A sessão serviu, também, para o americano Logan Sargeant (Williams/Mercedes) cumprir os 100 km necessários para somar mais um ponto da caminhada para a Super Licença, que lhe poderá dar, para o ano, acesso à F1 a tempo inteiro, sendo certo que, para a semana, voltará a estar em acção na primeira sessão de treinos livres no Abu Dhabi.
TEMPOS DO TREINO
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | TEMPO |
Esteban Ocon | Alpine A521 | Renault | 1’14,604″ |
Sergio Perez | Red Bull RB18 | Honda | 1’14,788″ |
George Russell | Mercedes W13 | Mercedes | 1’14,916″ |
Fernando Alonso | Alpine A522 | Renault | 1’15,049″ |
Max Verstappen | Red Bull RB18 | Honda | 1’15,098″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W13 | Mercedes | 1’15,137″ |
Pierre Gasly | Alpha Tauri AT03 | Honda | 1’15,636″ |
Mick Schumacher | Haas VF-22 | Ferrari | 1’15,684″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-22 | Ferrari | 1’15,815″ |
Lando Norris | McLaren MCL36 | Mercedes | 1’15,851″ |
Carlos Sainz | Ferrari F1-75 | Ferrari | 1’15,856″ |
Yuki Tsunoda | Alpha Tauri AT03 | Honda | 1’15,865″ |
Charles Leclerc | Ferrari F1-75 | Ferrari | 1’15,868″ |
Daniel Ricciardo | McLaren MCL36 | Mercedes | 1’15,994″ |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo C42 | Ferrari | 1’16,047″ |
Nicholas Latifi | Williams FW44 | Mercedes | 1’16,181″ |
Lance Stroll | Aston Martin AMR22 | Mercedes | 1’16,263″ |
Sebastian Vettel | Aston Martin AMR22 | Mercedes | 1’16,400″ |
Guanyu Zhou | Alfa Romeo C42 | Ferrari | 1’16,468″ |
Logan Sargeant | Williams FW44 | Mercedes | 1’16,480″ |