Equipas carregam energias na cidade de Hail
A primeira semana do Dakar foi, sem margem de dúvida, a mais difícil dos últimos anos, Esta sexta-feira é dia de descanso, propício às equipas retemperar energias e atacar a metade que resta percorrer. Cabe agora aos mecânicos restaurar as máquinas e devolve-las primorosas aos pilotos.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
A cidade de Hail recebeu a caravana para o desejado dia descanso para pilotos, enquanto as equipas de assistência vão ter de trabalhar para recolocar as máquinas em condições de suportarem o que falta percorrer.
Por outro lado, organização aproveitou para acertar as contas, uma vez que a extensão da caravana e as horas tardias a que muitos terminam as etapas faz com que as classificações estejam em permanente acerto e com constantes alterações, muitas vezes provocadas por excesso de velocidade, em zonas onde esta é limitada.
Nas motos, o australiano Daniel Sanders (KTM), com quatro vitórias, em tiradas, tem dominado as operações e parece lançado para inscrever o seu nome na lista de vencedores.
O espanhol Tosha Scharena (Honda) é o seu mais direto perseguidor, a 15m’07s, diferença de tempo escassa para o que falta percorrer. Mas o australiano tem sabido gerir a vantagem de que tem disposto, aumentando ou diminuindo em função do que fazem os seus adversários e só não é maior por ter penalizado oito minutos, por excesso de velocidade.
O francês Adrien van Beveren (Honda), penalizado várias vezes por excesso de velocidade, ocupa a terceira posição, havendo mais seis pilotos a menos de meia-hora do espanhol, o que promete luta aberta pelo pódio final, embora Daniel Sanders parece ter tudo a seu favor para vencer.
Dos portugueses, depois do abandono, por queda, que o levou ao hospital, do luso-alemão Sebastian Bühler, é o transmontano Rui Gonçalves (Sherco) tem sido o mais rápido, quase sempre entre os 20 primeiros, com António Maio (Yamaha) e Bruno Santos (Husqvarna) a continuarem em prova, com o objetivo de chegar ao fim.
Nos automóveis, o abandono de candidatos, como o francês Sébastien Loeb e o espanhol Carlos Sainz, e os problemas que têm afetado o qatari Nasser Al-Attiyah (Dacia Sandrider) permite ao sul-africano Henk Lategan (Toyota Hilux IMT Evo) chegar ao dia de pausa no comando da prova, apesar de só ter ganho o Setor Seletivo de abertura.
O facto de não ter terminado nenhuma etapa para lá de 12.º, permite-lhe dispor de 10m17s de vantagem sobre o saudita Yazeed Al Rahji (Toyota Hilux Overdrive), já vencedor de uma tirada, mas penalizado por alguns excessos de velocidade, na ânsia de ser o primeiro piloto local a vencer a prova.
O sueco Mattias Ekström (Ford Raptor), graças a uma prova sem erros, ocupa o terceiro lugar, com Nasser Al-Attiyah, depois dos 10’ que “deu” à concorrência, na véspera do dia de descanso, a não descartar a hipótese de neutralizar os 35’ que têm de atraso para o sul-africano e vencer na estreia da Dacia na prova.
O português João Dias (Mini JCW Rally 3.0D) terminou a primeira parte da prova no 11.º lugar, a 13’30” do francês Guerlain Chicherit (Mini JCW Rally 3.0I), que o antecede na geral, diferença que terá de recuperar para regressar ao lote dos 10 primeiros.
GONÇALO GUERREIRO
EM SEGUNDO NO CHALLENGE
Excelente tem sido a estreia do português Gonçalo Guerreiro (Taurus T3 Max), que chega ao dia descanso no segundo lugar dos Challenge, a 28m34s de Nicolas Cavigliasso (Taurus T3 Max).
O piloto argentino tem dominado a categoria, e com 14m52s de avanço sobre o neerlandês Paul Spierings (Taurus T3 Max), pelo que o pódio final não é de descartar.
Luís Portela Morais (G Rally Team OT3) é sétimo com mais de uma hora de diferença para quem está à frente e atrás, pelo que se nada de anormal suceder será esse o seu lugar no final.
Enquanto isso, o jovem piloto de Leiria, Ricardo Porém, em MMP Rally Raid, é 12.º e tem por objetivo, para a segunda metade da prova, chegar ao “top ten”, do qual dista 43m11s. Para Mário Franco (X-Raid YZX 1000 R), Pedro Gonçalves (X-Raid YZX 1000 R), Maria Gameiro (X-Raid Fenic) e Rui Carneiro (GT Rally Team OT3) o objetivo passa por chegar ao fim, os dois últimos em “Super Rally”, Já Rui Carneiro comprometeu ontem a boa prova que estava a fazer, quando ficou parado na pista, depois de ter sido nono no Setor Seletivo anterior.
Com mais de uma hora de vantagem sobre seu mais direto perseguidor, o francês Xavier de Soultrait (Polaris RZR Pro R Sport), que comandou na fase inicial, o norte-americano Brock Heger (Polaris RZR Pro R Sport) tem tudo a seu favor para garantir a vitória entre os SSV.
E, tal como nos Challenge, Portugal tem um piloto no pódio provisório, Alexandre Pinto (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo R), tal como Gonçalo Guerreiro, “rookie”, que entra para a segunda parte com 24m39s de vantagem sobre o chileno Francisco Lopez (BRP CAN-AM Maverick R).
Fausto Mota, que navega o italiano Enrico Gaspari (Polaris RZR Pro R Sport), levou-o ao sexto lugar, enquanto João Monteiro (BRP CAN-AM Maverick R), 12.º, está a mais de uma hora do décimo lugar, enquanto João Dias (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo R), 27.º, já só tem por objetivo chegar ao fim.
Nos “pesos pesados”, o checo Martin Macik (MM Tecnology Powerstar), com quase duas horas de avanço sobre o neerlandês Mitchel van den Brick (Iveco Powerstar), tem tudo a seu favor para vencer.
O lituano Vaidotas Zala (Iveco Powerstar), que é navegado pelo português Paulo Fiúza, vinha a fazer uma excelente prova, n a estreia na categoria, ocupando o terceiro lugar, quase desde o início, mas, ontem, perdeu demasiado tempo, e caiu para oitavo, ficando arredado do pódio final.
Amanhã, sábado a competição regressa com a ligação entre Hail e Al Duwadimi, onde a caravana permanece até segunda-feira, com os concorrentes a terem de enfrentar um SS de 605 km.
CLASSIFICAÇÕES
GERAL
MOTOS
1.º, Daniel Sanders (KTM), 30.20’15”
2.º, Tosha Scharena (Honda), a 15’02”
3.º, Adrien van Beveren (Honda), a 24’31”
4.º, Ross Branch (Hero), a 25’48”
5.º, Skyler Howes (Honda), a 27’59”
6.º, Ricky Brabec (Honda), a 29’01”
7.º, Luciano Benavides (KTM), a 32’15”
8.º, Pablo Quintanilla (Honda), a 40’49”
9.º, José Igancio Cornejo (Hero), a 49’31”
10.º, Edgar Canet (KTM), a 1.09’44”
………………………………………………
19.º, Rui Gonçalves (Sherco), a 2.06’07”
……………………………………………..
25.º, António Maio (Yamaha), a 3’17’39”
………………………………………………..
57.º, Bruno Santos (Husqvarna), a 10.32’21”
AUTOMÓVEIS
1.º, Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota Hilux IMT Evo), 28.10’11”
2.º, Yazeed Al Rahji/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive), a 10’17”
3.º, Mattas Ekström/Emil Bergkvist (Ford Raptor), a 20’54”
4.º, Nasser Al-Attiyah/Edouard Boulanger (Dacia Sandrider), a 35’00”
5.º, Lucas Moraes/Armand Monleon (Toyota GR DKR Hilux), a 41’55”
6.º, Mitchel Guthrie/Kellon Walch (Ford Raptor), a 42’44”
7.º, Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century CR7), a 45’59”
8.º, Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveras (Toyota Hilux Overdrive), a 1.03’17”
9.º, Seth Quintero/Dennis Zenz (Toyota Hilux IMT Evo), a1’30,10”
10.º, Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Mini JDW Rally 3.0I), a 1.38’45”
11.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Mini JCW Rally 3.0D), a 1.52’15”
CHALLENGE
1.º, Nicolas Cavigliasso/Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max), 30.38’42”
2.º, Gonçalo Guerreiro/Cadu Sachs (Taurus T3 Max), a 28’34”
3.º, Paul Spierings/Jan Pieter van der Stelt (Taurus T3 Max), a 43’26”
4.º, Abdulaziz Al-Kuwari/Nasser Al-Kuwari (Taurus T3 Max), a 1.31’35”
5.º, Dania Akeel/Stéphane Duple (Taurus T3 Max), a 1.37’59”
6.º, Pau Navarro/Lizandro Sisterna (Taurus T3 Max), a 2.02’16”
7.º, Luís Portela Morais/David Megre (Grallyteam OT3), a 3.04’07”
8.º, Corbin Leaverton/Taye Perry (Taurus T3 Max), a 4.14’56”
9.º, Adam Kus/Dmyto Tsyro (Taurus T3 Max), a 4.26’35”
10.º, Puck Klaassen/Charan Moore (G Rally Team OT3), a 4.41’33”
…………………………………………………..
12.º, Ricardo Porém/Nuno Sousa (MMP Rally Raid), a 5.24’44”
……………………………………………….
25.º, Mário Franco/Rui Franco (X-Raid YXZ 1000 R), a 14.45’12”
…………………………………………………….
30.º, Pedro Gonçalves/Hugo Magalhães (X-Raid YXZ 1000R), a 17.22’31”
……………………………………………
39.º, Maria Gameiro/José Marques (X-Raid Fenic), a 54.47’21”
…………………………………………..
41.º, Rui Carneiro/Ola Floene (G Rally Team OT3), a 60.10’12”
SSV
1.º, Brock Heger/Max Eddy (Polaris RZR Pro R Sport), 31.51’54”
2.º, Xavier de Soultrait/Martin Bonnet (Polaris RZR Pro R Sport), a 1.18’30”
3.º, Alexandre Pinto/Bernardo Sousa (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 1.34’20”
4.º, Francisco Lopez/Juan Pablo Latrach (BRP CAN-AM Maverick R), a 1.58’59”
5.º, Jerome de Sadeleer/Diego Ortega (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 3.57’50”
6.º, Enrico Gaspari/Fausto Mota (Polaris RZR Pro R Sport), a 7.19’46”
7.º, Roger Grouwels/Rudolf Meijer (BRP CAN-AM Maverick R), a 8.06’17”
8.º, Hunter Miller/Andrew Short (BRP CAN-AM Maverick R), a 8.27’24”
9.º, Gerard Farres/Toni Vingut (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo R), a 8.29’59”
10.º, Sebastian Guayasamn/Fernando Acosta (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 9.37’08”
…………………………………………………….
12.º, João Monteiro/Nuno Morais (BRP CAN-AM Maverick R), a 10.46’31”
…………………………………………………….
27.º, João Dias/Gonçalo Reis (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 39.47’59”
CAMIÕES
1.º, Martin Macik/Frantisek Tomasek/David Svanda (MM Technology Powerstar), 31.10’49”
2.º, Mitchel van den Brink/Jarno van de Pol/Moises Torrallardona (Iveco Powerstar), a 1.56’33”
3.º, Ales Loprais/David Kripal/Darek Rodewald (Iveco Powerstar), a 2.16’53”
4.º, Martin Soltys/Vlastimil Miksch/Tomas Sikola (Tatra Buggyra Evo 3), a 3’39’03”
5.º, Martin van den Brink/Bart van Heun/Rijk Mouw (Iveco Powerstar), a 3.59’15”
…………………………………………..
8.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza/Max van Grol (Ivero Powerstar), a 5.11’17”