AUTOMÓVEISComércio & Indústria

VW entregou 4,8 milhões de veículos em 2024

Volkswagen mantém a liderança de mercado na Europa e está a crescer significativamente na América do Norte e do Sul. A marca entregou cerca de 500 mil unidades do modelo totalmente elétrico ID.3, desde o lançamento. Tendência SUV mantida: a nova geração do T-Roc chega em 2025.

carlos.sousa@autolook.pt

Apesar de fortes adversidades, a Volkswagen entregou cerca de 4,8 milhões de veículos a clientes em todo o mundo no ano passado (1,4% a menos do que no ano anterior). De acordo com a Autoridade Federal de Transportes Motorizados da Alemanha (KBA), a Volkswagen manteve-se como líder clara de mercado na Alemanha, com uma quota de mercado de 19,1%.

Martin Sander, membro do Conselho de Administração da Volkswagen para Vendas, Marketing e Pós-Venda, afirmou que, «a nível global, 2024 foi um ano difícil, com uma atividade económica fraca, desafios políticos e uma concorrência intensa – particularmente na China. No entanto, começamos o novo ano com otimismo».

«Não só temos produtos atrativos, como também estamos a responder às necessidades de uma grande variedade de grupos de clientes com a nossa ampla e diversificada gama de modelos que abrange todos os tipos de motorização», acrescetou.

A marca também destaca uma vasta gama de veículos elétricos a bateria (BEVs). Desde o lançamento da família ID. em 2019, a Volkswagen vendeu mais de 1,35 milhões de unidades do ID. em todo o mundo, incluindo cerca de 500.000 unidades do ID.3. No ano passado, a Volkswagen vendeu 383.100 BEVs.

LÍDER DE MERCADO INCONTESTÁVEL NA ALEMANHA

Em 2024, a Volkswagen manteve-se como a líder clara de mercado na Alemanha, com uma quota de mercado de 19,1%, segundo a KBA. Entre os dez modelos mais populares, cinco são da Volkswagen: Golf, T-Roc, Tiguan, Passat e Polo.

A Volkswagen também liderou o mercado alemão no segmento de veículos elétricos a bateria (BEV), com 16,3% das novas matrículas – um aumento de 2,8 pontos percentuais em relação a 2023.

NÚMEROS DE ENTREGAS POR REGIÕES AO REDOR DO MUNDO

  • Europa: 1.254.500 entregas (queda de 1,7% face ao ano anterior)
  • América do Sul: 479.400 entregas (aumento de 21,1% face ao ano anterior)
  • América do Norte: 592.300 entregas (aumento de 18,4% face ao ano anterior)
  • China: 2.198.900 entregas (queda de 8,3% face ao ano anterior)

TENDÊNCIA SUV MANTIDA EM 2024

Os SUV continuaram a ser altamente procurados em 2024, tanto com sistemas de motorização convencionais como em variantes totalmente elétricas. Estes representam agora 47% do total de entregas da Volkswagen – um aumento de 1,4 pontos percentuais face a 2023.

O Tiguan manteve-se como o SUV mais popular e o modelo mais vendido, seguido pelo T-Roc. Desde o lançamento deste modelo crossover compacto, já foram vendidas mais de 2 milhões de unidades. A Volkswagen irá lançar a próxima geração do T-Roc em 2025.

O Polo também tem motivos para comemorar – 50 anos após o lançamento da sua primeira geração. Até hoje, o pequeno automóvel da Volkswagen continua a ser muito popular em todo o mundo, com mais de 20 milhões de unidades já entregues. No Brasil, por exemplo, foi alcançado um recorde com 172.510 unidades do Polo entregues aos clientes no ano passado.

Em Portugal a marca consolidou o Top 6 no mercado de passageiros, com uma quota de mercado de 5,6%. Foi um ano muito importante com sete lançamentos que prepararam e fortaleceram a Marca para os desafios do futuro.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *