Ricardo Porém no 3.º Bivouac na etapa 48h
A primeira semana do Rali Dakar 2025 já provou ser um teste formidável para os participantes, com a desafiante etapa Chrono de 48h a ocupar o centro das atenções já na segunda etapa. Num total de mais de 960 quilómetros, a rota exige uma resistência e habilidade excecionais ao navegar por diversos tipos de piso.
carlos.sousa@autolook.pt
Às 17h00 locais, os pilotos foram obrigados a dirigir-se para um dos seis acampamentos designados ao longo do percurso. Estas paragens noturnas estão estrategicamente posicionadas para proporcionar um breve descanso, mas sem assistência de pessoal externo e equipas de assistência.
Os participantes devem confiar exclusivamente na sua própria preparação e conhecimentos. Até mesmo a colaboração entre colegas de equipa está limitada àqueles que partilham o mesmo acampamento.
Os pilotos transportam os seus próprios sacos-cama, colchões e tendas, enquanto os organizadores do evento garantem rações básicas como água e alimentação. A corrida será retomada amanhã de manhã, com as equipas a regressarem a Bisha, onde aguardam as suas equipas e todas as infraestruturas de apoio.
Ricardo Porém e Nuno Sousa (MMP Competition) ocupa, provisoriamente o 14.º lugar da etapa e 10.º da Geral Virtual tendo hoje pernoitado no terceiro de sete acampamentos preparados pela organização.
Aos jornalistas no local, Ricardo Porém sublinhou que, durante a etapa, «não evitámos alguns problemas, em que o carro ficou sem marcha-atrás e tivemos algumas dificuldades ao passar as dunas por aquecimento do carro». «Problemas que nos atrasaram um pouco mas que fazem parte do Dakar e que vamos compensar rapidamente», afiançou o piloto de Leiria.