Thierry Neuville no comando do Rali do Japão
O piloto belga do Hyundai i20 N Rally1 destronou o britânico Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) do comando do Rali do Japão, 13.ª e última prova da temporada, e terminou o penúltimo dia de prova com quatro segundos de vantagem sobre o piloto da Toyota.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)
A exemplo do que sucedeu na véspera, o terceiro dia do Rali do Japão também teve uma especial anulada, na circunstância a primeira passagem pela super-especial de Okazaki City (1,40 km).
O belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) ascendeu ao comando por troca com o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), com os dois a partirem para os derradeiros 69,82 km competitivos, divididos por cinco classificativas, separados por 4 segundos, o que deixa tudo em aberto no que diz respeito ao triunfo na derradeira prova de temporada.
Terceiro no arranque do terceiro dia da prova, atrás do inglês e do belga, o finlandês Kalle Rovampera (Toyota GR Yaris Rally1) ficou afastado da luta pela vitória logo na primeira prova de classificação do dia, por ter batido numa pedra e furado.
Uma situação em que optou por mudar o pneu e que lhe custou um atraso de mais de 2m30s para os primeiros e a queda para o 13.º lugar da geral. No entanto, ainda recuperou duas posições até ao final do dia, ficando a dúvida de saber se consegue chegar aos 10 primeiros, no derradeiro dia da competição, do qual dista 45,2 segundos.
O estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally1), que se despede da marca sul-coreana, tem o terceiro lugar na mão, com o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1) a caminho do quarto lugar, o mesmo que alcançou na Suécia e em Portugal e que só é batido pela ida ao pódio no Quénia.
Nos RC2 na luta entre os finlandeses Emil Lindholm (Skoda Fabia Rally2 Evo) regressou ao comando no primeiro troço do dia, posição que manteve até ao fim, à frente do seu compatriota Sami Pajari (Skoda Rally2 Evo), com o neerlandês Gregoire Munster (Hyundai i20 N Rally2) a beneficiar dos 50” de penalização (cinco minutos em tempo real) sofridos pelo finlandês Teemu Suninen (Hyundai i20 N Rally2) para se intrometer entre os pilotos nórdicos.
A prova japonesa termina com uma dupla passagem por duas especiais, uma delas com 21,59 km, e por mais uma feita por uma vez, com a “Power Stage” (7,52 km), a ser a mais curta do dia.
CLASSIFICAÇÃO APÓS 14 ESPECIAIS – 1.º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundia i02 N Rally1), 1.51’28,3”; 2.º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 4,0”; 3.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 39,9”; 4.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’04,5”; 5.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), a 2’46,7”; 6.º, Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1), a 3’25,4”; 7.º, Emil Lindholm/Reeta Hamalainen (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 4’54,1” (1.º RC2); 8.º, Sami Pajari/Enni Malkonen (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 5’41,7”; 9.º, Gregoire Munster/Louis Louka (Hyundai i20 N Rally2), a 5’54,3”; 10.º, Teemu Suninen/Mikko/Markkula (Hyundai i20 N Rally1), a 5’56,5”. Estão classificadas mais 22 equipas.