Loeb e Lurquin foram desclassificados do Dakar
Como era expetável e na sequência da inspeção técnica efetuada pela FIA, Sébastien Loeb e Fabian Lurquin foram excluídos da corrida do Dakar devido a uma barra de segurança danificada no Dacia Sandrider.
CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
No regresso de Sébastien Loeb e Fabian Lurquin ao bivouac de Al Henakiyah, tudo se conjugava que a dupla francesa poderia estar mais perto da porta de saída do Dakar, devido ao estado deplorável do Dacia Sandrider, depois de ter sofrido graves danos num capotanço ao quilómetro a12 da terceira etapa.
Pese embora Sébastien Loeb e Fabian Lurquin terem concluído a etapa, uma inspeção da FIA considerou que a viatura não reunia as condições de segurança para prosseguirem em prova. Aliás, a expressão sisuda dos mecânicos, junto à cortina fechada do Sandrider T1+ de Sébastien Loeb e Fabian Lurquin dava de imediato a entender que a dupla não iria estar à partida para nova tirada, esta quarta-feira.
Os comissários da FIA anunciaram danos na barra de segurança da viatura de quatro rodas motrizes, segundo nota emitida às 22h40 (hora local), a desclassificação foi inevitável, uma vez que o “rol bar” estava dobrado na lateral direita da viatura.
Para Sébastien Loeb, esta é a terceira vez, em nove participações, que não chega ao fim de um Dakar. Em 2018, esteve envolvido num acidente nas dunas peruanas, causando a lesão no cóccix de seu então copiloto, Daniel Elena, e o inevitável abandono. Em 2021, o Prodrive Hunter revelou falta de fiabilidade, além da inexistência de peças e componentes de reposição que fez com que o piloto francês regressasse a casa a sensivelmente a meio do Dakar desse ano.
Refira-se que a 47.ª edição do Dakar já tinha colocado um ponto final na participação de Carlos Sainz e Lucas Cruz. Os espanhóis, campeões em título, também danificaram a barra de segurança do Ford Raptor T1+ durante a primeira metade da etapa 48 Horas Chrono, no domingo. Na véspera, foi a catalã Laia Sanz e Maurizio Gerini (Century) sofrer o mesmo destino, pela mesma razão.