João Ferreira reentrou no “top 10” do Dakar
Depois do dia de descanso, em Ha’il, João Ferreira e Filipe Palmeiro cumpriram hoje a sexta etapa do Dakar Rally 2025, onde foram segundos classificados. Piloto de Leiria e navegador de Portalegre partem para a sétima tirada na nona posição da classificação geral dos automóveis.
carlos.sousa@autolook.pt
![](https://autolook.pt/wp-content/uploads/2025/01/Joao-Ferreira1-6-300x200.jpg)
O jovem de Leiria, João Ferreira, alcançou hoje o melhor resultado até agora na edição deste ano do Dakar. Ao volante do Mini JCW 3.0d da X-Raid e movido a combustível 100% renovável da Repsol Portugal, o piloto navegado pelo portalegrense volta a entre no “top 10” da geral, reforçando os índices de confiança e ambição nos próximos compromissos.
«Fizemos uma etapa com um ritmo muito bom, aproveitando bem a posição de partida mais atrás. Fomos consistentes e apensas batidos pelo nosso companheiro de equipa, o belga Guillaume DeMevius que foi segundo classificado no Dakar em 2024», afirmou João Ferreira à chegada ao Bivouac de Al Duwadimi.
![](https://autolook.pt/wp-content/uploads/2025/01/Joao-Ferreira2-2-300x200.jpg)
«Só não foi um dia perfeito para a equipa porque o Guerlain Chicherit teve um grande acidente, numa zona onde também acabámos por sofrer um grande susto. Felizmente a dupla está bem, mas fora da prova. Amanhã é muito possível que, arrancando de segundos, tenhamos alguma dificuldade em impor o nosso ritmo mas, o Dakar é isto mesmo», acrescentou o jovem piloto de Leiria.
Na etapa de amanhã, pilotos e máquinas vão ter de se preparar para navegar sem depender dos rastos deixados pelos concorrentes que seguem à sua frente, até porque a divisão do percurso volta a acontecer, com motos e carros a fazerem percursos diferentes.
A etapa, que começa e termina no Bivouac de Al Duwadimi, tem todos os ingredientes certos: navegação, uma mistura de terrenos rápidos e lentos e, como cereja no topo do bolo, uma passagem pelas zonas mais montanhosas.