Fórmula E abre hostilidades em 2025 no México
A 11.ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA inicia o ano civil de automobilismo de 2025 com a segunda ronda na Cidade do México, a disputar no próximo sábado.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Depois de uma emocionante abertura de temporada em São Paulo, a Fórmula E está de volta para 2025. Desta vez, o campeonato retorna à cidade favorita dos fãs, a Cidade do México, para o próximo capítulo do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA diante de uma base de fãs apaixonados pelo automobilismo.
O Campeonato do Mundo de Fórmula E de 2025 começou, em Dezembro, na cidade brasileira de São Paulo e a primeira corrida do novo ano tem lugar no Autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México.
Trata-se de um traçado mais curto do que o utilizado na Fórmula 1, mas que aproveita a parte do estádio sempre repleta de milhares de espectadores. Tal como sucedeu em São Paulo haverá apenas uma corrida – sábado à noite, às 20h30 hora de Lisboa).
Vencedor da corrida de abertura, o neozelandês Mitch Evans (Jaguar) defende o comando do campeonato, com o português António Félix da Costa (Porsche) a ter um bom início de temporada, como o demonstra o segundo lugar alcançado em São Paulo.
Recorde-se que o experiente piloto de Cascais esteve sempre na luta pela vitória, o que lhe permitiu arrecadar o ponto suplementar da volta mais rápida. E se o ano passado não conseguiu os resultados que desejava, o bom começo da nova temporada pode levar António Félix da Costa à discussão do título, que já foi seu em 2020.
Se Jaguar e Porsche ocuparam as duas primeiras posições na corrida de abertura, McLaren e Mahindra mostraram estar competitivas e puderam ser adversárias difíceis de bater, já que os seus pilotos ocuparam as posições seguintes, com os homens de Woking a levaram vantagem sobre os da marca indiana.
CLASSIFICAÇÕES
PILOTOS – 1.º, Mitch Evans, 25 pontos; 2.º, António Félix da Costa, 19; 3.º, Taylor Barmard, 15; 4.º, Sam Bird, 12; 5.º, Edoardo Mortara, 10; 6.º, Nyck de Vries, 8; 7.º, Sébastien Buemi, 6; 8.º, Dan Ticktum, 4; 9.º, Pascal Wehrlein, 3; 10.º, Jean-Eric Vergne, 2; 11.º, Stoffel Vandoorne, 1
EQUIPAS – 1.º, Neom McLaren Formula E Team, 27 pontos; 2.º, Jaguar TCS Racing, 25; 3.º, TAG Heuer Porsche Formula E Team, 22; 4.º, Mahindra Racing, 18; 5.º, Envision Racing, 6; 6.º, Cupra Kiro, 4; 7.º, DS Penske, 2; 8.º, Maserati MSG Racing, 1.
MARCAS – 1.º, Jaguar, 31 pontos; 2.º, Nissan, 27; 3.º, Porsche, 22; 4.º, Mahindra, 18; 5.º, Stellantis, 3.