Al Rajhi e Sanders “endiabrados” hoje no Dakar
O saudita Yazeed Al Rajhi venceu hoje a quarta etapa do Dakar, na categoria de automóveis, enquanto o australiano Daniel Sanders impôs-se nas motos, entre as quais o português Rui Gonçalves (Sherco) foi quinto classificado.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
A primeira metade da etapa maratona proporcionou a mudança do comando nos SSV, com o americano Broke Heger (Polaris RZR Pro R Sport) a ascender ao primeiro lugar, tirando partido do mau dia do francês Xavier de Soultrait (Polaris RZR Pro R Sport), que comandava a categoria desde o arranque da prova
Nas motos apesar de ao longo do percurso vários pilotos terem passado pelo topo da classificação, a verdade é que, à chegada, o australiano Daniel Sanders (KTM) somou mais uma vitória, a quarta do ano, e cimentou a posição o primeiro lugar que ocupa desde o primeiro dia. O segundo mais rápido foi o espanhol Tosha Scharena (Honda), batido por escassos 15 segundos, enquanto todos os outros ficaram a mais de sete minutos da concorrência.
Entre os portugueses, o primeiro a brilhar foi Bruno Santos (Husqvarna), que era quarto ao fim dos primeiros 30 km da etapa, mas, no final, seria Rui Gonçalves (Sherco), como tem sucedido com regularidade a ser o mais rápido dos pilotos lusos, ao registar o quinto tempo no Setor Seletivo, o seu melhor resultado até agora, o que lhe permitiu ascender ao 16.º lugar da geral.
Por sua vez, António Maio (Yamaha) foi 20.º na tirada e é 29.º na geral, enquanto Bruno Santos, depois do bom começo, acabou por perder mais de 4 horas e meia para o vencedor.
HENK LATEGAN CEDE
TEMPO PARA YAZZED AL RAHJI
Nos automóveis, o saudita Yazzed Al Rahji (Toyota Hilux Overdrive), que não esconde o desejo de ser o primeiro piloto a vencer em casa, pode ter dado um importante passo para o conseguir, ao assegurar o melhor tempo na etapa.
Uma performance que lhe permitiu reduzir para 6m54s, em consequência de uma penalização de quatro minutos, o atraso em relação ao sul-africano Henk Lategan (Toyota Hilux IMT Evo), que conservou o comando, a ser segundo na tirada.
Face ao atraso e ao abandono de alguns dos principais candidatos à vitória, a luta pela vitória pode estar cada vez mais reduzida aos dois primeiros. Já o leiriense João Ferreira (Mini JCW Rally 3.0D), ao contrário do que sucedeu ontem, perdeu tempo – foi 24.º no Setor Seletivo –, mas manteve o nono lugar na geral.
O argentino Nicolas Cavigliasso (Taurus T3 Max) continua a dominar nos Challenger e tem 25m14s de vantagem sobre o norte-americano Corbin Leaverton (Taurus T3 Max), segundo da etapa, que ascendeu a idêntica posição na geral, por troca com o português Gonçalo Guerreiro (Taurus T3 Max), sexto no Setor Seletivo, que está a 4m21s do líder
Tal como Gonçalo Guerreiro, também Luís Portela Morais (Taurus T3 Max) desceu um lugar na geral, para oitavo, depois de ser 13.º na etapa. Em destaque esteve Rui Carneiro (G Rally Team OT3), nono na tirada, com Ricardo Porém (MMP Rally Raid), Luís Portela de Morais (G Rally Team OT3) e Mário Franco (X-Raide YZX 1000R) a classificarem-se de seguida a partir do 12.º lugar no Setor Seletivo.
MUDANÇA DE COMANDO NOS SSV
Primeira mudança de comandante nos SSV, com o francês Xavier de Soultrait (Polaris RZR Pro R Sport) a perder mais de hora e meia para os mais rápidos e a ver a possibilidade de vencer a prova esfumar-se. Segundo na etapa, o norte-americano Brock Heger (Polaris RZR Pro R) ascendeu ao comando da categoria, com mais de uma 1h20m de avanço sobre o francês enquanto o português Alexandre Pinto (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR) a conservar o terceiro lugar a 9m28s do francês e com 52m52s de vantagem sobre o espanhol Francisco Lopez (BRP CAN-AM Maverick R).
Contudo, no Setor Seletivo, João Dias (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR) foi o mais rápido dos portugueses na categoria, ao registar o quinto, duas posições à frente de Alexandre Pinto.
PAULO FIÚZA MANTEVE TERCEIRA
POSIÇÃO NOS “PESOS PESADOS”
Nos camiões, o checo Martin Macik (MM Tecnology Powerstar) voltou a ser o mais rápido e passou a ter a confortável vantagem de 45m54s sobre o seu compatriota, Ales Loprais (Iveco Powerstar), que perdeu mais de 40 minutos, para o comandante.
O lituano Vaidotas Zala (Iveco Powerstar), navegado pelo português Paulo Fiúza, foi quarto na tirada, manteve o terceiro lugar da geral, mas reduziu para 10m23s, o atraso em relação a Ales Loprais
Amanhã cumpre-se a segunda parte da etapa maratona, que vai levar a caravana até Hail, por um Setor Seletivo de 428 km, a que se junta, no final uma ligação de 64 km, por a partida ser dada no acampamento.
Sexta-feira será dia de descanso, para os homens, recuperarem do desgaste físico e emocional da primeira metade da prova, com as equipas de assistência a terem intenso trabalho para reparar os estragos provocados pelo que já passou.
CLASSIFICAÇÕES
SECTOR SELECTIVO (415 KM)
MOTOS
1.º, Daniel Sanders (KTM), 5.10’33”
2.º, Tosha Scharena (Honda), a 15”
3.º, Jose Cornejo (Hero), a 7’49”
4.º, Adrien van Beveren (Honda), a 8’08”
5.º, Rui Gonçalves (Sherco), a 8’55”
6.º, Tobias Ebster (KTM), a 1014”
7.º, Bradley Cox (KTM), a 10’55”
8.º, Lorenzo Santolini (Sherco), a 12’27”
9.º, Pablo Quintanilla (Honda), a 12’38”
10.º, Stefan Svitko (KTM), a 15’42”
……………………………………………..
20.º, António Maio (Yamaha), a 24’37”
………………………………………………..
98.º, Bruno Santos (Husqvarna), a 4.40’29”
AUTOMÓVEIS
1.º, Yazeed Al Rahji/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive), 4.26’40”
2.º, Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota Hilux IMT Evo), a 4’51”
3.º, Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveras (Toyota Hilux Overdrive), a 10’45”,
4.º, Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor), a 10’55”
5.º, Denis Krotov/Konstsantin Zhiltsov (Mini JCW Rally 3.0I), a 13’17”
6.º, Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century CR7), a 14’01”
7.º, Mitchell Guthrie/Kellon Walch (Ford Raptor), a 15’20”
8.º, Mattas Ekström/Emil Bergkvist (Ford Raptor), a 16’57”
9.º, Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century CR7), a 17’11”
10.º, Lucas Moraes/Armand Monleon (Toyota GR DKR Hilux), a 18’36”
…………………………………………………………..
23.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Mini JCW Rally 3.0D), a 43’51”
CHALLENGER
1.º, Nicolas Cavigliasso/Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max), 5.07’43”
2.º, Corbin Leaverton/Taye Perry (Taurus T3 Max), 3’05”
3.º, Abdulaziz Al-Kuwari/Nasser Al-Kuwari (Taurus T3 Max), a 4’10”
4.º, Paul Spierings/Jan Pieter van der Stelt (Taurus T3 Max), a 4’51”
5.º, David Zille/Sebastian Cesana (Taurus T3 Max), a 8’25”
6.º, Gonçalo Guerreiro/Cadu Sachs (Taurus T3 Max), a 10’06”
7.º, Eduard Pons/Jaume Betriu (Taurus T3 Max), a 11’59”
8.º, Oscar Ral/Xavier Blanco (Taurus T3 Max), a 15’04”
9.º, Rui Carneiro/Ola Floene (G Rally Team OT3), a 18’54”
10.º, Jedidia Favre/Antonie Lecourbe (MPP Rally Raid), a 20’58”
………………………………………………………..
12.º, Ricardo Porém/Nuno Sousa (MMP Rally Raid), a 33’56”
13.º, Luís Portela Morais/David Megre (G Rally Team OT3), a 37’03”
14.º, Mário Franco/Rui Franco (X-Raid YXZ 1000R), a 46’12”
SSV
1.º, Sara Price/Sean Berriman (BRP CAN-AM Maverick R), 5’13,38”
2.º, Francisco Lopez/Juan Pablo Latrach (BRP CAN-AM Maverick R), a 1’08”
3.º, Brock Heger/Max Eddy (Polaris RZR Pro R Sport), a 18’07”
4.º, Hunter Milles/Andrew Short (BRP CAN-AM Maverick R), a 31’32”
5.º, João Dias/Gonçalo Reis (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 32’02”
6.º, Fernando Alvarez/Xavier Panseri (BRP CAN-AM Maverick R), a 36’03”
7.º, Alexandre Pinto/Bernardo Sousa (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 41’07”
8.º, Florent Vayssade/Nicolas Rey (Polaris RZR Pro R Sport), a 51’37”
9.º, Jerome de Sadeleer/Diego Ortega (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 53’54”
10.º, Sebastian Guayasamn/Fernando Acosta (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 54’09”
CAMIÕES
1.º, Martin Macik/Frantisek Tomasek/David Svanda (MM Technology Powerstar), 5.02’46”
2.º, Mitchel van den Brink/Jarno van de Pol/Moises Torrallardona (Iveco Powerstar), a 3’38”
3.º, Kees Koolen/Wouter de Graaff/Daniel Kozlovsky (MM Technology Powerstar), a 8’45”
2.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza/Max van Grol (Iveco Powerstar), a 21’54”
5.º, Martin Soltys/Vlastimil Miksch/Tomas Sikola (Tatra Buggyra Evo 3), a 22’12”
GERAL
MOTOS
1.º, Daniel Sanders (KTM), 25.15’33”
2.º, Tosha Scharena (Honda), a 13’26”
3.º, Ross Branch (Hero), a 26’10”
4.º, Skyler Howes (Honda), a 27’01”
5.º, Ricky Brabec (Honda), a 29’13”
6.º, Adrien van Beveren (Honda), a 29’26”
7.º, Pablo Quintanilla (Honda), a 33’14”
8.º, Luciano Benavides (KTM), a 35’57”
9.º, José Igancio Cornejo (Hero), a 54’01”
10.º, Lorenzo Santolini (Sherco), a 59’39”
………………………………………………
16.º, Rui Gonçalves (Sherco), a 1.36’10”
……………………………………………..
29.º, António Maio (Yamaha), a 2’57’28”
………………………………………………..
54.º, Bruno Santos (Husqvarna), a 7.37’26”
AUTOMÓVEIS
1.º, Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota Hilux IMT Evo), 24.36’24”
2.º, Yazeed Al Rahji/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive), a 6’54”
3.º, Mattas Ekström/Emil Bergkvist (Ford Raptor), a 21’40”
4.º, Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century CR7), a 30’25”
5.º, Lucas Moraes/Armand Monleon (Toyota GR DKR Hilux), a 33’25”
6.º, Mitchel Guthrie/Kellon Walch (Ford Raptor), a 34’09”
7.º, Nasser Al-Attiyah/Edouard Boulanger (Dacia Sandrider), a 35’53”
8.º, Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveras (Toyota Hilux Overdrive), a 41’10”
9.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Mini JCW Rally 3.0D), a 1.11’07”
10.º, Urvo Männama/Risto Lepik (Toyota Hilux Overdrive), a 1’17,36”
CHALLENGE
1.º, Nicolas Cavigliasso/Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max), 25.32’26”
2.º, Corbin Leaverton/Taye Perry (Taurus T3 Max), 25’14”
3.º, Gonçalo Guerreiro/Cadu Sachs (Taurus T3 Max), a 29’35”
4.º, Paul Spierings/Jan Pieter van der Stelt (Taurus T3 Max), a 36’53”
5.º, Pau Navarro/Lizandro Sisterna (Taurus T3 Max), a 1.17’11”
6.º, Dania Akeel/Stéphane Duple (Taurus T3 Max), a 1.20’59”
7.º, Abdulaziz Al-Kuwari/Nasser Al-Kuwari (Taurus T3 Max), a 1.37’32”
8.º, Luís Portela Morais/David Megre (Grallyteam OT3), a 2.04’09”
9.º, Eduard Pons/Jaune Betriu (Taurus T3 Max), a 3.00’14”
10.º, Jededia Favre/Antoine Lecourbe (MMP Rally Raid), a 3’15’43”
…………………………………………………
15.º, Ricardo Porém/Nuno Sousa (MMP Rally Raid), a 5.10’52”
……………………………………………….
21.º, Mário Franco/Rui Franco (X-Raid YXZ 1000 R), a 14.08’58”
22.º, Rui Carneiro/Ola Floene (G Rally Team OT3), a 20.46’28”
SSV
1.º, Brock Heger/Max Eddy (Polaris RZR Pro R Sport), 26.25’40”
2.º, Xavier de Soultrait/Martin Bonnet (Polaris RZR Pro R Sport), a 1.20’27”
3.º, Alexandre Pinto/Bernardo Sousa (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 1.29’55”
4.º, Francisco Lopez/Juan Pablo Latrach (BRP CAN-AM Maverick R), a 2.22’47”;
6.º, Jerome de Sadeleer/Diego Ortega (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 3.27’13”
6.º, Fernando Alvarez/Xavier Panseri (BRP CAN-AM Maverick R), a 4.16’19”
7.º, Hunter Miller/Andrew Short (BRP CAN-AM Maverick R), a 6.33’38”
8.º, Roger Grouwels/Rudolf Meijer (BRP CAN-AM Maverick R), a 7.32’00”
9.º, Sebastian Guayasamn/Fernando Acosta (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 9.02’00”
10.º, Fidel Castillo/Anuar Osman (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), 9.58”51”
…………………………………………………….
15.º, João Dias/Gonçalo Reis (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 39.42’10”
CAMIÕES
1.º, Martin Macik/Frantisek Tomasek/David Svanda (MM Technology Powerstar), 26.08’56”
2.º, Ales Loprais/David Kripal/Darek Rodewald (Iveco Powerstar), a 45’54”
3.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza/Max van Grol (Iveco Powerstar), a 56’17”
4.º, Mitchel van den Brink/Jarno van de Pol/Moises Torrallardona (Iveco Powerstar), a 1.16’56”
5.º, Martin Soltys/Vlastimil Miksch/Tomas Sikola (Tatra Buggyra Evo 3), a 2’49’32”.