Toyota revela o novo SUV compacto Yaris Cross

Projectado e desenvolvido para a Europa, o Yaris Cross será produzido em França com um volume anual superior a 150.000 unidades, cuja estreia mundial em Abril 2020 antes da introdução no mercado em 2021. Em Portugal, à semelhança do RAV4 e Prius, toda a gama Yaris Cross será electrificada com a tecnologia híbrida da Toyota.

(auto.look2010@gmail.com)

A vida urbana apresenta grandes desafios. Quando se trata de conduzir, a cidade é um ambiente em que os condutores apreciam cada vez mais as qualidades robustas e altas de um SUV, mas numa escala adaptada às ruas citadinas e com um importante foco no desempenho ambiental.

Ao mesmo tempo, os condutores de hoje querem um veículo que seja distinto e elegante, e que tenha toda a flexibilidade necessária para um estilo de vida activo. Estas, são exactamente as premissas da Toyota ao criar o novo Yaris Cross.

O novo Yaris Cross foi projectado e desenvolvido para a Europa, especificamente para atender aos requisitos e preferências do mercado B-SUV. Será produzido na Europa a partir de 2021, na Toyota Motor Manufacturing France, ao lado da nova geração Yaris.

UM VERDADEIRO HÍBRIDO, UM VERDADEIRO SUV

O novo Yaris Cross baseia-se na forte herança de electrificação da Toyota com a avançada tecnologia “Full-hybrid”, no design de automóveis compactos e engenharia dos SUV. A liderança mundial da Toyota na electrificação, com a tecnologia híbrida, inclui o pioneirismo de disponibilizar um sistema híbrido num carro do segmento B, no Yaris Hybrid original de 2012. A inigualável experiência adquirida pela marca, garante que o novo sistema híbrido de quarta geração do Yaris Cross, oferece desempenho e eficiência excepcionais.

Como membro da família Yaris, o Yaris Cross foi concebido sobre a nova plataforma GA-B da Toyota para carros compactos. O Yaris Cross partilha do novo conceito de design e configuração “grande-pequeno” que caracterizou o Yaris original, apresentando um interior espaçoso apesar das dimensões exteriores compactas.

O Yaris Cross é também um SUV genuíno, beneficiando da experiência da Toyota ao criar o conceito SUV há 25 anos com o RAV4 – hoje o SUV mais vendido no mundo – e mais recentemente com a produção do estilizado e altamente eficiente C-HR. Uma posição de condução elevada e a possibilidade de tracção integral inteligente AWD-i, reforçam as credenciais de SUV autêntico do Yaris Cross. O aparecimento do Yaris Cross dará à Toyota uma gama de compactos desportivos que abrange os segmentos B, C e D.

NOVA MOTORIZAÇÃO HÍBRIDA

O Yaris Cross beneficia da quarta geração da tecnologia híbrida da Toyota. A Toyota foi pioneira no uso de tecnologia Full Hybrid em automóveis do segmento B com a introdução do primeiro Yaris Hybrid em 2012. Desde então, mais de meio milhão foram vendidos na Europa, tornando-se um sucesso, não só como modelo, mas na consciencialização do público relativamente à electrificação.

A nova geração Yaris e o Yaris Cross são os primeiros modelos a usar o mais recente sistema híbrido da Toyota, desenvolvido directamente a partir dos propulsores maiores de 2,0 e 2,5 litros usados por novos modelos como Corolla, C-HR, RAV4 e Camry.

O Yaris Cross possui um novo motor a gasolina de três cilindros Atkinson de 1.5 litros, projectado com precisão para reduzir o atrito e as perdas mecânicas e optimizar a velocidade da combustão. O resultado é um binário elevado a baixas rotações e excelente eficiência de combustível.

A eficiência térmica do motor de 40%, é melhor do que motores diesel comparáveis e garante economia de combustível e baixas emissões de CO2.

O novo sistema híbrido tem uma potência máxima de 116 cv. Atenção especial foi dada à entrega de energia, tornando o sistema muito responsivo e rápido. Em termos de eficiência de emissões, o modelo de tracção dianteira apresenta emissões de apenas 120 g / km de CO2 e a versão AWD-i menos de 135 g / km.

O Yaris Cross, segue o seu irmão Yaris, ao adoptar a nova plataforma de veículos GA-B da Toyota. Esta plataforma modular garante um alto nível de rigidez da carroçaria e um chassis equilibrado, tornando o carro ágil.

SUV PARA AVENTURAS URBANAS

Com o Yaris Cross, a Toyota apresenta um SUV autêntico numa escala reduzida, oferecendo aos condutores a posição elevada de condução, versatilidade e espaço interior procuradas num automóvel com dimensões compactas, tornando-o adequado para a condução urbana. O design evoca as qualidades clássicas dos SUV, com uma carroçaria mais alta e rodas/pneus maiores, que comunicam uma força atlética.

O Yaris Cross tem a mesma distância entre eixos de 2.560 mm que a nova geração Yaris hatchback, mas é 240 mm mais longo, com 60 mm adicionados à projecção dianteira e 180 mm à projecção traseira, garantindo mais espaço interior. A distância ao solo é 30 mm mais elevada e o veículo é mais alto e mais largo – 90 e 20 mm, respectivamente.

PRÁTICO E VERSÁTIL

Para ser um verdadeiro SUV, a marca deu atenção especial à utilização prática e à versatilidade. Há uma porta da bagageira eléctrica com sensor de movimento, para quando as mãos estão ocupadas. E um estrado ajustável para oferecer a flexibilidade de um compartimento seguro sob piso ou maior espaço para bagagens. Além disso, o estrado pode ser dividido em dois, dando aos clientes maior versatilidade. A bagageira oferece ainda um novo sistema de cinto flexível para segurar objectos durante a condução.

O Yaris Cross é tão espaçoso quanto prático. Com os bancos levantados e a chapeleira no lugar, a bagageira oferece uma grande capacidade. No entanto, se for necessária mais capacidade de carga, os bancos rebatíveis 40:20:40 permitem equilibrar o espaço entre passageiros e carga.

TRACÇÃO ÀS QUATRO RODAS INTELIGENTE

Um dos recursos que define o novo Yaris Cross como um SUV autêntico, é a disponibilidade de um sistema inteligente de tracção às quatro rodas – um recurso exclusivo na sua classe para um modelo híbrido.

O sistema AWD-i fornece estabilidade e tracção adicionais em condução diária, em condições de piso precárias e em superfícies com baixa aderência. O sistema eléctrico, é mais compacto e pesa menos que as unidades AWD mecânicas, ajudando o Yaris Cross Hybrid AWD-i a obter melhor consumo de combustível e emissões de CO2, do que qualquer um de seus concorrentes com tracção integral.

O sistema direcciona o binário para o eixo traseiro ao arrancar e ao acelerar. Em condução normal, o Yaris Cross privilegia a tração às rodas dianteiras, mas quando são detectadas condições de baixa aderência, a tracção às quatro rodas é activada automaticamente. Pode ser, por exemplo, em pisos molhados, sob chuva forte, em neve ou em areia.

SISTEMA AVANÇADO DE ASSISTÊNCIA À CONDUÇÃO

A base de segurança do novo Yaris Cross é a sua plataforma GA-B, dando ao SUV compacto uma base excepcionalmente rígida. Com a intenção de atender aos mais altos e rigorosos padrões dos testes independentes de segurança, o Yaris Cross irá beneficiar dos sistemas de segurança activa Toyota Safety Sense e das funções avançadas de assistência ao condutor, ajudando a evitar uma ampla gama de situações comuns de acidentes através de informações dadas ao condutor, avisos antecipados e intervenção automática se necessário no sistema de travagem e direcção.

A Toyota espera produzir mais de 150.000 Yaris Cross por ano na fábrica TMMF Onnaing, perto de Valenciennes, em França, e alcançar na Europa uma quota no segmento B-SUV de mais de 8%.

DIMENSÕES EXTERIORES (MM)               YARIS CROSS

Comprimento                                                   4.180

Largura                                                                1.765

Altura                                                                  1.560

Distância entre-eixos                                    2.560

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: