Goodyear e Lexus desenvolvem pneu do veículo futuro

 Em representação da nova e ousada visão que a Lexus tem dos veículos electrificados, o protótipo conhecido como Lexus LF-30 Electrified celebra o 30.º aniversário da marca e foi concebido para oferecer uma excepcional experiência dinâmica.

(auto.look2010@gmail.com)

A Goodyear trabalhou em estreita parceria com a Lexus no desenvolvimento dos pneus, também conceptuais, deste exclusivo veículo originalmente apresentado no Salão de Tóquio de 2019, e que iria ser mostrado em público, pela primeira vez na Europa, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, mas que, dadas as circunstâncias, teve que ser apresentado no Virtual Press Day que substituiu o certame helvético.

O protótipo de pneu da Goodyear foi feito sob medida para beneficiar o elegante, arrojado e moderno design do Lexus. Os pneus suportam a propulsão dos motores eléctricos e foram concebidos para melhorar o conforto e as prestações do veículo. O protótipo de pneu do LF-30 Electrified incorpora várias características inovadoras.

Refrigeração dos motores eléctricos: tirando partido da experiência da Goodyear no domínio da aerodinâmica, este pneu conceptual foi concebido para melhorar a refrigeração dos motores eléctricos. O ar fresco penetra através da admissão do pára-choques dianteiro, e as aletas dos pneus conduzem o fluxo de ar até aos motores eléctricos colocados atrás de cada roda. O ar quente gerado por estes motores eléctricos é, depois, expelido em direcção ao bordo exterior da jante do LF-30 Electrified.

Redução da resistência aerodinâmica: tanto o desenho como a forma exterior do pneu foram pensados para melhorar a aerodinâmica do Lexus, reduzindo a sua resistência, do que resulta uma maior eficiência e uma superior autonomia das baterias.

Redução de ruído graças ao biomimetismo: a Goodyear inspirou-se na natureza para conceber este protótipo de pneu. Os bordos superiores de refrigeração são cobertas por um veludo tão fino quanto as asas de uma coruja, característica que permite a este predador capturar silenciosamente as suas presas durante a noite. Através desta solução biomimética, o ruído de rolamento destes pneus é reduzido ao mínimo.

O pneu conceptual da Goodyear para o Lexus LF-30 Electrified chega na medida 285/35R24, e, nas palavras de Mike Rytokoski, vice-presidente e director de Marketing da Goodyear Europa «estamos orgulhosos por ter trabalhado neste projecto com a Lexus, uma empresa que tem sido pioneira na inovação da mobilidade ao longo de 30 anos». «Esta colaboração demonstra, uma vez mais, o desempenho tão fundamental que os pneus podem ter para dar forma ao futuro da mobilidade eléctrica», acrescentou.

Refira-se que a Goodyear é uma das maiores empresas produtoras de pneus do mundo. Tem cerca de 64.000 empregados e fabrica os seus produtos em 47 instalações em 21 países em todo o mundo. Os seus dois centros de inovação, em Akron (Ohio) e em Colmar-Berg (Luxemburgo), esforçam-se por desenvolver produtos de última geração, que marcam o padrão da indústria em termos de tecnologia e desempenho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: