WRC

Thierry Neuville no comando do Rali do Japão

O piloto belga do Hyundai i20 N Rally1 destronou o britânico Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) do comando do Rali do Japão, 13.ª e última prova da temporada, e terminou o penúltimo dia de prova com quatro segundos de vantagem sobre o piloto da Toyota.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe (Hyundia i02 N Rally1)A exemplo do que sucedeu na véspera, o terceiro dia do Rali do Japão também teve uma especial anulada, na circunstância a primeira passagem pela super-especial de Okazaki City (1,40 km).

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) ascendeu ao comando por troca com o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), com os dois a partirem para os derradeiros 69,82 km competitivos, divididos por cinco classificativas, separados por 4 segundos, o que deixa tudo em aberto no que diz respeito ao triunfo na derradeira prova de temporada.

Elfyn Evans e Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1)

Terceiro no arranque do terceiro dia da prova, atrás do inglês e do belga, o finlandês Kalle Rovampera (Toyota GR Yaris Rally1) ficou afastado da luta pela vitória logo na primeira prova de classificação do dia, por ter batido numa pedra e furado.

Uma situação em que optou por mudar o pneu e que lhe custou um atraso de mais de 2m30s para os primeiros e a queda para o 13.º lugar da geral. No entanto, ainda recuperou duas posições até ao final do dia, ficando a dúvida de saber se consegue chegar aos 10 primeiros, no derradeiro dia da competição, do qual dista 45,2 segundos.

O estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally1), que se despede da marca sul-coreana, tem o terceiro lugar na mão, com o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1) a caminho do quarto lugar, o mesmo que alcançou na Suécia e em Portugal e que só é batido pela ida ao pódio no Quénia.

Ott Tanak e Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1)

Nos RC2 na luta entre os finlandeses Emil Lindholm (Skoda Fabia Rally2 Evo) regressou ao comando no primeiro troço do dia, posição que manteve até ao fim, à frente do seu compatriota Sami Pajari (Skoda Rally2 Evo), com o neerlandês Gregoire Munster (Hyundai i20 N Rally2) a beneficiar dos 50” de penalização (cinco minutos em tempo real) sofridos pelo finlandês Teemu Suninen (Hyundai i20 N Rally2) para se intrometer entre os pilotos nórdicos.

A prova japonesa termina com uma dupla passagem por duas especiais, uma delas com 21,59 km, e por mais uma feita por uma vez, com a “Power Stage” (7,52 km), a ser a mais curta do dia.

 

CLASSIFICAÇÃO APÓS 14 ESPECIAIS – 1.º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundia i02 N Rally1), 1.51’28,3”; 2.º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 4,0”; 3.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 39,9”; 4.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’04,5”; 5.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), a 2’46,7”; 6.º, Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1), a 3’25,4”; 7.º, Emil Lindholm/Reeta Hamalainen (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 4’54,1” (1.º RC2); 8.º, Sami Pajari/Enni Malkonen (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 5’41,7”; 9.º, Gregoire Munster/Louis Louka (Hyundai i20 N Rally2), a 5’54,3”; 10.º, Teemu Suninen/Mikko/Markkula (Hyundai i20 N Rally1), a 5’56,5”. Estão classificadas mais 22 equipas.

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