WRC

Hankook é o novo fornecedor de pneus do WRC

A próxima temporada, que arranca em janeiro com o Rali de Monte Carlo, será a última em que a marca italiana Pirelli fornecerá os pneus para o Mundial de Ralis.

carlos.sousa@autolook.pt

O fabricante sul-coreano Hankook é o novo fornecedor de pneus do Campeonato Mundial de Ralis (WRC), substituindo a Pirelli, anunciou o promotor da competição. O contrato da Hankook com a Federação Internacional do Automóvel (FIA) entra em vigor a partir de 2025 e por um período de três anos.

A próxima temporada, que arranca em janeiro com o Rali de Monte Carlo, será a última em que a marca italiana Pirelli fornecerá os pneus para o WRC. Além dos carros da categoria principal, os Rally 1, a Hankook ficará responsável por fornecer pneus para os WRC2, WRC3 e FIA Júnior WRC.

O contrato terá duração de três anos, de 2025 a 2027 inclusive. A FIA defende a sua escolha com estes termos, publicados à margem do Conselho Mundial em Baku (Azerbaijão), esta quarta-feira, 6 de dezembro.

«Esta decisão surge na sequência de um concurso lançado pela FIA em julho de 2023 e baseado em critérios como capacidade do fornecedor, durabilidade, qualidade técnica, custo por pneu e marketing. A Hankook substituirá a Pirelli, cujo contrato de fornecedor exclusivo para o WRC terminará no final da campanha de 2024», refere.

Saiu, portanto, o fabricante transalpino, que de qualquer forma não achou por bem propor uma prorrogação do contrato de arrendamento com o WRC. Uma vez na corrida para assumir o contrato, a Michelin não saiu vitoriosa nestas negociações. Uma pena para a credibilidade do WRC, que atualmente luta com carros caros e com poucos carros à partida.

O WRC dispensa, portanto, a empresa sediada em Clermont, detentora de todos os recordes mundiais de ralis: 347 vitórias desde a criação do Mundial de Ralis em 1973, mais de 7.500 especiais vencidas com 58 pilotos diferentes, mais de 1.000 pódios, 30 campeonatos mundiais de construtores títulos com 11 marcas diferentes, 28 títulos mundiais de pilotos.

Em vez da Michelin, a FIA favoreceu as novas perspetivas oferecidas pela Hankook. A empresa sul-coreana é especializada em corridas de circuito (DTM e F3 Europa na década de 2010 e Fórmula E desde 2023). A sua experiência no mundo dos ralis diz respeito ao Intercontinental Rally Challenge (IRC) no início de 2010 com Toni Gardemeister e Patrik Florin.

Em 2013, Hankook ganhou um contrato exclusivo para pneus Júnior WRC nos Ford Fiesta R2S, um contrato que durou apenas uma temporada. Em 2016, a FIA tinha autorizado a Hankook a fornecer pneus no WRC, ao mesmo tempo que a Michelin, Pirelli ou D-Mack, mas nenhuma equipa inscrita para o ano tinha preferido o referido fabricante.

«Estamos encantados por abraçar um novo capítulo do Campeonato do Mundo de Ralis e dar as boas vindas à Hankook como novo fornecedor exclusivo de pneus para os próximos três anos, com início em 2025», disse Peter Thul, diretor desportivo do promotor do WRC.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *