Toyota monopoliza o pódio no Japão
Elfyn Evans venceu a prova nipónica em pódio dominado pela Toyota. O Rali do Japão marcou, ainda, a despedida do estónio Ott Tänak (Ford Puma Rally1) da M-Sport, pois o antigo campeão mundial vai regressar à Hyundai na próxima temporada.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
A “jogar em casa”, para alegria dos adeptos japoneses, a Toyota monopolizou o pódio do rali local e o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1) foi aquele que mais especiais venceu (10, em 21), tendo falhado o “poker” da marca por 20,0 segundos.
A vitoria foi para o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), que só não ocupou a primeira posição na “super-especial” de abertura, que somou a terceira vitória do ano, igualando os feitos do francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) e do finlandês Kalle Rovanpera (Toyota Yaris Rally1), que completaram o pódio.
Foi o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1) o único a conseguir intrometer-se entre os Toyota, “salvando” a honra da marca sul-coreana.
O espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally1) saiu de estrada na segunda classificativa e o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), que tinha sido o primeiro comandante, abandonou na sexta prova de classificação, para regressar em “Super Rally” e terminar em 13.º.
O estónio Ott Tanak (Ford Puma Rally1), na despedida da marca da oval, já que para o ano estará de regresso à Hyundai, terminou em sexto, sem nunca ter estado em condições de discutir os lugares do pódio, à frente do norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia RS Rally2), campeão do mundo da categoria, que espera, para o ano, estar ao volante de um RC1.
FICHA DA PROVA
Prova – Forum8 Rally Japan
Data – 16/19 de Novembro
Organizador – Toyota Motor Sports Club
Estrutura – 958,95 km divididos por quatro etapas: Toyota Stadium – Toyota Stadium (8,55 km); Toyota Stadium – Toyota Stadium (385,47 km); Toyota Stadium – Toyota Stadium (277,98 km); Toyota Stadium – Toyota Stadium (286,95 km)
PC – 22 (1 + 7 + 8 + 6), 21 (1 + 6 + 8 + 6) cumpridas
Extensão das PC – 304,12 km (2,10 km + 133,26 km + 84,68 km + 84,08 km) regulamentados, 281,59 km (2,10 km + 131,05 km + 84,68 km + 84,08 km) percorridos
Percentagem das PC – 31,68 % idealizada, 29,33 % concretizada
Inscritos – 36 (9 RC1, 11 RC2, 1 RC3, 1 RC4, 1 RC5, 13 ASN)
Participantes – 35 (9 RC1, 10 RC2, 1 RC3, 1 RC4, 1 RC5, 13 ASN)
Classificados – 28 (7 RC1, 8 RC2, 1 RC3, 1 RC4, 1 RC5, 10 ASN)
COMANDANTES SUCESSIVOS
Absoluto – Thierry Neuville, na 1.ª PC; Elfyn Evans, da 2.ª à 22.ª PC
RC1 – Thierry Neuville, na 1.ª PC; Elfyn Evans, da 2.ª à 22.ª PC
RC2 – Nikolay Gryazin, na 1.ª PC; Andreas Mikkelsen, da 2.ª à 22.ª PC
RC3 – Jason Bailey, da 1.ª à 22.ª PC
RC4 – Hiroki Arai, da 1.ª à 22.ª PC
RC5 – Mitsuhiro Kunisawa, da 1.ª à 22.ª PC
ASN – Norihiko Katsuta, da 1.ª à 7.ª PC; Toshi Arai, na 8.ª e 9.ª PC; Kohsuke Morata, da 10.ª à 17.ª; Tomoyuki Shinkai, da 18.ª à 22.ª PC
VENCEDORES
Absoluto – Elfyn Evans/Martin Scott (Toyota GR Yaris Rally1)
RC1 – Elfyn Evans/Martin Scott (Toyota GR Yaris Rally1)
RC2 – Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Skoda Fabia RS Rally2)
RC3 – Jason Bailey/Shayne Peterson (Ford Fiesta Rally3)
RC4 – Hiroki Arai/Hiroki Tachikui (Peugeot 208 Rally4)
RC5 – Mitsuhiro Kunisawa/Masahiko Kihara (Renault Clio Rally5)
ASN – Tomoyuki Shinkai/Yuichi Ando (Toyota GR Yaris)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | EQUIPA | CARRO | TEMPO |
1.º | Elfyn Evans/Scott Martin | Toyota GR Yaris Rally1 | 3.32,08,8″ |
2.º | Sébastien Ogier/Vincenl Landais | Toyota GR Yaris Rally1 | a 1’17,7″ |
3.º | Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen | Toyota GR Yaris Rally1 | a 1’46,5″ |
4.º | Esapekka Lappi/Janne Ferm | Hyundai i20 N Rally1 | a 2’50,3″ |
5.º | Takamoto Katsuta/Aaron Johnstone | Toyota GR Yaris Rally1 | a 3’10,3″ |
6.º | Ott Tanak/Martin Jarveoja | Ford Puma Rally1 | a 3’28,3″ |
7.º | Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen | Skoda Fabia RS Rally2 | a 7’33,7″ |
8.º | Nikolay Gryazin/Konstantin Alekasandrov | Skoda Fabia RS Rally2 | a 8.49,6″ |
9.º | Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak | Skoda Fabia RS Rally2 | a 19’25,9″ |
10.º | Hiroki Arai/Hiroki Tachikui | Peugeot 208 Rally4 | a 22’22,7″ |
OS MAIS RÁPIDOS
1.º | 2.º | 3.º | 4.º | 5.º | 6.º | |
Takamoto Katsuta | 10 | 3 | 0 | 3 | 1 | 1 |
Thierry Neuille | 5 | 6 | 3 | 1 | 2 | 0 |
Elfyn Evans | 4 | 2 | 4 | 2 | 1 | 2 |
Esapekka Lappi | 2 | 2 | 3 | 3 | 3 | 3 |
Sébastien Ogier | 1 | 3 | 4 | 2 | 4 | 5 |
Ott Tanak | 0 | 4 | 6 | 3 | 1 | 3 |
Kalle Rovampera | 0 | 1 | 0 | 3 | 8 | 6 |
Grégoire Munster | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 |
Dani Sordo | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 |
Andreas Mikkelsen | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 |
Norihiko Katsuta | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”
PILOTOS – 1.º, Kalle Rovampera, 250 pontos; 2.º, Elfyn Evans, 216; 3.º, Thierry Neuville, 189; 4.º, Ott Tanak, 174; 5.º Sébastien Ogier, 133; 6.º, Esapekka Lappi, 113; 7.º, Takamoto Katsuta, 101; 8.º, Dani Sordo, 63; 9.º, Teemu Suninen, 42; 10.º, Oliver Solberg, 33. Classificaram-se mais 18 pilotos.
EQUIPAS – 1.º Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 548 pontos; 2.º, Hyundai Shell Mobis World Rally Team, 432; 3.º, M-Sport World Rally Team, 287.