FÓRMULA 1

Max Verstappen iguala Sebastian Vettel

Neerlandês venceu o Grande Prémio de Las Vegas de Fórmula 1 e ampliou o recorde de vitórias numa mesma temporada para 18. Largou da segunda posição da grelha e deixou Charles Leclerc e Sergio Pérez em segundo e terceiro, respetivamente.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Max Verstappen (Red Bull/Honda) venceu pela 18.ª vez, nas 21 corridas efectuadas e igualou os 53 triunfos do alemão Sebastian Vettel e já só tem à sua frente o inglês Lewis Hamilton (103) e o alemão Michael Schumacher (91), tudo indicando que, para a semana, passe a ser o terceiro piloto com mais vitórias na história na F1.

Logo no arranque, o neerlandês levou a melhor sobre o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), depois de uma ultrapassagem na primeira curva, que levou os dois carros para além do limite da pista e lhe custou uma penalização de cinco segundos, cumprida na primeira paragem para trocar de pneus, o que o fez descer para o nono lugar e deixou o monegasco no comando.

Um asfalto que mais parecia uma pista de gelo, que dificultou o aquecimento dos pneus, levou a que, logo na primeira curva, os espanhóis Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) e Carlos Sainz (Ferrari) a não evitarem piões.

Já o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) a ficar com a asa dianteira danificada, o que levou desde logo às “boxes”, para encetar uma recuperação que o levou ao comando da corrida.

Na fase final da corrida, Charles Leclerc ultrapassou Sergio Perez e comandou duas voltas, com os dois a não resistirem ao ataque de Max Verstappen que, a 14 voltas do fim, ascendeu ao comando que manteve até final, depois de um “toque”, com o inglês George Russell (Mercedes), com o “Safety Car” a voltar a entrar em acção, para a limpeza dos destroços que ficaram na pista.

A oito voltas do fim, Sergio Perez voltou a ultrapassar Charles Leclerc e tudo indicava que a Red Bull iria fazer 1 – 2 na corrida, que juntava ao 1 – 2 do campeonato, mas, na derradeira volta, Charles Leclerc surpreendeu Sergio Perez e garantiu o segundo lugar.

Contudo, o terceiro lugar do mexicano, conjugado com o sétimo do inglês Lewis Hamilton (Mercedes), que perdeu tempo em consequência de um furo, provocado por um “toque” no australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), o mexicano garantiu o segundo lugar final no campeonato, atingindo aquele que era um dos seus objectivos no início da temporada: o 1 – 2 no “Mundial” de pilotos.

Excelente quarto lugar do francês Esteban Ocon (Alpine/Renault), o segundo melhor do ano, depois do terceiro em Monte Carlo, à frente do canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), que repetiu a posição alcançada no Brasil, depois de ter partido da derradeira linha da grelha.

O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) viu a corrida condicionada pelos 10 lugares de penalização sofrida por troca da unidade de potência, danificada pelo salto de uma tampa de esgoto, no início da primeira sessão de treinos livres, com os danos a serem provocados por factores estranhos aos pilotos.

Nos derradeiros lugares pontuáveis ficaram George Russell, Fernando Alonso e Oscar Piastri, com o australiano a “cair” de quarto para décimo, a oito voltas do fim, por ter de parar uma segunda vez, para trocar de pneus, com o piloto a apostar numa terceira entrada em acção do “Safety Car”, o que não aconteceu.

O inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) foi o único a não completar a corrida por ter batido nos muros de protecção, logo na segunda volta, o levou à entrada em acção do “Safety Car” e à sua condução ao centro hospitalar da pista e ao hospital, de onde saiu, depois de os médicos terem constatado que estava tudo bem com o piloto, que estará em acção no próximo fim-de-semana, no Abu Dhabi, na derradeira corrida da temporada.

FICHA DA PROVA

Prova – Heineken Silver Las Vegas Grand Prix

Circuito – Las Vegas Strip Circuit

Extensão – 310,050 km = 50 x 6,201 km

“Pole position” – Charles Leclerc (Ferrari SF-23/Ferrari), 1 volta (6,201 km), em 1’32,726” (240,748 km/h)

Grelha de partida1.ª linha: Charles Leclerc (Ferrari SF23/Ferrari), 1’32,726”; Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1’33,104”; 2.ª linha: George Russell (Mercedes W14/Mercedes), 1’33,112”; Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’33,239”; 3.ª linha: Alexander Albon (Williams FW45/Mercedes), 1’33,323”; Logan Sargeant (Williams (W14/Mercedes) 1’33,513”; 4.ª linha: Valtteri Bottas (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’33,525”; Kevin Magnussen (Haas VF-23/Ferrari), 1’33,537”; 5.ª linha: Fernando Alonso (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’33,555”; Lewis Hamilton (Mercedes W14/Mercedes), 1’33,837”; 6.ª linha: Sergio Perez (Red Bull RB19/Honda), 1’33,855”; Carlos Sainz (Ferrari SF-23/Ferrari), 1’32,779”; 7.ª linha: Nico Hulkenberg (Haas VF-23/Ferrari), 1’33,979”; Daniel Riccardo (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’34,308”; 8.ª linha: Lando Norris (McLaren MCL60/Mercedes), 1’34,703”; Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’34,834”; 9.ª linha: Guanyu Zhou (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’34,849”; Oscar Piastri (McLaren MCL60/Mercedes), 1’34,850”; 10.ª linha: Lance Stroll (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’34,199”, Yuki Tsunuda (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’36,447”

Nota – Carlos Sainz (Ferrari SF23/Ferrari) penalizado em 10 lugares por ter trocado a unidade motriz; Lance Stroll (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’19,227” penalizado em cinco lugares, por ter ultrapassado numa situação de bandeiras amarelas

Comandantes sucessivos – Max Verstappen, da 1.ª à 15.ª volta; Charles Leclerc, da 16.ª à 21.ª volta; Sérgio Perez, da 22.ª à 26.ª volta; Charles Leclerc, da 27.ª à 31.ª volta; Sergio Perez, da 32.ª à 34.ª volta, Charles Leclerc, na 35.ª e 36.ª volta; Max Verstappen, da 37.ª à 50.ª volta

Volta mais rápida – Oscar Piastri (McLaren MCCL60/Mercedes) 1 volta (6,201 km), em 1’35,490” (233,779 km/h)

Vencedor – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 50 voltas (310,050 km), em 1.29’08,289” (208,366 km/h)

CLASSIFICAÇÃO

POS. PILOTO CARRO MOTOR TEMPO
1.º Max Verstappen Red Bull RB19 Honda 1.29,08,289″
2.º Charles Leclerc Ferrari SF-23 Ferrari a 2,070″
3.º Sergio Perez Red Bull RB19 Honda a 2,241″
4.º Esteban Ocon Alpine A523 Renault a 18,665″
5.º Lance Stroll Aston Martin AMR23 Mercedes a 20,067″
6.º Carlos Sainz Ferrari SF-23 Ferrari a 20,834″
7.º Lewis Hamilton Mercedes W14 Mercedes a 21,755″
8.º George Russell Mercedes W14 Mercedes a 23,091″
9.º Fernando Alonso Aston Martim AMR23 Mercedes a 25,964″
10.º Oscar Piastri McLaren MCL60 Mercedes a 29,496″
11.º Pierre Gasly Alpine A523 Renault a 34,270″
12.º Alexander Albon Williams FW45 Mercedes a 43,398″
13.º Kevin Magnussen Haas VF-23 Ferrari a 44,825″
14.º Daniel Riccardo Alpha Tauri AT04 Honda a 48,525″
15.º Guanyu Zhou Alfa Romeo C43 Ferrari a 50,162″
16.º Logan Sargeant Williams FW45 Mercedes a 50,882″
17.º Valtteri Bottas Alfa Romeo C43 Ferrari a 1’25,350″
18.º Yuiki Tsunoda Alpha Tauri AT04 Honda a 4 voltas
19.º Nico Hulkenberg Haas VF-23 Ferrari a 5 voltas

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 549 pontos; 2.º, Sergio Perez, 273; 3.º, Lewis Hamilton, 232; 4.º, Carlos Sainz, 200; 5.º, Fernando Alonso, 200; 6.º, Lando Norris, 191; 7.º, Charles Leclerc, 188; 8.º, George Russell, 160; 9.º, Oscar Piastri, 89; 10.º, Lance Stroll, 73; 10.º Pierre Gasly, 62; 12.º, Esteban Ocon, 58; 13.º, Alexander Albon, 27; 14.º, Yuki Tsunoda, 13; 15.º, Valtteri Bottas, 10; 16.º, Nico Hulkenberg, 9; 17.º, Riccardo Patrese, 6; 18.º, Guanyu Zhou, 6; 19.º, Kevin Magnussen, 3; 20.º, Liam Lawson, 2; 21.º, Logan Sargeant, 1

CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 822 pontos; 2.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 392; 3.º, Scuderia Ferrari, 388; 4.º, McLaren F1 Team, 284; 5.º, Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team, 273; 6.º, BWT Alpine F1 Team, 1120; 7.º, Williams Racing, 28; 8.º, Scuderia Alpha Tauri, 21; 9.º, Alfa Romeo F1 Team ORLEN, 16; 10.º, MoneyGram Haas F1, 12;

Próxima prova – Etihad Airways Abu Dhabi Grand Prix, dia 26 de Novembro, no Yas Marina Circuit.

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