FÓRMULA 1

Max Verstappen volta aos triunfos no Japão

O piloto neerlandês regressou hoje às vitórias no Mundial de Fórmula 1, ao vencer o Grande Prémio do Japão, quarta prova da temporada, que ficou marcada por um acidente logo na primeira volta que obrigou a uma interrupção de 32 minutos.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) regressou às vitórias, no traçado japonês de Suzuka, depois de ter abandonado no início da corrida australiana, realizada em Melbourne. Tratou-se da terceira vitória em quatro corridas, o que lhe permitiu aumentar, para 13 pontos, a vantagem sobre o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), com os “Red Bull boys” a fazerem o terceiro 1 – 2 da temporada.

Quando a luz verde acendeu, Max Verstappen e Sergio Perez começaram, de imediato, a fugir dos perseguidores, mas o acidente que envolveu o australiano Daniel Riccardo (VCAR01/Honda) e o tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes), logo na terceira curva, levou à interrupção da corrida, por haver necessidade, não só, de tirar os carros, mas também, reparar as barreiras de protecção que ficaram danificadas.

A situação repetiu-se na segunda partida, com os dois pilotos da Red Bull a instalarem-se nos dois primeiros lugares, posições que só perderam quando pararam para trocar de pneus, regressando “aos seus lugares”, quando os adversários fizeram a mesma operação.

Com os dois primeiros lugares cedo definidos, a atenção centrou-se na luta pelo derradeiro lugar do pódio, que envolveu os pilotos da Ferrari e da McLaren, já que os homens da Mercedes estiveram sempre fora dessa discussão.

No final a vantagem acabou por pertencer aos homens da Ferrari, com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) a levar a melhor frente ao monegasco Charles Leclerc (Ferrari) e a regressar ao pódio, depois da vitória na Austrália, tirando partido de ter trocado os pneus depois do seu companheiro de equipa, o que lhe permitiu atacar nas derradeiras voltas.

O inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) garantiu o quinto lugar e o seu colega, o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) perdeu a sexta posição para o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) que, apesar de ter parado uma volta depois do piloto da equipa de Woking, conseguiu sair à frente do australiano.

Os dois a ganharem posições quando os pilotos da Mercedes pararam, mas com Oscar Piastri a não resistir ao ataque do inglês George Russell (Mercedes) que conseguiu, na derradeira volta, chegar ao sétimo lugar.

O inglês Lewis Hamilton (Mercedes) e o japonês Yuka Tsunoda (VCAR01/Honda) completaram o lote de pilotos que terminaram nos lugares pontuáveis, com o resultado do japonês a deixar entusiasmados os milhares de espectadores que acorreram às bancadas de Suzuka.

FICHA DA PROVA

Prova – MSC Cruises Japanese Grand Prix

Circuito – Suzuka International Racing Course

Extensão – 307,471 km = 53 x 5,807 km

“Pole position” – Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), 1 volta (5,807 km), em 1’28,197” (237,028 km/h)

Grelha de partida1.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), 1’28,197”; Sergio Perez (Red Bull RB20/Honda), 1’28,263”; 2.ª linha: Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes), 1’28,489”; Carlos Sainz (Ferrari SF-24/Ferrari), 1’28,682”; 3.ª linha: Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’28,686”; Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes), 1’28,760”; 4.ª linha: Lewis Hamilton (Mercedes W15/Mercedes), 1’28,766”; Charles Leclerc (Ferrari SF24/Ferrari), 1’28,786”; 5.ª linha: George Russell (Mercedes W15/Mercedes), 1’29,008”; Yuki Tsunoda (VCARB01/Honda), 1’29,413”; 6.ª linha: Daniel Riccardo (VCARB01/Honda), 1’29,472”; Nico Hulkenberg (Haas VF-24/Ferrari), 1’29,494”; 7.ª linha: Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’29,593”; Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes), 1’29,714”; 8.ª linha: Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’29,816”; Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes), 30,024”; 9.ª linha: Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’30,119”; Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari), 1’30,131”; 10.ª linha:  Logan Sargeant (Williams (FW46/Mercedes), 1’30,139”; Guanyu Zhou (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’30,143”

Comandantes sucessivos – Max Verstappen, da 1.ª à 16.ª volta; Charles Leclerc, da 17.ª à 20.ª volta; Max Verstappen, na 21.ª à 34.ª volta; Carlos Sainz, na 35.ª volta; Max Verstappen, da 36.ª à 53.ª volta

Volta mais rápida – Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) 1 volta (5,807 km), em 1’33,706” (161,271 km/h)

Vencedor – Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), 53 voltas (307,471 km), em 1.54’23,566” (228,316 km/h)

CLASSIFICAÇÃO

POS. PILOTO CARRO MOTOR TEMPO
1.º Max Verstappen Red Bull RB20 Honda 1.54’23,566″
2.º Sergio Perez Red Bull RB20 Honda a 12,535″
3.º Carlos Sainz Ferrari SF-24 Ferrari a 20,866″
4.º Charles Leclerc Ferrari SF-24 Ferrari a 26,522″
5.º Lando Norris McLaren MCL38 Mercedes a 29,700″
6.º Fernando Alonso Aston Martin AMR24 Mercedes a 44,272″
7.º George Russell Mercedes W15 Mercedes a 45,951″
8.º Oscar Piastri McLaren MCL38 Mercedes a 47,525″
9.º Lewis Hamilton Mercedes W15 Mercedes a 48,626″
10.º Yuki Tsunoda VCARB01 Honda a 1 volta
11.º Nico Hulkenberg Haas VF-24 Ferrari a 1 volta
12.º Lance Stroll Aston Martin AMR24 Mercedes a 1 volta
13.º Kevin Magnussen Haas VF-24 Ferrari a 1 volta
14.º Valtteri Bottas Kick Sauber C44 Ferrari a 1 volta
15.º Esteban Ocon Alpine A524 Renault a 1 volta
16.º Pierre Gasly Alpine A524 Renault a 1 volta
17.º Logan Sargeant Williams FW46 Mercedes a 1 volta

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 77 pontos; 2.º, Sergio Perez, 64; 3.º, Charles Leclerc, 59; 4.º, Carlos Sainz, 55; 5.º, Lando Norris, 37; 6.º, Oscar Piastri, 32; 7.º, George Russell, 24; 8.º, Fernando Alonso, 24; 9.º, Lewis Hamilton, 10; 10.º, Lance Stroll, 9; 11.º Yuki Tsunoda, 7; 12.º, Oliver Bearman, 6; 13.º, Nico Hulkekberg, 3; 14.º, Kevin Magnussen, 1

CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 141 pontos; 2.º, Scuderia Ferrari, 120; 3.º, McLaren F1 Team, 69; 4.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 34; 5.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 33; 6.º, Visa Cash App RB F1 Team, 7; 7.º, MoneyGram Haas F1 Team, 4

Próxima prova – Lenovo Chinese Grand Prix, dia 21 de Abril, no Shanghai International Circuit.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *