Fernando Alonso alinha na sua 362.ª corrida
É já este fim de semana que terá lugar o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1. Trata-se da prova número 1.086 da história da mais alta categoria do desporto automóvel que, para Fernando Alonso, terá um sabor especial.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Uma semana depois de ter estado no traçado mais emblemático do campeonato (Monte Carlo), a Fórmula 1 regressa aos circuitos tradicionais e a um traçado que todas as equipas conhecem profundamente, embora, este ano, o desaparecimento da chicane”, que antecede a recta da meta, vá aumentar a rapidez do traçado, ficando por saber qual a equipa que melhor se adapta ao novo traçado.
O piloto espanhol vai participar na sua 362.ª corrida na Fórmula 1, ou seja, Fernando Alonso vai ter participação num terço dos Grandes Prémios já realizados na F1. Trata-se de um registo inédito e histórico alcançado, precisamente, no seu Grande Prémio de “casa”.
Fernando Alonso é, atualmente, o piloto com mais corridas na história da modalidade (361). Kimi Raikkonen está na 2.ª posição com 349 corridas realizadas e Rubens Barrichello encontra-se no 3.º lugar com 322 Grandes Prémios.
À partida, a Red Bull deverá manter a superioridade que tem exibido e que se traduz em seis vitórias noutras tantas corridas, mas a corrida monegasca deixou no ar algumas dúvidas, que a corrida espanhola pode ajudar a esclarecer.
As novidades que a Mercedes estreou em Monte Carlo parecem ter um efeito positivo mas, dadas as características muito especificas da pista monegasca, vai ser preciso confirmar, num traçado tradicional e onde não faltam referências, que a evolução vai no caminho certo e que a equipa de Brackley está a aproximar-se dos lugares da frente e a poder entrar na luta pelas vitórias.
Por sua vez, a Ferrari, que contava estrear em Imola, corrida que foi anulada em consequência do mau tempo que desabou na região, as novidades que tinha preparado para o “SF-23”, não o fez no Mónaco e, ao que tudo indica, também não o ira fazer em Barcelona, o que poderá querer dizer que as mesmas só serão vistas na Áustria, depois da visita ao Canadá.
O bom desempenho da Alpine, em Monte Carlo, deixou no ar um monte de dúvidas, uma vez que ficou por perceber se o bom resultado conjunto dos seus pilotos foi consequência das características muito particulares do traçado monegasco ou se ele advêm da evolução sofrida pelo carro, com a pista de Barcelona a determinar qual das duas versões é a real.
Se para a Aston Martin a ida do espanhol Fernando Alonso ao pódio, pela quinta vez em seis corridas, não é novidade, já a falta de vitórias prossegue, ainda que em Monte Carlo, em erro de estratégia tenha condicionado o desempenho do piloto, que não escondeu que a sua maior esperança residia na entrada em acção do “Safety Car”, o que, contra o habitual não sucedeu.
Contudo a equipa de Silverstone é a que de forma mais consistente tem ameaçado a superioridade da Red Bull e o mesmo deverá suceder no circuito espanhol, onde Fernando Alonso e Carlos Sainz (Ferrari) terão o enorme apoio dos seus compatriotas.
HORÁRIO
SEXTA-FEIRA (2 DE JUNHO)
Treino livre 1 12h30 – 13h30
Treino livre 2 16h00 – 17h00
SÁBADO (3 DE JUNHO)
Treino livre 3 11h30 – 12h30
Qualificação 15h00 – 16h00
DOMINGO (4 DE JUNHO)
Corrida 14h00
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”
PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 144 pontos; 2.º, Sergio Perez, 105; 3.º, Fernando Alonso, 93; 4.º, Lewis Hamilton, 69; 5.º, George Russell, 50; 6.º, Carlos Sainz, 48; 7.º, Charles Leclerc, 42; 8.º, Lance Stroll, 27; 9.º, Esteban Ocon, 21; 10.º Pierre Gasly, 14; 11.º, Lando Norris, 12; 12.º, Nico Hulkenberg, 6; 13.º, Oscar Piastri, 5; 14.º, Valtteri Bottas, 4; 15.º, Guanyu Zhou, 2; 16.º, Yuki Tsunoda, 2; 17.º, Kevin Magnussen, 2; 18.º, Alexander Albon, 1.
CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 249 pontos; 2.º, Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team, 120; 3.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 119; 4.º, Scuderia Ferrari, 90; 5.º, BWT Alpine F1 Team, 35; 6.º, McLaren F1 Team, 17; 7.º, MoneyGram Haas F1, 8; 8.º, Alfa Romeo F1 Team ORLEN, 6; 9.º, Scuderia Alpha Tauri, 2; 10.º, Williams Racing, 1.