WRC

Thierry Neuville lidera Safari Rally do Quénia

Piloto belga assumiu esta quinta-feira o controlo da prova africana, terceira prova do mundial de WRC, ao vencer a “super-epecial” de abertura. O piloto da Hyundai Motorsport ficou à frente de Ott Tanak, a menos de um décimo de segundo do estónio.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Ott Tanak e Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1)

A Hyundai Motorsport entrou da melhor maneira na 71.ª edição do “Safari”, com o belga Thierry Neuville e o estónio Ott Tanak, ambos em Hyundai i20 N Rally2, nos dois primeiros lugares. Os dois pilotos, que ficaram separados pela diferença mínima (0,1 segundos), foram os mais rápidos, na “superespecial” (4,84 km) de abertura, desenhada nos arredores de Nairobi, capital do Quénia.

Aos comandos dos Toyota GR Yaris Rally1, o finlandês Kalle Rovampera garantiu o terceiro tempo, à frente do japonês Takamoto Katsuta e companheiro de equipa

Já o Elfyn Evans, também em Toyota GR Yaris Rally1 e a aposta da marca japonesa para a sucessão de Kalle Rovampera na lista de campeões, não foi além do sexto tempo, ainda atrás do finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1), vencedor do Rali da Suécia.

Kalle Rovampera e Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1)

No arranque da terceira prova do WRC, Thierry Neuville lidera o campeonato de pilotos com mais três pontos que o britânico Elfyn Evans, após a vitória no Rally de Monte Carlo e o quarto lugar no Rally da Suécia.

As 19 etapas especiais, que cobrem 367,76 quilómetros cronometrados, têm lugar ao redor do Lago Naivasha e do Lago Elementaita, no meio do Vale do Rift, cerca de 2.000 metros acima do nível do mar.

O inglês Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2), que faz a primeira prova do ano, foi o mais rápido entre os RC2 e ganhou 2,8 segundos ao sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2), um dos comandantes do respetivo campeonato, em igualdade pontual com o francês Yohan Rossel, ausente no Quénia.

CLASSIFICAÇÃO APÓS A 1.ª PC – 1.º Thierry Neuville/ Martijn Windaeghe (Hyundai i20 N Rallly1), 3’19,9”; 2.º Ott Tanak/ Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 0,1”; 3.º Kalle Rovampera/ Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 0,8”; 4.º Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 0,9”; 5.º Esapekka Lappi/ Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1), a 1,5”; 6.º Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 1,7”; 7.º Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), a 2,2”; 8.º Gus Greensmith/Jonas Andersson (Skoda Fabia RS Rally2), a 6,6” (1.º RC2); 9.º Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), a 8,6; 10.º Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2), a 9,4”. Estão classificadas mais 18 equipas.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *