WRC

Toyota com a vitória na mão no Safari Rally

Kalle Rovanperä lidera o “hat-trick” da Toyota Gazoo Racing após o segundo dia do Safari Rally do Quênia, terceiro prova pontuável para do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) de 2024. O finlandês precede Elfyn Evans e Takamoto Katsuta, a marca japonesa se mantém firme contra a Hyundai Motorsport

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

A Hyundai começou o “Safari” da melhor maneira, com os seus pilotos a ocuparem os dois primeiros lugares após a “super-especial”, que teve lugar, ontem, nos arredores de Nairobi, a capital do Quénia, mas hoje tudo mudou.

De manhã, o finlandês Kalle Rovampera (Toyota GR Yaris Rally) aproveitou da melhor maneira, o facto de ser o sétimo a entrar em ação e colecionou vitórias nas especiais, o que lhe permitiu ascender ao comando e mante-lo até ao fim do dia.

Do lado da Hyundai, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) caiu de primeiro para sexto, na primeira passagem pelas três classificativas do dia, mas a marca sul-coreana terminou a manhã, com o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally2), vencedor na Suécia, em segundo, e o estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally2), em terceiro.

Ambos estavam, naturalmente, em posição de lutar pela vitória, importante para o segundo manter aspirações às conquistas do título. Só que, no regresso à estrada, o finlandês ficou parado no primeiro troço com problemas com a caixa de velocidades.

Já o estónio bateu na classificativa seguinte, o que permite à Toyota terminar com os seus pilotos nos três primeiros lugares, com possibilidade de fazer jogadas táticas.

Sabendo-se que Kalle Rovampera só vai fazer algumas provas, tal como o francês Sébastien Ogier, o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) é a aposta da marca japonesa para suceder ao finlandês na lista de campeões.

Na derradeira prova de classificação do dia, o inglês conseguiu superar o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1) e termina o dia a 56,9 segundos do primeiro lugar.

Trata-se de uma diferença de tempo que parece difícil de neutralizar, sem colocar em risco o segundo lugar, uma vez que tem escassos 10,4 segundos de vantagem sobre o Thierry Neuville que, amanhã, vai estar posição menos penalizadora.

Do lado da Hyundai, o abandono de Ott Tanak, o terceiro em outras tantas provas, deverá fazer com que aposta na luta pelo título, seja em Thierry Neuville, que continua à procura de inscrever o nome na lista de campeões, depois de ter sido vice-campeão em 2013, 2016 e 2019.

Entre os RC2, o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) depois de ter sido atrasado por dois furos, encetou a recuperação e termina o dia no terceiro lugar da categoria, a 14,5 segundos do polaco Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia RS Rally2).

Por seu turno, o inglês Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2) continua tranquilo no comando com mais de três minutos de avanço sobre os seus mais directos perseguidores.

CLASSIFICAÇÃO APÓS A 7.ª PC – 1.º, Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), 1.16’22,6”; 2.º. Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 56,9”; 3.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’00,8”; 4.º, Thierry Neuville/ Martijn Windaeghe (Hyundai i20 N Rallly1), a 1’07,3”; 5.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), a 1’46,6”;  6.º, Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), a 3’34,2; 7.º, Gus Greensmith/Jonas Andersson (Skoda Fabia RS Rally2), a 6’51,3” (1.º RC2); 8.º, Jourdan Serderidis/François Miclotte (Ford Puma Rally1), a 9’11,7”; 9.º, Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Skoda Fabia RS Rally2), a 10’14,3”; 10.º, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2), a 10’28,8”. Estão classificadas mais 14 equipas.

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