WRC

Super-especial da Figueira da Foz delineada

A Figueira da Foz e Buarcos têm o condão de acolher a super-especial do Vodafone Rally de Portugal, no dia 12 de maio. A estrada do “Enforca Cães” está arredada do percurso, o qual terá lugar entre a Marginal, na Avenida do Brasil, e o parque de estacionamento junto ao Spasso Praia.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O percurso da super-especial urbana da Figueira da Foz, que engloba Buarcos, foi delineado no perímetro da Marginal, na Avenida do Brasil, em direção à Fortaleza de Buarcos, pela Avenida Infante Dom Pedro, em que será colocada uma plataforma a fim de viabilizar um espetacular salto.

Um pouco mais à frente, pilotos e máquinas saem da Marginal (EN 109-8) e viram à direita para abordar os obstáculos colocados no parque de estacionamento junto Spasso Praia para efetuar o regresso ao local de partida, também pela Avenida Infante Dom Pedro.

Trata-se e um local em que promete levar ao rubro milhares de espectadores, precisamente a meio da super-especial, embora o final também produza um efeito apoteótico com a abordagem da primeira e última rotunda da referida Marginal, na Avenida do Brasil.

Perante este cenário, naturalmente que a estrada do “Enforca Cães” que liga Buarcos à Murtinheira, a serpentear o Cabo Mondego, está irremediavelmente fora do traçado, até porque aquele local não oferecia espetacularidade para o público, uma vez que as super-especiais só fazem sentido na malha urbana.

Refira-se que a original super-especial da Figueira da Foz, com início às 19h05 do dia 12 de maio, terá várias zonas para os espectadores, com a particularidade do Oceano Atlântico a servir de pano de fundo de fio a pavio.

O Vodafone Rally de Portugal é a quinta prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) de 2023, disputando-se entre os dias 11 e 14 de maio. A prova do Automóvel Club de Portugal (ACP) será a quinta etapa de um calendário composto por 13 ralis e com novidades.

Em competição, estarão, também, as categorias WRC2, WRC2 Junior, WRC3, WRC3 Junior, bem como o Campeonato de Portugal de Ralis, a Peugeot Rally Cup Ibérica e a Toyota GAZOO Racing Iberian Cup.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *