OPINIÃO

autolook.pt faz hoje sete anos!

Carlos Sousa

Parabéns a si, caro leitor, cara leitora, por estes sete anos da nossa publicação. É por si que estamos aqui, todos os dias, a toda a hora, nas mais diversas plataformas. O autolook.pt foi recentemente hackeado, impossibilitando-nos de colocar fosse o que fosse e, ao mesmo tempo, impedidos de tomar medidas como notificar os utilizadores, contactar o provedor de hospedagem e contactar as autoridades competentes para o sucedido.

Corrigir um site invadido é um processo complexo e demorado. Sentimos tudo isso na pele, se bem que seja possível construir uma plataforma segura com etapas simples. O ataque cibernético foi cirúrgico, levando a um “apagão” repentino. Fomos, de novo, a vítima.

Apesar dos ataques a que já fomos sujeitos pelos criminosos, conhecidos como hackers, que danificaram e destruíram a nossa rede de sistemas, não foram suficientes para nos derrubar. Não baixámos os braços com o ataque, o que significa que a nossa equipa não desiste.

Mantivemos e vamos manter a nossa atitude de luta e resistência perante as adversidades e ataques, seja ele literal ou figurado. Não nos rendemos e vamos continuar a lutar pelos nossos objetivos: o de informar.

Por isso, hoje é um dia de festa. São sete anos de existência do autolook.pt. Por vezes parece tarefa impossível de definir as ideias-chave do nosso percurso, ainda curto, num país que leva perto de 900 anos, e que, na verdade, também se pretende pujante.

Sintetizar tantas e tão complexas vivências num punhado de princípios definidores é um desafio grandioso, que levaria muitos a desistirem ao primeiro embate. Na realidade, sentimos essa tentação quando nos vimos assombrados, mas são os nossos queridos leitores que nos fazem vir à tona, para os quais planeamos o dia a dia para que nos possam ter como companheiros de viagem.

É essa força que nos move. Pese embora os embaraços, encontramos sempre um método suficientemente claro e percetível para continuar na luta. Neste último ataque não hesitámos. Somos uma equipa destemida e determinante para elevar os padrões de exigência máxima dos nossos leitores, num país à beira-mar plantado.

Queremos que sejam os leitores, a partir de um conjunto suficientemente amplo de possibilidades, a escolher e a hierarquizar as ideias e as palavras que definem o que é ser português exigente. É um desafio que lançamos hoje, dia de aniversário. Queremos, sem qualquer margem para dúvida, ousar a ideia que fizesse jus à ambição e à coragem deste nosso projeto que é de todos e para todos. O Jornalismo é essencial à Democracia.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *