Enduro

Roussaly conduziu a Sherco ao triunfo em Góis

Chuva, lama e vitória… à grande e à francesa. Com mais de 160 pilotos em pista, divididos entre várias categorias, o Góis Moto Clube abriu as “hostilidades” ao Nacional de Enduro, com tributo a José Alvoeiro, diretor de prova de excelência a nível nacional e península ibérica.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: JOÃO DA FRANCA

Pódio da prova principal

Depois de ter carimbado o título no Campeonato Nacional de Enduro a época transata, Julien Roussaly iniciou a nova campanha com uma vitória sem mácula em Góis. Aos comandos de uma Sherco 300 2T Factory, o piloro francês deu a nítida sensação de ter saído do filme “Serenata à Chuva”, demarcando um dos mais completos, perfeitos e deslumbrantes musicais da história do cinema.

Mas não foi nada disso que aconteceu na jornada de abertura do Nacional de Enduro, apadrinhada pelo Góis Moto Clube, embora o seu o irresistível romantismo e evocação nostálgica no terreno lamacento e escorregadio da Enduro Test, Cross Test e Extreme Test, culminando a sua participação de Elite2 e em termos absolutos, com o tempo de 1h08m52s, após 10 triunfos em 12 especiais possíveis.

As condições climatéricas acabaram por não ajudar a “performance” dos pilotos, cuja jornada foi disputada, a espaços, debaixo de chuva, afetando o traçado, muito pesado devido à muita lama acumulada, mas que o pelotão teve de discutir os primeiros pódios da temporada.

Pódio da Elite 1, liderado por Ruben Ferreira

Apesar disso, a presença de público foi bastante notada que, assim, viu de forma implacável o desempenho do piloto da Santa Maria da Feira, Ruben Ferreira. O piloto da Beta Portugal/Moto Espinha e a estudar em Coimbra, conduziu a Beta RR 250 Race ao segundo lugar à geral e primeiro na Elite1, a 2m13,94s do vencedor, relegando para a terceira posição – 2.º da Elite1 – Luís Oliveira, em Yamaha YZ, da Yamaha Oliveira Racing Team, a 2m50,35 do piloto francês.

Os dois pilotos lusitanos lograram o triunfo nas restantes duas especiais que Julien Roussaly não venceu. Renato Silva (Beta RR 390 Racing), em 2.º na Elite2, Bruno Charrua (GasGas EC), Francisco Leite (Sherco Factory) e Ricardo Wilson (Redmoto CRF RX), da Lousãmotos, a terminarem nos lugares seguintes.

Gonçalo Maria Figueiredo (Beta)

Na categoria Open, Absoluto e Open1, a vitória sorriu ao regressado Rui Fernandes, em Sherco SE 250, com o tempo total de 1h16m18s. O piloto da Sherco Portugal/MotoDreams só garantiu o triunfo na derradeira volta do circuito, depois de uma luta titânica protagonizada com Gonçalo Maria Figueiredo, aos comandos de uma Beta 250 RR Race.

O piloto de Coimbra regressou esta temporada à Beta Portugal/Moto Espinha ECMoto e, quando liderava a classificação à entrada da derradeira volta, não evitou alguns erros, devido, sobretudo, a cautelas após uma recente intervenção cirúrgica ao dedo mindinho da mão direita que lhe custou a vitória, ficando “presa” por escassos 13,1 segundos, logrando a vitória na Elite1.

Na terceira posição terminou Luís Pinto Jr. (KTM EXC), da equipa LPinto Evo Racing, a 41m33s, seguido por Francisco Salgado (Kawasaki KX), na quarta posição, a 59m04s, e o mais célere na categoria Open2, com Marco Correia, numa Sherco SEF, a encerrar o “top five”, a 3m18,5s do vencedor.

Gonçalo Bandeira, Pedro Duarte (Pitos) e José Alvoeiro

A acelerar em casa, Gonçalo Bandeira, da equipa José Alvoeiro/Góis Moto Clube, conduziu com “arte e engenho” a GasGas EC 350 à vitória sem contemplações, com o tempo de 35m41,4s, deixando o espanhol Victor Gallego, em KTM 300 TPI, a 3m33,6s de diferença. No degrau mais baixo do pódio terminou Pedro Duarte (Pitos), aos comandos de uma GasGas EC 350F, a 4m43,1s, relegando para a porta do pódio Licínio Vieira, em Husqvarna TE 250, pela diferença de 1,42s.

Na classe de Senhoras, a jovem britânica da Sherco Portugal, Nieve Holmes, passeou classe na prova desenhada pelo Góis Moto Clube, culminando a sua participação coma conquista de u triunfo aos comandos de uma Sherco SE, com o tempo de 58m16,6s.

Nieve Holmes (Sherco)

Já a jovem vianense, Mariana Afonso, em KTM EXC, reclamou para si a segunda posição, a 6m40,5s do topo da classificação, geral. Cada vez mais adaptada a esta disciplina das duas rodas está Francisca (Kika) Henriques. A piloto da Lousã entregou-se de “alma e coração” à prova do Góis Moto Clube e enfrentou as dificuldades com a garra que lhe é peculiar ao volante de uma Sherco 125, terminando a odisseia na terceira posição, a 10m35,3s da vencedora.

Nos Verdes, Luís Cardoso, piloto da Beta Portugal/Moto Espinha/Motogalos, contornou as adversidades com a precisão que se exigia, saindo da vila de Góis com a vitória à geraal e Verdes2 no bornal, fruto da afinada Beta RR que “cantou” e encantou nos trilhos escorregadios de lama, com o tempo total de 54m57,3s.

Quem nunca baixou os braços foi Rui Sousa. Numa Fantic XE, o piloto da MotoVentura Team/Jasil terminou a prova a 20,8s do seu principal opositor (primeiro nos Verdes1), o que traduz bem da luta imposta pelos dois pilotos, Lucas Espinha, da Beta Portugal/Moto Espinha, a cotar-se o terceiro mais rápido na sua Beta RR 125 Racing, segundo dos Verdes1.

Nuno Bandeira, Rui Sampaio, Diogo Ventura, José Alvoeiro e Alexandra Quaresma

Por seu turno, Pedro Acabado, em GasGas EC 500 F, com as cores da EASY/MotosMaxxxis Monsaraz Extreme, ganhou a classe Verdes 3, com Albano Mouta Jr, em KTM EXC, foi o segundo classificado, a 11,9s. Na terceira posição terminou Luís Silva, em KTM 300 EXC, a 38,5s do vencedor.

Nos Veteranos, o gaiense Pedro Oliveira (KTM EXC) voltou a assinar uma vitória sem mácula, com o tempo de 54m03m5s, com o lousanense Gil do Carmo, em Honda CRF, a ocupar o lugar intermédio do pódio, a 2m15,4s. O experiente piloto Mário Patrão, mais adaptado ao todo-o-terreno, regressou a Seia com o terceiro lugar aos comandos de uma KTM 250 EXC-F, a 3m33,8s

Na classe Super Veteranos, Albano Mouta, em GasGas EC 500 F, logrou o triunfo com o tempo de 36m40,6s, enquanto João Moreira, aos comandos de uma GasGas 250, terminou em segundo, a 1m31,0s. O terceiro lugar ficou entregue a José Ferreira, em KTM EXC, a 2m11,7s.

Diogo Ventura e José Alvoeiro, responderam cabalmente aos anseios organizativos

Quanto à classe Promoção, o piloto Montanha Clube, Hugo Matos, numa GasGas EC, foi o justo vencedor na prova do Góis Moto Clube, com Luís Ferreira, em GasGas EC F ocupou o lugar intermédio do pódio, a 35,1 segundos  enquanto Daniel Alves, aos comandos de uma austríaca KTM EXCo ocupou a terceira posição, a 59,4s do topo da classificação.

Finalmente, na categoria Youth Cup, Rui Sousa (Fantic XE) venceu com o tempo de 55m18,2s, cabendo a segunda e terceira posição a Lucas Espinha (Beta RR 125 Racing) e Salvador Sampaio, em moto idêntica, a 46,3s e a 2m12,1s, respetivamente.

“Staff” desempenhou um papel de alto nível

Refira-se que o diretor de prova, José Alvoeiro, foi presenteado com uma iniciativa em que vários pilotos, sobretudo de Góis, decidiram alinhar na prova envergando nas costas das camisolas o seu nome, como forma de enaltecer o seu brilhantismo como dirigente, assumindo, de forma subtil, um papel de excelência que muito poucos o sabem fazer. José Alvoeiro é uma figura histórica não só no interior do clube, como no território nacional pela forma exemplar como assume tão importante desígnio na arte de bem organizar.

A segunda jornada do Campeonato Nacional de Enduro está agendada para Santa Marta de Penaguião. Trata-se da primeira jornada dupla da temporada, a desenvolver nos dias 15 e 16 de fevereiro.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *