Mazda festeja os 35 anos do MX-5 em Paris
Multiplicam-se as ações comemorativas do roadster mais vendido do mundo, com exemplares exclusivos estarão expostos no no Rétromobile 2025, certame cuja 49.ª edição irá decorrer de 5 a 9 de fevereiro no Parc des Expositions de la Porte de Versailles, em Paris.
carlos.sousa@autolook.pt
A Mazda prepara-se para expor as quatro gerações do MX-5 no Rétromobile 2025, certame cuja 49.ª edição irá decorrer de 5 a 9 de fevereiro no Parc des Expositions de la Porte de Versailles, em Paris. Presentes no stand D-061 no Hall 1 daquele espaço estarão exemplares e séries especiais das três primeiras gerações “NA”, “NB”, “NC”, juntamente com um mais recente MX-5 “ND” de 2024, dando-se, assim, continuidade às celebrações dos 35 anos do roadster mais vendido do mundo.
A Mazda continua a honrar a incrível história do MX-5, roadster apresentado no Salão Automóvel de Chicago a 9 de fevereiro de 1989, nessa que foi a sua primeira geração (“NA”), expondo um inédito conjunto de exemplares, incluindo duas unidades muito especiais, um raro coupé de 2003 e um concept de 2009:
- Mazda MX-5 NA (1995), com motor 1,6 litros de 90cv, caixa manual de 5 velocidades, na cor Yellow Sunracer. Este exemplar encontra-se normalmente exposto no Mazda Frey Museum, de Augsburg, na Alemanha.
- Mazda MX-5 NB, Série Especial “Miracle Edition” (2000), com motor 1,6 litros de 110cv, caixa manual de 5 velocidades, em Bordeaux metalizado. Também é oriundo do Mazda Frey Museum.
- Mazda MX-5 NB coupé (2003), um exemplar Nr. 9 (reservado ao mercado japonês), com motor 1,8 litros de 160cv, caixa manual de 6 velocidades, em Vermelho.
- Mazda MX-5 NC Superlight Version (2009), com motor 1,8 litros de 126cv, caixa manual de 5 velocidades, em Branco. Trata-se de um estudo comemorativo criado para o 20º aniversário do MX-5 pelo estúdio Mazda de Frankfurt.
- Mazda MX-5 ND Roadster (2024), com motor 2,0 litros de 184cv, caixa manual de 6 velocidades, na Edição Especial “Kazari”, na cor Deep Crystal Blue.
Com um design semelhante ao de um clássico automóvel desportivo de tração traseira, mas resolutamente inovador na forma como o seu motor se encontra colocado numa posição central à frente – configuração que assegura uma ótima distribuição do peso – o roadster japonês ressuscitou um segmento automóvel que, na altura, tinha praticamente desaparecido. Compacto e de baixo peso, o Mazda MX-5 redefiniu verdadeiramente o prazer de conduzir com a capota aberta.
Para o alcançar, os engenheiros da marca aplicaram os princípios Jinba Ittai, uma filosofia tradicional japonesa que defende a osmose perfeita entre o condutor e a sua montada. Transposta para o Mazda MX-5, permite que o condutor se torne, literalmente, um só com o seu roadster, garantindo equilíbrio, agilidade e leveza. O MX-5 ganhou inúmeros prémios e distinções ao longo dos anos, continuando, 35 anos depois, a demonstrar a sua excelência.
«Se paixão pelo automóvel rima com simplicidade, então conduzir um Mazda MX-5 rima com puro prazer. Durante 35 anos, ao longo de várias gerações, o nosso roadster resistiu ao teste do tempo, garantindo prazer ao volante a muitos proprietários deste modelo agora lendário. Com 1.256.745 unidades produzidas, a fábrica de Ujina, em Hiroshima, acaba de estabelecer um novo recorde», sublinha Laurent Thézée, Diretor Geral da Mazda França.
Lançada em 2015, a quarta geração do MX-5 também se mostrará ao público no conceituado certame parisiense, na sua versão mais recente, que se mantém compacta, com um equilíbrio de peso perfeito e uma posição de condução rebaixada, dotada das mais recentes atualizações que, entre outras, incidiram em novos faróis dianteiros e traseiros, um sistema de infotainment inovador e um novo modo de condução DSC Track , garante de uma acrescida agilidade em qualquer tipo de estrada.