Ford regressa às 24 Horas de Le Mans em 2027
Após quase 60 anos, a Ford vai retomar sua famosa rivalidade com a Ferrari no Campeonato Mundial de Endurance. O programa de competição será liderado pela Ford Performance e tem como foco principal as 24 Horas de Le Mans. Bill Ford destacou a emoção desse retorno e que a marca está preparada para novamente desafiar o mundo.
carlos.sousa@autolook.pt
A Ford anunciou que vai regressar às 24 Horas de Le Mans em 2027, na categoria rainha dos hipercarros, com um protótipo LMDh, que irá competir no Campeonato do Mundo de Carros de Resistência (WEC). O construtor americano, que venceu a lendária prova quatro anos consecutivos, de 1966 a 1969, espera regressar à glória 60 anos depois.
A Ford já regressou vitoriosa ao circuito de Sarthe em 2016 na categoria LMGTE, batendo a Ferrari… tal como em 1966: «Não há nenhum circuito ou corrida que seja mais importante do que Le Mans na nossa história. Foi lá que enfrentámos a Ferrari e vencemos nos anos 60, e foi lá que voltámos 50 anos depois e impressionámos o mundo ao vencer novamente a Ferrari», explicou Bill Ford, presidente executivo do construtor sediado perto de Detroit (Michigan).
«Estou muito satisfeito por estarmos a regressar a Le Mans para correr ao mais alto nível das corridas de resistência. Estamos prontos para desafiar o mundo mais uma vez e lutar como loucos! Quando corremos, é para ganhar», acrescentou o bisneto de Henry Ford, fundador da marca norte-americana.
Este anúncio confirma a crescente atração dos hipercarros, a categoria rainha do WEC, que já conta com oito construtores para a temporada de 2025 (Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Ferrari, Peugeot, Porsche e Toyota) e que acolherá a sul-coreana Hyundai em 2026, através da sua marca premium Genesis.
«A Ford é sinónimo de sucesso dentro e fora das pistas há décadas e estamos muito satisfeitos por a empresa ter escolhido o Campeonato do Mundo de Resistência como o seu derradeiro desafio. O facto de pelo menos dez grandes marcas de automóveis entrarem nesta competição em 2027 é uma prova da notável dinâmica e crescimento do WEC», afirmou Frédéric Lequien, CEO do WEC.
A Ford tem vindo a intensificar os seus programas desportivos nos últimos anos e regressará à F1 em 2026 como fabricante de motores para as equipas Red Bull e Racing Bulls. O construtor americano também fez a sua primeira aparição no Rali Dakar em 2024, antes de ficar em terceiro lugar este ano no lendário rali realizado na Arábia Saudita.