Ogier já espreita o 10.º triunfo no… Principado
O piloto da Toyota Gazoo Racing World Rally Team aumentou sua liderança no Rallye Monte Carlo no penúltimo dia da lendária prova, enquanto Elfyn Evans, Adrien Fourmaux e Ott Tanak esgrimiram argumentos pelo segundo lugar, os três à espreita de um deslize do piloto natural de Gap e líder da prova “caseira”.
carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: JOÃO RICARDO BRANCO (ENVIADO ESPECIAL)

O francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) cimentou a vantagem no Rallye Monte Carlo, prova de abertura do Campeonato do Mundo (WRC), após a disputa da segunda de três etapas. O piloto da Toyota Gazoo Racing World Rally Team, que começou o dia na liderança, concluiu o dia com o tempo de 2h42m48,2s, deixando na segunda posição o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), a 20,3 segundos, e o francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20) em terceiro, a 24,6 segundos.
«É sempre melhor ter este tipo de vantagem, mas ainda há muitas especiais difíceis pela frente. Mais uma vez, não foi um dia fácil. Algumas secções foram divertidas de conduzir e outras foram complicadas, especialmente no final do dia, quando estava escurecendo e tive alguns pequenos momentos na lama. Estou feliz por ter deixado para trás mais um dia em que pudemos aumentar um pouco a diferença», sublinhou o piloto de Gap.

«A diferença não é confortável, mas ainda é positiva para levar para o último dia. Como de costume, será difícil até o final porque o clima esta noite parece imprevisível, então precisamos fazer a escolha certa de pneu e manter o foco», sustentou, ainda, Sébastian Ogier.
Um circuito de três especiais a oeste do parque de assistência, em Gap, foi executado por duas vezes para formar 120,66 quilómetros disputados ao cronómetro e também o dia mais longo do rali. As condições estavam mais secas e quentes do que nos dias anteriores, mas as estradas sinuosas das montanhas dos Alpes Franceses ainda oferecem desafios consideráveis, independentemente do clima, especialmente com lama e cascalho sendo arrastados para a estrada por cada carro que passava.
Mesmo assim, atitude não faltou durante o dia, o qual ficou marcado pelo duelo intenso pelo segundo lugar do pódio, com Adrien Fourmaux a ultrapassar Elfyn Evans por duas vezes. Mas o “forcing” final do piloto britânico permitiu-lhe reconquistar a posição na sexta e última especial do dia.

Logo atrás terminou o estónio Ott Tänak (Hyundai i20), a 27,1 segundos de Sébastien Ogier, com uma prestação que lhe permitiu conquistar o lugar ao finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), que desceu ao quinto lugar. O belga Thierry Neuville (Hyundai i20), campeão mundial em título, subiu um lugar e é, agora, oitavo, a 5m17,5s do comandante, depois de dois piões sofridos na sexta-feira.
O dia acabou por ser agridoce para o luxemburguês Gregoire Munster (Ford Puma), que conseguiu a sua primeira vitória em especiais no Mundial de Ralis no primeiro troço deste sábado, para desistir mais tarde, no último setor de ligação, com problemas mecânicos.
Para este domingo disputam-se os últimos três troços, com 50,90 quilómetros cronometrados, que podem coroar Sébastian Ogier como vencedor pela inédita 10.ª vez no Principado.
CLASSIFICAÇÃO APÓS 15 ESPECIAIS – 1.º Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rallly1), 2.42’48,2’’; 2.º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 20,3’’; 3.º Adrien Fournaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1), a 24,6’’; 4.º Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 27,1’; 5.º Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 55,0’’; 6.º Takamoto Katsuta/Aaron Johnstone (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’43,7’’; 7.º Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR Yaris Rally1), a 4’09,9’’; 8.º Thierry Neuville/Martijn Windaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 5’17,5’’; 9.º Joshua McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1), a 8’25,4’’; 10.º Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Skoda Fabia RS Rally2), a 8’33,0’’ (1.º RC2).